Fichamento de Gerenciamento de Custos
Por: lv5050 • 3/3/2018 • Trabalho acadêmico • 545 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
NOME: LÚCIA DE VASCONCELOS CARDOSO
TRABALHO DA DISCIPLINA: GERENCIAMENTO DE CUSTOS
TUTOR: EDUARDO DE MOURA
LOCAL: BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE
ANO:2018
TÍTULO: GERENCIAMENTO DE CUSTOS
CASO: APPLE COMPUTER, 2006.
REFERÊNCIA: YOFFIE B. DAVID, MICHAEL SLIND, MAIO, 2007.
TEXTO:
Steve Jobs, CEO da APPLE COMPUTER, experimentava uma época de sucesso, comparado ao seus competidores nos negócios de PCs,em 2006,com a Apple efetivamente no auge, acima da DELL.A Apple havia passado por várias mudanças radicais, desde que Steve Jobs retornou, com inovações como iMAC e o sistema operacional OS Também impulsionou o mercado de varejo e abreviou a terceirização de tarefas-chave de fabricação de produtos.
Em 2005 passou a usar os chips da Intel, porém colaborava pouco com o mercado vigente e tinha como principal competidor a Microsoft que se juntou com a Intel.
História da Apple:
Dois jovens, Steve Jobs e Steve Wozniak, aproximadamente em torno de 20 anos, afastaram-se da universidade e criaram a Apple Computer, no dia 1° de abril de 1976.Trabalhando na Califórnia, na casa de Steve Jobs, precisamente na garagem, eles criaram um circuito impresso e deram o nome Apple Sendo que chamaram o aposentado A.C. “Mike” Markkula,Jr. E como ele era milionário entrou com a verba e era profundo conhecedor de negócios do grupo;Wozniak era o habilidoso técnico e Jobs, o visionário.
Jobs queria lançar um PC fácil de ser manuseado e conseguiu, colocando no mercado o Apple II, aumentando suas vendas, tornando-se líder no mercado, em abril de 1978.
Em 1981, a IBM se instalou no mercado de computadores, usando o sistema operacional da Microsoft, lançando um microprocessador chamado CPU da Intel e que poderia ser clonado, pois a IBM PC possuía um sistema aberto. Em 1985, Jobs foi afastado da Apple pelo conselho e fundou a Next e com isso o novo CEO da Apple John Sculley que foi atraído da Pepsi Cola em 1983, tomou o lugar de Steves.
Os Anos Sculley, 1985-1993.
Sculley procurou utilizar o design da Apple para crescer e colocar a indústria novamente em evidência, assumindo uma postura agressiva.
Os Anos Spindler, 1993-1995.
Mike Spindler esforçou-se em consolidar os relevantes mercados da Apple, sendo os pedagógicos (K-12) e editoração eletrônica, e a Apple possuía uma participação de 60% e 80% e isso era significativo. Para retornar ao mercado como um todo, Steve começou a licenciar algumas empresas para produzir clones do MAC e essas renderiam US$50 dólares por cópia licenciada do MAC OS.
Os Anos Amelio, 1996-1997.
A Apple passou por três reestruturação com diminuições nas folhas de pagamento e várias ações radicais para tentar colocar a Apple novamente nos eixos e então declarou o retorno de Steve Jobs e adquiriria o Next software, que foi produzido por Jobs. Em setembro de 1997, Steve Jobs foi declarado o novo CEO interino da Apple.
Steves Jobs e a reviravolta da Apple
Com o visionário de volta e várias ações estratégicas como encerramento do Macintosh por estar sendo desmontado e usado em outros produtos; foi lançado também iMAC com CPU básica,CD Rom,modem,suportava periféricos”Plug-and Play”,como impressoras para máquinas Windows; Jobs reduziu projetos novos, lançou um site web para venda de produtos em 1997.
...