TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação Historia de Ulisses

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:     Fundamentos da Educação

Tarefa: Atividade do ciclo 2

Nome: Isabela Amaral Bolzan Ribeiro

RA: 8089421

Turma:DGEFL1901PALA40

Parecer do Tutor:

Odisseu ou Ulisses

Dentre os heróis que lutaram em Tróia (uma cidade lendária), Odisseu (Ulisses) se destacava por sua astúcia e inteligência. Ninguém sabia como ele saia de uma situação difícil empregando os recursos de um espírito sagaz. Odisseu era rei de Itáca (Ilha Grega), esposo de Penélope, e também pai de Telémaco.

Falando sobre o maior feito de Odisseu:

Após dez anos de luta, sem que Tróia parecesse ceder, os gregos resolveram finalmente dar um golpe decisivo contra a cidade. Odisseu teve uma ideia decisiva para a queda de Tróia. Seguindo instruções desse homem astucioso, construíram um grande cavalo de madeira e em seu enorme ventre entraram os maiores guerreiros da Grécia.

Os gregos fingindo abandonar o combate deixaram o enorme cavalo na porta de Tróia como se fosse uma oferenda a deusa Palas Atena. Os troianos então abriram as portas da cidade para levar o cavalo para dentro. Nessa noite, enquanto os troianos dormiam por excesso de vinho e cansaço, os guerreiros ocultos dentro do cavalo de madeira saíram e em pouco tempo, uma cidade prospera e rica tombava em ruinas junto com seu velho Rei, dando fim à Troia.

Terminando a guerra, Odisseu teve de se aventurar com seus companheiros, por uma longa e arriscada jornada de volta para sua terra natal á ilha de Ítaca.

Dentre suas desventuras pode-se citar:

- O aprisionamento dos viajantes pelo Polifemo (Ciclope) e a estratégia de Odisseu para sair da prisão na caverna;

- A ilha de Eéia da bruxa Circe, que transformou os seus homens em porcos;

- O Reino dos Mortos;

- O tapar dos ouvidos dos seus homens com cera para não serem atraídos pelos cantos das sereias, devoradoras de homens. Entre tanto Odisseu foi o único a ouvir o canto da seria, pois ordenou que seus homens o amarrassem fortemente ao mastro e não o soltassem, mesmo que pedisse;

- Cila e Caríbdis, dois monstros que destruíram embarcações que por ali passava;

- A ilha da ninfa Calipso, onde Odisseu ficou preso por muito tempo em razão dos encantos e promessas que uma região cheia de mulheres promove aos marinheiros;

Depois de uma jornada com muitas aventuras e revezes, Odisseu chega a ilha de Ítaca. Após longas dores e perigos constantes, parecia que finalmente o senhor de Ítaca e sua fiel Penélope reencontravam a paz para sempre.

Explicação do Mito para a Educação Homérica

As epopeias (poema amplo, cuja narração descreve e relata ações heroicas ou acontecimentos grandiosos), criadas por Homero, eram instrumento de educação nesse período. O povo grego, ainda não dominava a arte de ler e escrever, por essa razão a educação homérica era transmitida oralmente. A Ilíada e a Odisseia eram a base dessa transmissão oral. A Ilíada, narrava a lendária Guerra de Tróia e a Odisseia, por sua vez, conta a saga de Ulisses, um herói Grego, retornando para casa após 10 anos de guerra, em Troia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (319.3 Kb)   docx (258.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com