(IN)DISCIPLINA
Seminário: (IN)DISCIPLINA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pianca • 10/11/2014 • Seminário • 8.968 Palavras (36 Páginas) • 667 Visualizações
APRESENTAÇÃO
1) Tema: (In) disciplina
2) Delimitação do Tema: Estudo investigativo sobre a (in) disciplina
3) Objetivos:
- pesquisar e analisar o conceito de (in) disciplina e verificar as causas e conseqüências;
- a família, a escola e o aprendizado da disciplina;
- buscar estratégias para verificação da ocorrência da (in) disciplina
4) Formulação do problema:
- O que se entende por indisciplina?
- Quais são as causas da indisciplina?
- O que a escola pode fazer para minimizar a indisciplina?
5) Hipóteses do trabalho: A convivência familiar, a falta de respeito mútuo, agressão verbal e corporal, é uma das causas da indisciplina em sala de aula; reuniões envolvendo família e corpo discente e docente terão melhores condições de socialização na escola.
6) Variáveis: Questionário elaborado com 05 questões voltadas a professores (as) do ensino particular e público; Análise dos resultados obtidos para cada questão; demonstração dos resultados em gráficos demonstrativos; análise dos resultados obtidos.
RESUMO
Os estudos aqui desenvolvidos mostram uma realidade infelizmente longe de se ter uma solução, até porque se trata de um tema delicado e problemático “a indisciplina”. A indisciplina é hoje vista como causa principal de problemas encontrados nas escolas. A família é considerada como um dos fatores principais da problemática da indisciplina. Existem vários tipos e conceitos de disciplinas, onde a criança poderá aprendê-la, absorvê-la, treiná-la ou adquiri-la dependendo dos métodos utilizados no meio ao qual pertence. A (in) disciplina é vista também como um desrespeito tanto para o aluno como para o professor, dependendo da situação existente em dado momento. Percebe-se que os profissionais da educação não conseguem de certa maneira lidar corretamente com esta problemática, evidenciando um aumento deste desrespeito. Alguns procuram contornar a situação e ensinando ao aluno alguns preceitos básicos de convivência e vivência em sociedade, o que pode ser válido. Outros utilizam-se da autoridade e do poder que lhe é conferido em sala de aula, e, ainda outros que abusam de seu poder com seus alunos. O problema esta sim, longe de ser resolvido, mas o essencial é que, tanto professores e alunos sejam conscientizados da realidade e gravidade deste, e que, chegarem a um consenso razoável quando se esta ensinando com o objetivo de fazer com que seus alunos correspondam com o respeito devido e com seu aprendizado é uma tentativa válida.
Palavras-chaves: Escola, (in) disciplina e desenvolvimento.
ABSTRACT
Studies show here developed a reality has unfortunately far from a solution, because this is a delicate subject and difficult "to indiscipline." The indiscipline is now seen as the main problems encountered in schools. The family is regarded as one of the main factors of the problem of indiscipline. There are various types and concepts of disciplines, where the child can learn it, absorb it, train it or buy it depending on the methods used in the middle to which belongs. (In) discipline is also seen as a failure for both the student and for the teacher, depending on the situation in given time. See that the education professionals in a way not deal properly with this problem, showing an increase of disrespect. Some seek to circumvent the situation and the student teaching some basic precepts of coexistence and living in society, which may be valid. Others are made of the authority and power granted to it in the classroom, and still others who abuse of their power with their students. The problem is that, far from being solved, but the main thing is that both teachers and students are conscientizados the reality and seriousness of this and that, come to a reasonable consensus when this teaching with the goal of ensuring that their students meet with due respect and his learning is a valid attempt.
Keywords: School, (in) discipline and development.
INTRODUÇÃO
O homem busca cada vez mais se aperfeiçoar para enfrentar os obstáculos que a vida apresenta, sendo assim, estamos diante de situações que provocam transformações drásticas no comportamento social e na escala de valores das sociedades civilizadas.
Um dos problemas na escola é a (in) disciplina. Existe a necessidade de melhorar a disciplina para aumentar o rendimento escolar dos alunos. A educação da criança exerce grande influência na formação do indivíduo e acreditando numa educação para a cidadania e que tenha em vista a qualidade de formação do ser humano, voltada para o desenvolvimento da criança.
A família é o primeiro grupo social que a criança conhece e do qual recebe influência. A criança é inserida muito cedo num segundo grupo formados por outras crianças e adultos, o processo de socialização tende a se acelerar e faz com que a criança se defronte com questões de ordem emocional, afetiva e intelectual com mais freqüência, o que a leva a construir sua identidade e traçar os rumos para a conquista da autonomia.
Através da relação com os outros, a criança organiza suas emoções e sentimentos. Por isso, há a necessidade de um relacionamento autêntico entre o professor e o aluno, que tenha como base o afeto e a confiança, para que desta forma possa promover a auto-estima e a independência.
Ë fundamental enfatizar para a criança a importância de desenvolver uma auto-imagem positiva, para que ela perceba-se na sua própria identidade e seja valorizada nas suas ações e no seu crescimento.
A questão da indisciplina nas salas de aula é um dos temas que mais mobilizam professores, técnicos e pais. Entretanto, apesar de ser objeto de crescente preocupação, no meio educacional este assunto é de um modo geral,
...