Direito Do Consumidor
Pesquisas Acadêmicas: Direito Do Consumidor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GZ12 • 17/2/2015 • 749 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ –
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
RELATÓRIO DO PRODUTO
Direito Matutino - 384
Direito do Consumidor
Chapecó, 06 de dezembro de 2014
RELATÓRIO DO PRODUTO
O presente trabalho tem a finalidade de escolher um produto de meu interesse e analisá-lo, minuciosamente, segundo o rol exemplificativo previsto no art. 31 do Código de Defesa do Consumidor.
Eis que preleciona o mencionado artigo:
Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
Compete ainda relacionar o art. 31 com o disposto no art. 36 e art. 37 do mesmo Código, a fim de realizar análise sobre a publicidade do produto escolhido.
Dispõe:
Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.
Parágrafo único. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem.
Ainda, prevê o art. 37 do CDC:
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
§ 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.
O referente produto escolhido para verificar se atende a todos os requesitos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor foi um Desodorante Aerosol Antiranspirante da marca Nivea.
Características:
o Stress Protect – Extra Proteção até sob stress.
Qualidades:
o Proteção antitranspirante 48h e cuidado suave
o Complexo de Zinco - Formula com ativo antitranspirante adicional e complexo de Zinco – extra proteção contra transpiração causada por stress.
o Sem álcool e corantes
Quantidade:
o 150 ml/91g
Além dos requisitos do art. 31 do CDC, ainda podemos obter as seguintes informações que constam no rótulo do produto, completando a lacuna “entre outros dados” que o artigo livremente possibilita:
o Dermatologicamente Testado
o Composição/ingredientes
...