Hotelaria Hospitalar
Trabalho Universitário: Hotelaria Hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joqueebbd • 27/11/2013 • 3.297 Palavras (14 Páginas) • 870 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
1.1 Tema................................................................................................. 6
1.2 Objetivo............................................................................................. 6
1.3 Justificativa........................................................................................ 7
1.4 Problema............................................................................................ 7
1.5 Metodologia........................................................................................ 7
1.6 Referencial Teórico ........................................................................... 7
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 História da Hospitalidade- Hotéis/Hospitais........................................ 9
2.2 A Administração Hoteleira inserida nos Hospitais............................... 9
2.2 A Estrutura Física Hoteleira no Empreendimento Hospitalar............ 12
2.3 Hotelaria Hospitalar – Hospitalidade somada ao Universo Hospitalar. 12
3. RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................... 14
4. CONCLUSÃO............................................................................................. 14
5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA................................................................ 15
1. INTRODUÇÃO
1.1 Tema
O tema visa pontos equivalentes sobre administração e hospitalidade hoteleira, em empreendimentos com fins hospitalares. Quais questões são semelhantes aos estabelecimentos tradicionais hoteleiros e quais devem ser adaptados no âmbito utilizado.
1.2 Objetivo
O Objetivo primordial desde artigo é evidenciar como a Hotelaria oferece seus préstimos no ramo hospitalar. Assim, destacando-se em quais pontos ela deve se adaptar a tal área, oferecendo peculiaridades nos menores detalhes, ou, pontos onde a teoria Hoteleira indefere o ramo, tornando-se semelhante, senão igual, para o âmbito utilizado.
Humanização, na gestão empresarial está sendo um dos maiores investimentos dos administradores modernos, que buscam o aperfeiçoamento e o diferencial nas prestações de serviços.
Esse interesse pela humanização no atendimento fez com que os gestores de hospitais desenvolvessem uma mudança no universo hospitalar, e a forma mais viável de gerir um hospital humanizado é aliando a administração hoteleira com a administração hospitalar.
Qualidade é o foco da hotelaria, e a ferramenta necessária que promove a empatia e a humanização entre os hospedes e os colaboradores, mantendo assim o padrão do atendimento hoteleiro. Devido à grande exigência nessa área, a hotelaria torna-se referência de prestação de serviços qualitativos em todo o mundo. E reconhecendo esta característica da administração hoteleira, os hospitais buscam mudar estereótipos negativos do setor por meio de implementação fora da gestão.
A administração de hotelaria hospitalar propõe uma nova forma de administrar os estabelecimentos hospitalares, reciclando os conceitos estereotipados e alguns paradigmas ultrapassados, relatando as dificuldades da relação de interatividade do paciente com o corpo clínico, principalmente com os médicos.
A maior preocupação da hotelaria hospitalar é amenizar, em todos os aspectos, o sentimento de tristeza do paciente, fazendo o possível para proporcionar o conforto e bem estar para ele e sua família.
A proposta para que esta tendência se perpetue é humanizar o atendimento nos hospitais, conciliando a duração do tratamento, os serviços prestados pelo hospital e o interesse dos funcionários e médicos em aderir a esta conscientização.
1.3 Justificativa
A suma importância em modelar a Hotelaria em ramos diferentes do tradicional, humanizando o serviço hospitalar, apresentando um atendimento diferente, mais caloroso, mais humanizado. A otimização para os serviços médicos já que os mesmos poderão focar somente na área assistencial, enquanto a hotelaria cuida de diversos setores existenciais dentro do hospital.
Pode-se notar a teoria hoteleira dentro deste conceito, mas com pontos adaptados aos serviços hospitalares, auxiliando mutuamente a equipe médica e o paciente e seu acompanhante.
Enfim esta demonstração visível e real de melhoria na qualidade do atendimento hospitalar toca profundamente as pessoas, nascendo assim uma enorme vontade de mudar esta realidade fria que, infelizmente, a maioria dos hospitais, clínicas, spas, etc ainda executam.
1.4 Problema
Até onde a teoria hoteleira é igual em suas características para este ramo e onde ela se adapta para o âmbito hospitalar, se adequando a ele?
Quais as preocupações e proposta na hotelaria hospitalar clássica?
1.5 Metodologia
Realizado através do levantamento bibliográfico do tema, essa pesquisa baseou-se nos diversos assuntos diretamente relacionados com o mesmo, comparando autores e suas idéias, também confrontadas com a realidade mercadológica. Não há uma bibliografia vasta no assunto ainda, mas a analise de artigos livros, sites, e práticas hospitalares foram imprescindíveis para o aprofundamento da pesquisa.
Foi utilizada uma pesquisa documental, e métodos descritivos iniciados pelas observações da contemporânea administração hospitalar conjuntamente aos anseios dos pacientes e seus acompanhantes. Além de todos os processos hoteleiros focados para este ramo.
1.6 Referencial Teórico
Com a globalização, aumento
...