DESAFIO PROFISSIONAL III TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA ANHANGUERA
Por: JOSIAS.SILVA • 13/11/2016 • Projeto de pesquisa • 4.422 Palavras (18 Páginas) • 1.551 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO TAGUATINGA - DF (FACNET)
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA 3º SÉRIE
Desafio Profissional
ACADÊMICO: JOSIAS MARIA DA SILVA
RA: 1711276901
Disciplinas Norteadoras:
Matemática Financeira, Contabilidade, Estatística Aplicada, análise de Custos e Economia.
TUTORA EaD: JORCELI DE BARROS CHAMPARRO
Junho/2016
Brasília-DF
SUMÁRIO
Especificação do Desafio Acadêmico..........................................................................3
Passo 1........................................................................................................................3
Estudo opções de investimentos.................................................................................4
Estudo Mercado de Capitais........................................................................................4
Estudo Mercado Imobiliário..........................................................................................5
Estudo Bolsa de Valores .............................................................................................5
Estudo Títulos Bancários.............................................................................................5
Mapeamento do Perfil dos Investimentos....................................................................6
Passo 2........................................................................................................................7
Passo 3.......................................................................................................................10
Passo 4.......................................................................................................................12
Opções de investimentos utilizadas...........................................................................12
Projeções financeiras de curto prazo.........................................................................12
Referências Bibliográficas..........................................................................................13
DESAFIO PROFISSIONAL (Estudo de caso)
Tendo sido contemplado com um capital de R$ 2.000.000,00, cuja origem no
momento não tem importância, e sendo você um profissional de competência e
conhecimento das oportunidades de investimento apresentadas pelo mercado
financeiro e patrimonial, você tomou a decisão de optar por uma determinada fatia
do mercado, e para isso estudou pelo menos três alternativas de negócio.
Inicialmente foram selecionadas as seguintes aplicações: bolsa de valores nacional;
imóveis para aluguel; mercado de capitais e títulos bancários.
O período de comparação dos investimentos será de 12 meses para os
investimentos.
Passo 1
Neste passo, você deve fazer um estudo para escolher, dentre as diversas formas de aplicação do capital, aquelas três que serão estudadas mais detalhadamente para ao final definir quanto à aplicação.
Considerando o cenário econômico, e as alternativas de investimentos disponíveis apresentadas, realizei um estudo referente ao mercado de capitas que é composto por bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Estas instituições negociam os principais ativos mobiliários do mercado de capitais, que são: Ações - Títulos emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente em ações é um coproprietário da sociedade anônima da qual é acionista, participando dos seus resultados; Debêntures - Títulos emitidos também por sociedades anônimas. Seus recursos são destinados principalmente para capital fixo das empresas e são remunerados em juros, participações nos lucros, etc. As debêntures são títulos de longo prazo; Commercial Papers - Notas promissórias de curto prazo, utilizados pelas empesas para financiar seu capital de giro.
No mercado de capitais, também podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação (contratos futuros, opções, etc). E embora não seja algo ainda tão difundido no Brasil, o Mercado de Capitais está acessível a qualquer pessoa que queira começar a investir.
Em continuidade aos estudos sobre as opções de investimentos, explanarei sobre o conceito de bolsa de valores que é o ambiente de negociação onde os investidores podem comprar e vender seus títulos através da negociação direta, com auxílio ou não de correspondentes de negociação. No caso da bolsa brasileira, a negociação é feita através das corretoras da bolsa. As corretoras são instituições financeiras que fazem o intermédio de negociação entre os investidores e a bolsa. Mais que apenas intermediários, as corretoras também efetuam distribuição de ofertas públicas, distribuição de fundos, intermediação com títulos públicos federais e etc. Outra figura importante é a do agente de liquidação e custódia. A liquidação é o processo de pagamento e recebimento ou a venda e entrega de um título comprado na bolsa. A custódia é o armazenamento do título recebido, num local seguro. O agente de liquidação e custódia tem grande importância por trazer segurança a todo processo de negociação. Ele é quem garante que os compromissos firmados em bolsa serão cumpridos e que os valores transacionados têm segurança.
No Brasil a figura da bolsa de valores pode ser representada pela BM&FBOVESPA, dona de duas bolsas, a BM&F com foco para negociação de produtos agropecuários e instrumentos financeiros, e a BOVESPA com foco para negociação em ações e opções de ações.
Realizei pesquisas sobre investimentos em imóveis e considerando o cenário econômico de juros altos e consequentemente a desaceleração de investimentos, existe o risco de desvalorização de imóveis. O motivo desta conclusão é simples. Os melhores fundos de investimentos projetam juros abaixo de 1% e são voláteis, isto é, em um mês você pode ganhar 1% e outro 0,5%. Se você pegar o mesmo dinheiro e construir casas para aluguel poderá ganhar de duas formas: primeiro com o valor do aluguel e segundo com a valorização do imóvel, ou seja, terá retorno em curto e longo prazo.
...