TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dminisração Publica Gerencial

Artigo: Dminisração Publica Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial

Curso: Tec Seg no Trânsito VI

Professor: ROSA BEATRIZ MADRUGA PINHEIRO

Nome do aluno: Sergivaldo Camilo de Oliveira

Data: 09/03/2015

1. De acordo com Verbo (1968) o Estado é "um conjunto humano, um território e um poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público".

Com base nesta definição, apresente exemplos para cada uma destas partes componentes do Estado. (nota máxima 2,5)

R: Conjunto humano – Um conjunto de pessoas ligadas por laços sociais vivendo e interagindo juntas em uma sociedade politicamente organizada.

território – Elemento geográfico que abrange o solo, subsolo, espaço aéreo, mar territorial e também embaixadas, aviões e navios.

Poder político – Representado pelo governo que tem como funções a manutenção da ordem jurídica, assegurar a defesa e o bem estar da sociedade e da administração pública.

2. No sistema feudal, o modo de organização econômica, política, social e cultural baseou-se na posse da terra. Nesse contexto, intensificou-se a obrigação servil. Como uma das bases do sistema feudal, as relações sociais eram bastante hierarquizadas. Quem nascia servo ou senhor, assim se mantinha por toda a vida (imobilidade social).

Com base neste contexto, apresente um exemplo de sociedade atual que mantém este sistema de relações sociais e apresente vantagens e desvantagens do mesmo. (nota máxima 2,5)

R: Atualmente vivemos nos mesmos moldes de organização, com a diferença que no feudalismo o senhor feudal, dono das terras, obtinha todo poder e permanecia nele, já na democracia os nossos “senhores” são elegidos por nós “servos”, o bom é que seus cargos são temporários não perpetuado o poder, e nós podemos sim mudar de classe social, é difícil mas há essa possibilidade.

3. Leia a seguinte afirmação:

"A principal característica do Segundo Reinado (que durou 50 anos: 1840-1889), foi a alternância entre conservadores e liberais no poder. Assim era que, uma vez os liberais assumindo o poder, estes se tornaram conservadores" (KEHRIG, 2010, p. 69).

Com base na afirmação, faça uma análise crítica da mesma, relacionando com a realidade contemporânea e apresente exemplos. Resposta em, no máximo, 20 linhas. (nota máxima 3,0)

Isso é bem comum no meio político, a oposição critica o governo expondo tudo que for negativo e afirmando, “eu faria isso assim, resolveria aquilo desse jeito, apresentando soluções para os problemas, porém quando assumem o poder nada se faz de diferente, e mas, contradizem pensamentos que a pouco tempo atrás defendiam com afinco. Um bom exemplo o nosso atual governo que tanto defendia a classe trabalhadora, e agora os sangra com aumentos de impostos sobre impostos, pois alguém tem que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com