Espaços Publicos
Trabalho acadêmico: Espaços Publicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Isabelacf89 • 27/10/2014 • Trabalho acadêmico • 1.193 Palavras (5 Páginas) • 208 Visualizações
Sumário
1. Introdução......................................................................................................4
2. Espaços Públicos.........................................................................................4
2.1 Conceito.....................................................................................................4
2.2 Os espaços públicos no cenário atual...........................................................4
3. Belo Horizonte X Espaços públicos................................................................5
3.1 Espaços e equipamentos de Lazer – Planalto............................................5
4. Centro Cultural Lagoa do Nado......................................................................7
5. Conclusão....................................................................................................9
6. Bibliografia..................................................................................................10
1. Introdução
O espaço público possui uma grande importância para as cidades. Sua função além de proporcionar o lazer, também é de garantir a inclusão de usuários com diferentes restrições. É um espaço que é comum para todos, onde são desenvolvidas atividades coletivas.
Os espaços livres públicos, quando na forma de praças e parques, constituem-se em ótimas alternativas para a vivência do lazer. O que vem acontecendo ultimamente, no entanto, é que muitos desses espaços não atendem aos gostos de seus usuários, tornando-se praças e parques ociosos.
Diante disso, buscamos informações, a partir da análise sócia espacial, da cidade de Belo Horizonte – MG, onde iremos ver seus principais espaços públicos.
Nessa perspectiva, o desenvolvimento dessa pesquisa justifica-se, fundamentalmente, por se traduzir em uma contribuição no âmbito urbano.
2 Espaços Públicos
2.1 Conceito
Espaços públicos são lugares de domínio e uso comum e que são geridos por instituições governamentais, sendo proibida sua utilização privada. O termo “espaço” tem orientação substancial, se refere a um lugar e é definido de forma jurídica.
Nos espaços públicos são desenvolvidas atividades coletivas, com convívio e trocas entres os grupos diversos existentes que compõem a sociedade. A formação de uma cultura agregadora e compartilhada entre os cidadãos está altamente relacionada a existência dos espaço públicos.
2.2 Os espaços públicos no cenário atual
É notável a presença de diversos espaços públicos. Mas nem sempre essa percepção, constatar a existência desses espaços, é suficiente. É necessário atentar-se à distribuição e à situação em que se encontram.
Outra questão a ser analisada é a acessibilidade. Esses espaços nem sempre são acessíveis a todas as limitações físicas da população. O estado físico e suas finalidades, também são importantes.
Atualmente, os espaços públicos, em sua maioria, são ignorados ou invisíveis. Além de que, quando bem planejados, não são voltados para a população, mas sim para o esteticismo, para a propaganda.
É nitidamente necessário rever o papel dos espaços públicos e essa análise deve partir da própria sociedade, absorvendo esses espaços como elementos constituintes de seu cotidiano e de sua história. Caso essa atenção não ocorra, haverá a tendência à interferência cada vez mais constante das relações capitalistas.
Quando existente, se bem planejados, quando continuamente tratados, e quando refletidos e discutidos com a sociedade local, buscando suas reais formas de vida, demonstrando seus interesses e suas expressões culturais, os espaços públicos podem melhorar em muito o mundo urbano que é, hoje em dia, tão turbulento e desigual.
3 Belo Horizonte X Espaços públicos
Com cerca de 2,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte possui excelentes espaços públicos que são, em sua maioria, seguros e conservados. Porém, eles nem sempre são acessíveis para todos. Muitas vezes são de acesso restrito para muitas pessoas e de uso limitado a quem mora em torno dos mesmos.
3.1 Espaços e equipamentos de Lazer – Planalto
Situado na região Norte de Belo Horizonte, o bairro Planalto conta com vários e amplos espaços e equipamentos de lazer.
Dispõe de estruturas como: praças, quadras, parques ecológicos e Centros Culturais, entre outros.
O CRAS, Centro de Referência da Assistência Social é um espaço que foi desenvolvido no Espaço BH Cidadania, que foca em trabalhar de forma preventiva nas situações de vulnerabilidade e risco social. Nesse espaço, que conta com bibliotecas, quadras, laboratórios de informática, assistência social e psicológica, espaços de ginástica e lazer, as famílias são acolhidas, acompanhadas de acordo com suas necessidades.
Classificado como um equipamento médio de polivalência dirigida, por ser maior e conseguir comportar um número maior de pessoas, o CRAS, atende, alternadamente, cerca de 5 mil famílias do bairro Planalto e do bairros adjacentes. Atende a todas as faixas etárias de idade.
Conta com conteúdos de interesse físico, artístico, intelectual e turístico.
Figura 1: Centro de Referência da Assistência Social - Planalto
Figura 2: Quadra Poliesportiva CRAS - Planalto
O Parque Fazenda Lagoa do Nado, também é situado nas fronteiras do bairro planalto.
...