Libras para surdos
Por: joao.fernandes • 23/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.364 Palavras (6 Páginas) • 2.389 Visualizações
ASSOCIADAS
Código da Prova: 25276387
Curso: Tecnologia em Sistemas de Informação
Série ou Período: DP
Tipo: NP2
I - Questões objetivas – valendo 10,00 pontos Gerada em: 20/05/2015 18:11:16
Campus: Turma: DP
Nome: Matrícula: _
Assinatura: Data: _
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questões de múltipla escolha
Disciplina: D201 - Libras
Questão 1: As formas afirmativas, interrogativas e exclamativas em Libras são representadas através das expressões faciais. Qual alternativa descreve a formaafirmativa?
- A expressão facial negativa.
- Sobrancelhas franzidas, movimento da cabeça inclinando-se para cima.
- Sobrancelhas levantadas, movimento da cabeça inclinando-se para cima e para baixo.
- Sobrancelhas abaixadas, movimento da cabeça inclinando-se para cima.
- A expressão facial é neutra.
Questão 2: Por falta de conhecimento em relação ao aluno surdo, a escola por muitos anos atribuiu a não aprendizagem da língua portuguesa como “falta de interesse” da pessoa surda, ignorando as necessidades educacionais do aluno e trabalhando com eles a mesma metodologia aplicada aos ouvintes (ROSA e ARAÚJO, 2012).
Diante disto, pode-se afirmar que as propostas educacionais direcionadas para o indivíduo surdo têm por finalidade:
A)Desenvolver o pleno desenvolvimento de suas capacidades, assim como obter contato com a língua portuguesa. B)Desenvolver a sua língua oral
C)Desenvolver a sua auto-estima
D)Desenvolver habilidades que só podem ser desenvolvidas por ouvintes E)Desenvolver a língua oral concomitantemente com a escrita do português.
Questão 3: [...] O reconhecimento da Língua de sinais traz impactos significativos na vida social e política da Nação brasileira. O provimento das condições básicas e fundamentais de acesso a Libras se faz indispensável. Requer o seu ensino, a formação de instrutores e intérpretes, a presença de intérpretes nos locais públicos e a sua inserção nas políticas de saúde, educação, trabalho, esporte e lazer, turismo e, finalmente, o uso da Libras pelos meios de comunicação e nas relações cotidianas entre pessoas surdas e não-surdas [...]
(Extraído do texto:” Língua Brasileira de Sinais: Uma conquista Histórica” - SENADO FEDERAL , Brasília - DF, 2006.)
Vimos que após o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais, foram implantados diferentes atendimentos especializados para os alunos surdos, entre eles:
- - Intérprete de Libras/língua portuguesa: É o profissional com competência linguística em Libras/língua portuguesa que atua no âmbito da interpretação com conhecimento da língua e da cultura surda. No âmbito escolar, a função do intérprete não é substituir a figura do professor no processo de aprendizagem, mas sim tem como objetivo mediar a comunicação entre surdos e ouvintes.
- - Instrutor surdo de Libras: É o profissional surdo que atua na área do ensino relacionado a aspectos socioculturais da surdez e difusão da Libras (Língua Brasileira de Sinais).
- - Centro de atendimento especializado: É um serviço de apoio educacional, em horários diferenciados das
aulas direcionados aos alunos surdos matriculados na educação básica. Com profissionais da área da surdez, o centro tem como objetivo atender às necessidades educacionais dos alunos surdos com uma proposta de educação bilíngue - Libras/língua portuguesa.
- - Instituições especializadas: Também é um serviço especializado com atendimento educacional para alunos surdos, mas que estejam matriculados na educação básica. Dispõem de uma equipe especializada de natureza terapêutica (psicologia e fonoaudiologia, entre outros).
- - Escola especial para surdos (educação básica): Escola especializada na educação bilíngue para surdos no ensino formal, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio. Algumas escolas possuem atendimento especializado com profissionais da área terapêutica (psicologia e fonoaudiologia, entre outros)
Está correto o que se aplica em:
- I, IV,V
- I, III, IV,V
- I, III, IV,V
- I, II, III,V
- I, II, III, IV,V
Questão 4: Os achados de Ciccone (1990) revelam que os profissionais que defendem esta filosofia concebem o surdo de forma diferente dos que defendem o oralismo, ou seja, o surdo não é visto como alguém que tem uma patologia que precisa ser eliminada, mas sim, como uma pessoa. A surdez neste caso é entendida como uma marca que repercute nas relações sociais e no desenvolvimento afetivo e cognitivo dessa pessoa.
Essa a perspectiva permite que os surdos adquiram de maneira natural a língua de sinais, possibilitando o acesso a uma comunicação eficaz e completa, como aquela desenvolvida pelas pessoas ouvintes, além de possibilitar um melhor desenvolvimento cognitivo-social, de acordo com a sua faixa etária. O trecho refere- se a qual perspectiva na educação de surdos:
...