Gestão De Qualidade Em Tempos De Mudança
Artigos Científicos: Gestão De Qualidade Em Tempos De Mudança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: selmava • 28/5/2014 • 527 Palavras (3 Páginas) • 355 Visualizações
O livro apresenta, de forma didática, a metodologia básica da Gestão baseada na Qualidade, resumida em 8 capitulo sendo ele : qualidade em ciências administrativas, definindo gestão de qualidade, aplicação da gestão de qualidade, o gestor diante das mudanças ou inovações, planejamento, execução, verificação e atuação.
Para posicionar o que exprime ou determina qualidade no tempo e no espaço, como forma de referencial atual, vale lembrar o que vem ocorrendo nos países desenvolvidos ao longo das últimas décadas, e procurar a origem de sua evolução tecnológica que causou um divisor em relação ao seu estado de desenvolvimento anterior, cujas transformações fizeram surgir a Terceira Revolução Industrial.
Foi então que as grandes decisões sobre educação, serviço, produção,comércio, transferência de tecnologia e financiamento sofreram forte desloca mento institucional, da órbita predominante mente pública para a privada.
Este novo padrão tecnológico surgiu com base em algumas invenções no campo da eletrônica, que ocorreram já durante a Segunda Guerra Mundial, nota da mente nos Esta dos Uni dos. Porém, foi a partir dos anos 70 que tais avanços adquiriram o caráter de uma verdadeira revolução técnica pelo extraordinário desenvolvi mento da microeletrônica e da informática, lideradas pelo Japão e secundariamente pelos Estados Unidos e Alemanha,
Para este referencial histórico e seu desmembramento, dentro de um escopo de abrangência nacional, o avanço técnico que acoplou o desenvolvi mento de outros setores da economia trouxe, em seu sentido mais amplo, grandes trans formações institucionais, tornando mais difícil e penosa a inserção no novo padrão tecnológico.
A sociedade adquire muito de suas características através do modo como as pessoas interagem entre si. Como as tecnologias de informação e outras formas de comunicação eletrônica continuam desenvolvendo-se, surgirão novos e diferentes meios de interação entre as pessoas. Um provável resultado desta união tecnológica será um vasto sistema de organização que integrará processamento de informações e atividades de comunicação.
Inicialmente, na definição dos requisitos do sistema, a partir do referencial teórico, foram estabelecidas as bases para operacionalização de fatores, geração de formulários, definição de funções (coleta, armazenamento, recuperação e processamento de dados) e emissão de relatórios que atendam diferentes possibilidades de avaliação institucional.
Nas organizações em que prevalece o modelo da cooperação, constrói-se um cenário diferente, no qual há muito trabalho coletivo, muito esforço e muita participação. Pessoas realizam a mesma tarefa, lado a lado, ombro a ombro, imbu í das do mesmo objetivo.
Neste clima de confiança e apoio mútuo, há disposição de correr riscos, ousar, experimentar novas soluções, explorando oportunidades de inovar e melhorar. Com isso, a Gestão de Qualidade impõe-se pouco a pouco, com a utilização racional dos recursos humanos, materiais, financeiros, trabalho em equipe e, enfim, a procura de utilização e otimização dos recursos disponíveis. Para isso, é necessário rever a concepção de qualidade, pois é inseparável das características econômicas socioculturais e psicológicas da
...