Fichamento de Estudo de Caso: Uma Nota sobre o Processo de Equipe
Por: Claudia Caleffi • 26/1/2018 • Trabalho acadêmico • 4.212 Palavras (17 Páginas) • 925 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Uma Nota sobre o Processo de Equipe
Nome do aluno (a)
Claudia Caleffi da Silva
Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas
Tutor: Prof.ª Beatriz Acampora e Silva de Oliveira
São Paulo
2017
Estudo de Caso
Uma Nota sobre o Processo de Equipe
A eficácia e a eficiência de um trabalho em equipe
REFERÊNCIA: Harvard Business School | 407-P02 | October 4, 2011
No presente artigo serão abordadas as habilidades relacionadas a processos que ajudam a montar equipes eficientes e eficazes.
Atualmente, no ambiente corporativo, as pessoas trabalham cada vez mais em grupos, pois a experiência, as habilidades de cada indivíduo são necessárias para a realização de grandes tarefas/projetos. As empresas ganham tempo e produtividade com os grupos de trabalho.
Porém, a gestão de equipes por comitê pode ser prejudicial, pois pode comprometer a responsabilidade e a criatividade individual ao tomar decisões pelo mínimo denominador comum.
Processo de Equipe Eficaz
Um grupo de pessoas trabalhando juntas não é, automaticamente, uma equipe. Com o tempo e muito trabalho, o grupo pode se tornar uma equipe. Equipes são formadas por indivíduos e cada um tem suas próprias expectativas, pressuposições e sentimentos e trazem isso para a equipe.
A eficácia ou a ineficácia de uma equipe depende, principalmente, de quatro fatores:
- O contexto dentro do qual a tarefa é realizada;
- O esforço dedicado à tarefa;
- As capacidades utilizadas na realização das tarefas
- O processo usado.
Os membros de uma equipe têm pouco ou nenhum controle sobre o contexto. O esforço para atingir o objetivo da tarefa depende fundamentalmente da motivação dos membros da equipe.
As equipes eficazes são construídas sobre o estabelecimento de uma visão comum, criando peças para a construção de uma comunicação aberta e colaboração mútua, identificando e planejando os bloqueios do planejamento e estabelecendo responsabilidades.[1]
Os problemas que as organizações enfrentam, geralmente são complexos demais para serem resolvidos por uma pessoa. É importante que a organização tenha equipes eficientes que consigam resolver os problemas de forma rápida e eficaz. Há estágios necessários para se formar uma equipe de alta performance:
- Estágio 1: Formação
O primeiro objetivo para a equipe durante o estágio de formação é criar uma equipe com estrutura clara, objetivos, direção e funções para que os integrantes comecem a construir confiança. Durante o estágio de formação muita energia é focada para definir a equipe e a responsabilidade dela. Quanto mais profundos e organizados são no estágio da formação no desenvolvimento da equipe, a transição para os estágios seguintes tem mais probabilidade de sucesso.
- Estágio 2: Estabilização
Os integrantes aprendem sobre os outros e as tarefas para as quais foram designados. Instalam-se, de alguma forma, nas funções deles na equipe. Padrões de interação e comunicação começam a aparecer enquanto os integrantes passam a trabalhar juntos. Este estágio é crítico para os resultados de sucesso da equipe.
- Estágio 3: Integração
É durante este estágio que os integrantes se reconhecem e passam a se sentir parte da equipe. Este é o estágio para a equipe forcar nos objetivos, quebrar os objetivos maiores em menores e realizáveis.
- Estágio 4: Atualização
Durante este estágio, os integrantes experimentam um senso de conforto crescente para expressar suas ideias e sentimentos. Começam a fazer um esforço consciente para acertar as diferenças e alcançar a harmonia do grupo. A comunicação é enfatizada e torna-se mais eficaz.
- Estágio 5: Maturação
Neste estágio, os integrantes se sentem satisfeitos com o progresso da equipe. Compartilham ideias e estão conscientes de suas próprias forças e fraquezas. Sentem-se confortáveis com padrões e processos da equipe. Aceitam melhor uns aos outros e o comprometimento e a competência são altos. Continuam a aprofundar os conhecimentos e habilidades.
- Estágio 6: Término (Fim da Equipe)
Algumas equipes chegam ao término quando o objetivo é alcançado. Durante o estágio de fim/término, alguns integrantes podem se tornar menos focados e a produtividade pode cair. Outros integrantes podem pensar que o foco na tarefa que têm em mãos é a resposta eficaz para a mudança do envolvimento da equipe, neste caso, a produtividade tende a aumentar.
O trabalho em equipe envolve pessoas e processos para que o objetivo seja atingido, depois de passar pelos estágios de desenvolvimento da equipe, apresento quatro aspectos principais do processo de equipe: tomada de decisão, participação, influência e conflito.
Tomada de Decisão
A maioria das equipes se reúne para solucionar problemas ou trabalhar oportunidades e isso envolve tomar decisões. Saber lidar com o processo de solução dos problemas é uma das chaves para o sucesso da equipe. Há situações devem ser evitadas. A mais traiçoeira é tomar decisões orientada por soluções. Ao se deparar com o problema, a equipe começa a buscar uma solução e, frequentemente, aceita a primeira solução apoiada por líderes de opinião do grupo, mesmo que soluções tecnicamente melhores sejam apresentadas posteriormente.
A exigência de alcançar esse nível de desempenho do grupo parece depender do desenvolvimento de um estilo de liderança de discussão que maximize os ativos do grupo e minimize suas responsabilidades. O fator crítico no potencial de um grupo é a organização e a integração. Com o treinamento, um líder pode fornecer essas funções e servir como sistema nervoso central do grupo, permitindo assim que o grupo surja como uma entidade altamente eficiente.[2]
Um processo de tomada de decisão onde o raciocínio crítico e o debate são incentivados inclui quatro etapas:
...