Esporte, Politicas Publicas E mídia
Casos: Esporte, Politicas Publicas E mídia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: samymacedo • 18/3/2015 • 484 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
Esporte, entretenimento e mídias: implicações para uma política de esporte e lazer.
Entretenimento quer dizer: aquilo que distrai ou, divertimento. Pode significar tanto uma experiência construtiva, quanto uma tentativa de desviar a pessoa da realidade. No sentido construtivo, é visto como lazer ou cultura de caráter desinteressado, praticado durante o tempo livre do indivíduo. No segundo momento, o entretenimento passa a ter ligação com a mídia, sendo usado para geral capital e associado ao mundo do trabalho, na forma de esportes, turismo, cultura e etc. o esporte possui uma forte ligação com a mídia e deve muito a ela em termos de expansão, o esporte como entretenimento é comumente usado como espetáculo pela mídia televisiva, o que o torna diferente das outras formas de se ver o esporte. As imagens recebem tratamento, efeitos áudios-visuais entre outros, para que possam servir melhor aos interesses das grandes empresas. Muitas vezes, isso faz com que o esporte perca sua essência e, seu verdadeiro intuito acaba passando despercebido,.vemos apenas o que as câmeras querem que a gente veja ,o que nem sempre, é o que corresponde a realidade. O mercado esportivo é amplamente explorado pela mídia que vende tanto a imagem do esporte, quanto produtos utilizados por ele. O interesse nisso não é o de promover o esporte, e sim promover a empresa. O esporte profissional tornou-se tão dependente dela que hoje, é quase impossível realizar algum evento desse tipo sem a ajuda da mídia.
Por que assistimos ao esporte na TV?
Existem muitas razões para assistirmos TV. Ela ajuda a passar o tempo, combater o tédio, etc. o esporte tem uma nova possibilidade de vivencia, onde o telespectador é torcedor e não atleta, criando um novo meio de interação social. A TV proporciona ao homem um equilíbrio entre a satisfação e o controle emocional, manifestando emoções de forma racional e civilizada. O esporte como telespetáculo, faz parte da cotidiano do esporte e propicia acesso à cultura. O problema nisso tudo é que as mídias valorizam o vencer a todo custo e deixam de evidenciar o valor da pratica esportiva e o prazer proporcionado por ela.
Esporte das mídias e esporte nas mídias.
As características do esporte das mídias são: ênfase na falação esportiva, monocultura esportiva, sobrevalorização da forma em relação ao conteúdo,superficialidade e prevalência dos interesses econômicos. As características do esporte nas mídias são: cobertura de varias modalidades, presença de conteúdos científicos, análise a respeito dos fatos, atletas tratados como seres humanos e maior interação com os receptores.
Uma política de esporte e lazer deveria formar não só atletas mas também apreciados do esporte que sejam críticos e tenham conhecimento sobre o que estão assistindo, os telespectadores devem receber tal educação para que o esporte espetáculo não acabe sendo unicamente de interesse do sistema econômico. É dever do educador se colocar como intermediário entre o telespectador e o telespetáculo, preparando ele para ter domínio da cultura social, tirando-o da alienação sofrida pela mídia.
...