TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Do Consumidor

Trabalho Escolar: Direito Do Consumidor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  250 Visualizações

1. POSSE: É a situação de fato, ocorre independentemente de título e pode transformar-se em propriedade. Está protegida pelo direito e gera direitos ao possuidor. Todo aquele que não tem título (registro imobiliário) só tem a posse. No código civil artigo 1196 “considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício ,pleno ou não de algum dos poderes inerentes a propriedade”. NO entanto q posse constitui de fato uma situação na qual o individuo mantém a cosia sob sua guarda e para seu uso e gozo, tendo ou não a intenção de ter como propriedade.

A posse pode ser real ou presumida, de boa-fé ou de má-fé, direta ou indireta.

Existem duas teorias que definem o conceito de posse:

* Teoria de Savigny (Subjetiva): Para Savigny, a fim de se caracterizar a posse, é necessário que o possuidor tenha o "corpus" (ter a coisa em seu poder), e "animus" (vontade de ter a coisa como sua), sendo que se tiver somente o "corpus" não será considerado possuidor e sim, detentor, não tendo, com isto, proteção possessória.

* Teoria de Ihering (Objetiva): Para Rudolf von Ihering, a fim de se configurar a posse, há necessidade de se comprovar apenas o "corpus", dispensando-se o "animus", pois este encontra-se inserido naquele.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com