TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame Fisico

Trabalho Universitário: Exame Fisico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Este artigo visa demonstrar as conseqüências biológicas, psicológicas, familiares e sócio-culturais do homossexualismo. Necessário se faz perceber que a convivência com as diferenças são pressupostos para a democracia, a discriminação contra homossexuais significa uma forma de violência e um retrocesso em nossa cultura, que precisam ser combatidos por todos os que se engajam na construção de uma sociedade justa e humana. As representações sociais que as pessoas têm da homossexualidade permitem entender a existência de diversas formas de preconceito. Além de apresentar os destaques científicos da homossexualidade, também será demonstrada a vida dos homossexuais e o preconceito que sofrem diariamente por serem excluídos da sociedade.

Palavras-chave: preconceito, exclusão, sociedade.

INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é demonstrar que como em qualquer grupo social há indivíduos diferentes entre si, que exibem comportamentos e características, que os individualizam dos demais, justamente como no universo dos homossexuais, portanto em qualquer sociedade a presença da diversidade é um fenômeno natural. É imprescindível compreender essas desigualdades e respeitá-las uma vez que são direitos inerentes do ser humano a vida privada, dignidade, igualdade, liberdade, entre outros. “O termo homossexualidade é usado para designar a relação afetiva entre pessoas do mesmo sexo”. Fazem parte desse grupo os bissexuais. As construções dessas identidades sexuais estão subordinadas às condições culturais historicamente estabelecidas em uma determinada sociedade.

A falta de informação gera certa discriminação referente ao homossexualismo, isso porque, ainda se associa a homossexualidade à AIDS, doença que já foi considerada “câncer gay”, pois quando houve o grande surto da doença, em torno de vinte anos atrás, uma grande parte dos contaminados era homossexual.

. Para aumentar a complexidade da questão, existem lugares que adotam o termo “casamento”, mas não dão todos os direitos aos casais homo afetivos: ocorre-me agora o exemplo de Portugal, onde a mesma lei que permite o casamento homo afetivo veda adoções. Finalmente, existem os casos de países onde o casamento/união civil homo afetivo é permitido em apenas algumas regiões e reconhecido (ou não) em outras, como é o caso dos EUA e do México, além de países onde não há casamento ou união civil homo afetiva, mas são reconhecidas as uniões desse gênero realizadas em outros lugares. Dez países que legalizaram o casamento homo afetivo (África do Sul, Argentina, Bélgica, Canadá, Espanha, Holanda, Islândia, Noruega, Portugal e Suécia).

2-PROBLEMATIZAÇÃO

Vivemos em meio a uma sociedade preconceituosa que discrimina a opção sexual do individuo e trazendo a torna um assunto polêmico que podemos resaltar várias implicações perante ao assunto o meio em que se vive pode ser a base de um adulto, e sabemos que isso não intensifica a razão total de ser homossexual, alguns estudos mostra que a pessoa nasce com a predisposição a ser homossexual, os cientistas reagem com desconfiança a pesquisa desse tipo para se descobrir o que levam um individuo optar por se relacionar a uma pessoa do mesmo sexo.

Não se pode definir homossexualidade como uma doença.Soube de relatos verídicos que nos anos de 1974 a homossexualidade estava relação das enfermidades mentais referindada por ninguém menos que a associação americana de psiquiatria .Usos costumes e certezas variam com o tempo e o desenvolvimento cultural e com o passar dos tempos a sociedade tenta ser menos preconceituosa e os gays vaão lutando para serem inseridos na sociedade de maneira que a aceitação seja plena , pois sua opção sexual não implica com a sua formação de caráter e o mais indicado é admitir que por trás de cada comportamento existem genes que ainda não são bem conhecidos regras da evolução o meio ambiente as relações pessoais e sociais.

Entende – se que os anos passam a cultura muda com o tempo, mais o preconceito é claro e evidente a sociedade deveria ser mais tolerante as causa homossexuais, estamos em meio as causas a uma classe que vive correndo atrás dos seus direitos e não menos importante,são pessoas muitas vezes que sofrem violência física ou verbal.

O casamento homossexual pela luta da classe vem sendo aceito pela justiça em alguns países.Situação vividas pelos familiares de gays como ver seu filho agredido pelo simples fato de sua opção trás a torna o preconceito familiar por medo de ver seu filho sofrer como será visto na sociedade quais as barreiras irão enfrentar.Por isso é muito importante ter apoio familiar.

3-CAUSAS DÁ HOMOSSEXUALIDADE

Existe gente que acha que os homossexuais já nascem assim. Outros, ao contrário, dizem que a conjunção do ambiente social com a figura dominadora do genitor do sexo oposto é que são decisivos na expressão da homossexualidade masculina ou feminina.

Como separar o patrimônio genético herdado involuntariamente de nossos antepassados da influência do meio foi uma discussão que monopolizou o estudo do comportamento humano durante pelo menos dois terços do século XX.

Os defensores da origem genética da homossexualidade usam como argumento os trabalhos que encontraram concentração mais alta de homossexuais em determinadas famílias e os que mostraram maior prevalência de homossexualidade em irmãos gêmeos univitelinos criados por famílias diferentes sem nenhum contato pessoal.

Mais tarde, com os avanços dos métodos de neuro-imagem, alguns autores procuraram diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com