ENSINO DE JUVENTUDE E ADULTOS MATEMÁTICA
Projeto de pesquisa: ENSINO DE JUVENTUDE E ADULTOS MATEMÁTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Imeel • 28/3/2014 • Projeto de pesquisa • 4.577 Palavras (19 Páginas) • 391 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
COLÉGIO DE APLICAÇÃO
ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
MATEMÁTICA
Cáren Gisele Moura da Silva
Turma: EM2
Cintia Fick
(Profª. Orientadora)
Porto Alegre (RS), 02 de dezembro de 2011
SUMÁRIO
1. Introdução..................................................................................... 3
1.1 Por que a matemática é tão temida? ....................................... 5
2. Objetivos .................................................................................... 4
3. O universo dos números .............................................................. 5
4. Curiosidades ................................................................................ 6
5. Discalculia .................................................................................... 7
6. Entrevistas ................................................................................... 8
6.1 Suely Druck ............................................................................ 8
6.2 Paulo Freire .......................................................................... 10
7. Matemática dividida ................................................................... 12
7.1 Aritmética ............................................................................. 12
7.2 Álgebra ................................................................................ 13
7.3 Geometria ............................................................................ 13
8. O lúdico na matemática ............................................................ 14
9. Conclusão ................................................................................. 14
10. Referencias ............................................................................. 15
1. INTRODUÇÃO
1.1. MATEMÁTICA
Desde que entram na escola, a maioria dos alunos julgam a matemática como sendo a disciplina mais complicada de ser entendida. Se você parar para pensar, em relação à matemática básica, a soma 1+1 sempre será 2.
Na língua portuguesa existem regras como, por exemplo, quando se usa crase, o porque dos porquês juntos e separados, quando usar sinais de pontuação corretamente e, como conjugar os verbos no tempo certo.
Já na nossa literatura, nunca saberemos ao certo se Capitu traiu ou não Bentinho Santiago, no grande romance de Machado de Assis, mas a matemática é igual no mundo inteiro, seja do Oiapoque ao Japão, os números serão sempre os mesmos.
Em história precisamos recordar acontecimentos importantes (que não foram poucos) e nunca se esquecer de estudar o que esta acontecendo hoje, pois fará parte da historia amanhã.
A formação básica de um ser humano exige primeiramente que aprendamos a ler e escrever, ou seja, a alfabetização, em seguida nos é apresentado um novo universo que a cada ano cresce mais, este universo é o dos números.
2. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é levar mais informação sobre uma disciplina que muitos julgam difícil de aprender, a Matemática. A contribuição desta pesquisa é tentar mostrar que a matemática está tão presente em nosso cotidiano, e que nem percebemos, quanto as demais disciplinas. São várias operações, fórmulas, cálculos, expressões, equações e inequações que nos levam a um mundo real e imaginário de que tudo pode ser multiplicado, dividido, somado e subtraído. Este, também tem como finalidade mostrar que a matemática está presente em diversas áreas: como física, em seus cálculos de anos luz, velocidade, eletricidade, etc.; em química, na tabela periódica, nas suas misturas, nas preparações de soluções que em muitas vezes podem salvar vidas; em biologia, nos grandiosos números de espécies que muitas vezes ainda nem foram descobertas e no DNA. Portanto, ela esta presente a qualquer hora e em qualquer lugar.
3. O UNIVERSO DOS NÚMEROS
Refletindo um pouco sobre a matemática, percebemos que esta está praticamente em tudo. O “mundo” dos números é encantador, você pode “misturar” qualquer número com outro que sempre será número.
Nosso sistema é um sistema decimal, temos dez dígitos, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, podendo formar números com infinitos dígitos e casas decimais.
Podemos até fazer uma brincadeira. Comparando letras com números, não conseguimos escrever palavras de uma letra só, por exemplo, aaa, ttt, ddd, ..., enquanto juntando os algarismos 111, 222, 333, ..., formamos um novo número, por exemplo.
Temos também o conhecido número “PI”, que é a razão entre o perímetro de um círculo e seu diâmetro, representado pela letra π do alfabeto grego. É importante chamarmos a atenção para o fato que também são freqüentes as ocorrências do “PI” não só nesta área da geometria, mas também na distribuição normal de probabilidades. O valor aproximado do “PI” é 3,1415926535897932. Esta associado a simetria circular e esférica do mundo da
...