Equipes de Melhoria da Qualidade - EMQ
Por: Simonelin Manosso • 7/9/2015 • Projeto de pesquisa • 471 Palavras (2 Páginas) • 9.796 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
estudante: Simone Cristine Manosso
Curso: Técnico em Qualidade
Componente Curricular: Equipes de Melhoria da Qualidade - EMQ
Professor (a): Jair Menegat
Atividade nº: 07
POLO: Curitiba/Pr
LOCAL E DATA: Curitiba,18 de junho de 2015.
Foco na solução dos problemas
O Método de Análise e Solução de Problemas foi criado por John Dewey, educador e filósofo que partindo da constatação de que o homem não se detém para pensar a menos que tenha um problema para resolver; Dewey utilizou os fundamentos do método científico para obter conhecimento para criar um processo composto pelos seguintes passos, no sentido de obter sucesso na solução de problemas.
- Definir o problema.
- Observar coletar e organizar dados relativos ao problema.
- Propor alternativas de solução.
- Selecionar uma alternativa.
- Testar a alternativa verificando se efetivamente soluciona o problema.
Dewey foi um dos expoentes da escola pragmática da filosofia moderna, corrente filosófica que em oposição ao dualismo inconciliável entre o mundo real e o mundo das ideias da filosofia tradicional, propôs a integração entre prática e teoria, isto é, entre experiência, pensamento reflexivo e método científico.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Corporativo_da_Qualidade#3.1_-_M.C3.A9todo_de_An.C3.A1lise_e_Solu.C3.A7.C3.A3o_de_Problemas_.28MASP.29
Na área de Offset da Gráfica Imprime, estavam havendo problemas com variação de cor em uma impressão, a cor estava inconsistente entre as provas e a cópia impressa. Este problema foi passado ao encarregado da Qualidade da empresa, o mesmo verificou se a cor da tinta impressa era a mesma da prova e se o equipamento estava regulado, fazendo isso notou q os códigos das tintas eram os mesmos mais a cor destoava.
A poucas semanas a empresa havia trocado seu fornecedor de tintas, afim de encerrar este problema, entraram em contato com o fabricante da tinta, para verificar a diferença de tonalidade, o fabricante afirmou que pelo Pantone dele a cor estava correta, após uma longa conversa, acharam melhor fazer uma reunião para ver o que realmente estava acontecendo.
Fizeram a reunião, ambos os lados verificaram todo o equipamento da Offset para excluir qualquer mal funcionamento do equipamento, fizeram mais uma cópia para demonstrar o erro, não havendo nenhuma inconformidade com o maquinário, foram averiguar os documentos do produto, com eles também todos em ordem, quando foram verificar a cor certa do produto notaram que os Pantones não eram os mesmos, por isso a diferença de tonalidade.
Sendo assim, a Gráfica Imprime começou a utilizar o mesmo guia de cores do fabricante de tintas, para que não houvesse futuras inconformidades.
Em meu ponto de vista, se a Gráfica Imprime incorporasse no momento da troca de fornecedores o diagrama de Ishikawa ou ao menos fizesse uma visita técnica, todos esses problemas não teriam acontecido, pois a empresa teria o conhecimento de todo o funcionamento e de todos os materiais usados pelo seu mais novo fornecedor.
http://www.ctgbh.com.br/imagens/guiaoffset.pdf
...