Desafio profissional 1º bimestre
Por: Bianca Magalhaes • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.459 Palavras (6 Páginas) • 164 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES
2.1 Mapeamento dos Oponentes – Associação dos Moradores do bairro Bom Jardim
2.2 Mapeamento do Negociador – Gravadora Ultra Records
3. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES
3.1 - Associação de moradores
3.2 –Gravadora
4. ANÁLISE E PLANEJAMENTO
5. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
6. FEEDBACK
7. PLANEJAMENTO
7.1 - Planejamento final da Gravadora
7.2 - Planejamento final da associação de moradores
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho trataremos de um assunto muito presente no nosso cotidiano a negociação. Esta tem como liame a comunicação, pois sem a essência da comunicação não conseguiríamos chegar a um acordo comum. Sendo assim quando se trata de uma negociação com o mundo externo é necessário estratégia, pois teremos um relacionamento duradouro, sendo assim teremos uma negociação de modo satisfatório para ambas as partes.
Negociar é algo inevitável no mundo atual, e quando se trata deste assunto logo pensamos em um processo que envolve duas ou mais partes onde o liame entre ambas é a comunicação, onde estas se dispõe a realizar, venda, troca ou até mesmo uma disputa.
O presente trabalho trataremos de uma estratégia de negociação onde seus representantes, vão expor seus conhecimentos afim de defender seus objetivos, fato este que ocorre na cidade de Americana, interior de São Paulo, onde uma conceituada gravadora pretende se instalar no bairro Jardim Bôer, que está em plena fase de desenvolvimento, nesse processo haverá duas reuniões, a primeira para as partes exporem suas opniões esses argumentos, e logo em seguida uma negociação final para este caso.
O trabalho esta dividido em sete partes principais, nas quais são abordados o mapeamento e as habilidades essenciais dos negociadores, o clima organizacional e os planejamentos utilizados para um melhor desfecho da negociação.
2. MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES
2.1 Mapeamento dos Oponentes – Associação dos Moradores do bairro Bom Jardim
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentação: barulho, segurança e infraestrutura (trânsito).
Os Moradores do bairro Bom Jardim possuem perfil conservador e questionador e prezam pela tranquilidade, sendo a maioria dos moradores pessoas de 3ª idade.
Acredita que o bairro não precisa dos progressos advindos deste empreendimento.
2.2 Mapeamento do Negociador – Gravadora Ultra Records
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável.
Jorge acredita que o progresso é inevitável e que pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
3. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO JUNG
De acordo com o modelo do psicólogo Carl Jung, entende-se que as habilidades dos negociadores se subdivide em quatro, estas que se diferenciam pelas suas características, as quais são: controle, desconsideração, deferência e confiança.
Diante da breve análise segundo modelo de Jung podemos mapear as habilidades essenciais dos negociadores.
3.1 - Associação de moradores
Carlos Henrique representante da associação de moradores demonstra confiança e controle, caracterizando assim segundo o modelo de Jung o estilo confrontador, Carlos mostra uma característica cooperativa e questionadora, onde busca a equidade de acordo com as circunstâncias dadas, quanto às táticas usadas na negociação, este usa uma tática híbrida entre a colaboração e o confronto.
3.2 - Gravadora
Jorge Andrade representante da gravadora demonstra característica de deferência e confiança, o que caracteriza o estilo amigável de acordo com o modelo de Jung. Este é um negociador amigável que combina a consideração com a confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente.
4. ANÁLISE E PLANEJAMENTO
Quando se fala em uma futura negociação deve-se estudar afim de entender as variáveis que possam intervir na mesma. Sendo assim deve-se estar presente em uma reunião de negociação com as devidas informações necessárias, para que assim possa fazer uso do poder e informação assim dará segurança
...