MEMÓRIA DO ENSINO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Tese: MEMÓRIA DO ENSINO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sueli1981 • 10/11/2013 • Tese • 1.463 Palavras (6 Páginas) • 283 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
ljdEscrevam aqui o nome do colégio/escola escolhido
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIaddyu
NOME COMPLETO DO ALUNO RA:
NOME COMPLETO DO ALUNO RA:
NOME COMPLETO DO ALUNO RA:
NOME COMPLETO DO ALUNO RA:
NOME COMPLETO DO ALUNO RA:
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Ludmilla Cristina Sauhi.
CIDADE
Abril/201 Memória da Educação Escolar no Brasil contemporâneo
Podemos afirmar que somos seres históricos, e carregamos uma herança cultural de nossos antepassados, daí criamos nossos próprios caminhos, projetos e consequentemente fazemos alterações na história. Somos seres renováveis e essas mudanças são feitas de acordo c os conflitos que enfrentamos ao longo de nossas vidas.
" Para o autor que recorda, o principal não é o que ele viveu, mas o tecer de sua recordação, o trabalho de Penélope da rememoração " (Benjamim, 1985, p.37). A memória deve ser guardada, preservada como algo valioso para que uma próxima geração possa também usufruir a mesma, e repensar os fatos que foram positivos e negativos e então fazer novas ações, pois os fatos sociais e culturais vão nos influenciar. Sem a história não saberíamos como as pessoas viviam no passado como eram sua crenças e cultura, como produto Produzimos a nos mesmo a cultura que pertencemos, não somos
compreendido fora do meio
social, estamos inserido no tempo, um povo que se encontra mergulhado no contexto histórico-social. Somos resultados de uma herança cultural, todos os acontecimentos do presente irá refletir no amanhã. Voltamos nossos olhares ao passado para obtermos um melhor combate no presente, e no futuro.
O incidente ocorrido na Revolução Francesa em Paris na busca de um "novo" tempo que não foi realizada. A preservação da memória histórica é fundamental somos seres dotado coma condição humana, e na busca do saber para melhor reconstruirmos o presente detenhamos nossos olhares para nossas raízes históricas na reconstrução de um presente melhor.
A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.
No inicio do século xvi começou o movimento reformista comandado por Martinho Lutero que protestou contra diversos pontos da doutrina católica como, abusos exagerados pelos religiosos na venda de perdão, diretrizes religiosas sendo desrespeitadas por grande parte do clero.
Martinho Lutero publicou n porta da igreja católica 95 teses protestando essas praticas religiosa. No final da Idade Média a igreja católica vinha perdendo sua identidade, convocou o monge alemão Lutero par desmentir suas publicações das 95 teses as defendeu mostrando a necessidade da reforma católica. Com o movimento da Reforma Protestante, a igreja católica se manifestou com a contra reforma e outras medidas criando a Companhia de Jesus, que foi aceita e aprovada pelo Papa 3º no ano de 1549. O papel dos Jesuítas na Contra Reforma foi muito importante para a educação brasileira, mas destacamos que no princípio o interesse era a catequização dos índios, mas isso só seria possível se os mesmos soubessem ler e escrever. Fundou colégio de instrução elementar, e aplicava doi modelos de ensino um para os indios focados na leitura e poucas operações, e outro voltados para filhos de colonos ensino mas culto ; foi movido pela ausência de discusão e pensamento crítico.
Os jesuítas não trouxeram somente os métodos pedagógicos, mas também a moral, os costumes, e a religiosidade Europeia. Todas as escolas jesuítas eram regular tinha um documento, escrito por Inácio Loiola, o Ratio Studiorum. . Os Jesuítas eram bons no que faziam, com empenho e dedicação sabiam estimular seus alunos aos estudos. Diferente do que vemos hoje em algumas instituições escolares, as norma da Companhia de Jesus não dava privilégio nos colégio a ninguém. Uma das regras da Segunda congregação Geral em 1565 dizia que os professores deviam te uma boa formação para que pudessem desenvolver um bom trabalho nos colégios. Como regra a Companhia determinou uma quantidade de alunos nos colégios, isso para que a escola tenha condições de sustentar. Diferente de hoje, em que vemos salas de aula cheias, os Jesuítas foram expulsos pois seus interesses não condiziam com os da corte e a educação brasileira vivenciou um estado de calamidade na educação .
A família Real deixa Portugal em 1807, a sua chegada ao Brasil, investem no ensino técnico e multiplicam as escolas de ensino superior, mas esquecem da educação popular, e os estudos primários e médios ficam esquecidos, ou seja, a nossa educação tem uma origem, como sempre para a minoria poucos avanços.
Somente com a independência em 1822, aparecem os primeiros sinais de ensino como instituição, em 1824 um artigo na constituição Brasileira declara que a instrução primária, é gratuita para todos os cidadãos. No ano de1834 o Ato adicional à constituição, passa para província a responsabilidades de administração; praticamente nada foi feito por concreto, a educação brasileira até a proclamação da República em 1889.
Graças ao Ato Adicional surge a primeira escola normal com o ensino secundário e primário no País. A partir de 1889 a 1959 a educação teve influência Auguste Cante, ele pregava o ensino, Leigo livre, gratuito.
Ouve chuto industrial após a primeira Guerra mundial, e passou a exigir mão de obra especializada e par isso era necessário investir na educação, no ano de 1930 foi criado o ministério da educação
...