Formação Profissional E Humanização Dos Serviços De Saúde
Artigo: Formação Profissional E Humanização Dos Serviços De Saúde. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernaaaandaa • 16/5/2013 • 975 Palavras (4 Páginas) • 661 Visualizações
Formação Profissional e Humanização dos Serviços de Saúde
Nos estudos sobre a organização de serviços de saúde a presença do estado sempre foi marcante. Ele tenta de uma forma ou outra dar respostas á população, mas nem sempre suas respostas são positivas, pois não envolve só a vontade e obrigações, também têm vários aspectos políticos e financeiros para serem vencidos.
Em 1979, no I Simpósio Nacional de Política de Saúde, realizado pela comissão de saúde da câmara dos Deputados. O movimento representado pelo centro brasileiro de estudos da saúde declarou as bases propostas para a reorientação do sistema de saúde, que na época já denominava SUS.
A sociedade encontra-se nos dias atuais submetida a uma linguagem e estética que refletem um estilo de vida completamente subjugado por perspectivas tecnológicas, influenciando sobremaneira na subjetividade humana.
A idéia do nascimento do ser humano a partir da criação da subjetividade de outro fique mais clara se pensarmos sobre a sobrevivência de uma criança recém nascida. Isso significa que um ser humano, sem outro ser humano não é ninguém. Precisamos um dos outros, para vivemos bem.
Uma equipe não deve ser individualista jamais, pois precisão trabalhar em equipe para dar um melhor atendimento aos necessitados. Nada de mágoas, angústias, competição, e etc, precisam somar nunca subtrair. A possibilidade da circulação de afetos entre os membros da equipe proporcionará à resistência ao isolamento, promoverá mudanças e sucesso.
Uma assistência humanizada tem sua razão e sentido nas mudanças de relação de poder, seja na instituição, no encontro entre cuidadores e quem é cuidado. Todos serão responsáveis pelos projetos de trabalho e pela construção das ações. Dessa forma, a singularidade de cada sujeito será reconhecida por medo do seu lugar ativo, onde cada voz, como num coral possui sua verdade.
Faz um bom tempo já que a humanização vem sendo priorizada na saúde, pois com ela conseguimos ir longe. Pessoas precisam de carinho, de cuidados que envolvam algum tipo de afeto, mesmo que seja de momento, mas que possa passar para o próximo um ato de amor.
Projeto UNI-Natal: Uma experiência integrada de humanização.
O Projeto UNI-Natal é uma iniciativa no campo da formação de profissionais de saúde, pensada e construída em união com a;comunidade. Teve início em 1995, desenvolvendo suas ações nos bairros de Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão, Guarepes e Bom Pastor, localizados na região oeste de Natal, uma das quatro regiões administrativas da capital do Rio Grande do Norte, alcançando uma população estimada em 200.000 habitantes.
Sua missão se resume em três aspectos: Construir mudanças no modelo de assistência e na pratica profissional na Secretaria de saúde publica do estado dó Rio Grande do Norte e na Secretaria Municipal de Saúde de Natal, efetivas mudanças no ensino da saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e promover o desenvolvimento comunitário para o “autocuidado” e o controle social sobre os serviços e políticas publicas de saúde.
O Uni Natal desenvolve uma programação em torno de alguns problemas que comprometem as chances das pessoas de viverem, se desenvolverem e de alcançarem qualidade de vida, priorizando, assim, o trabalho com crianças e adolescentes.
Os problemas foram selecionados por bairros, buscando contribuir no enfrentamento dos mais graves indicadores de saúde identificados em cada área: mortalidade infantil, gravidez na adolescência, alto índice de cárie e doenças periodontais e o crônico problema de falta de medicamentos e da automedicação. Também foi indicada a falta de humanização em um hospital pediátrico.
O projeto contou com duas fases e hoje ocupa um lugar importante no cenário local como articulador e mobilizador de recursos de diversas naturezas, tendo assumido um
...