Memora sonora infantil
Por: nathaliadamasio • 5/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.305 Palavras (6 Páginas) • 182 Visualizações
PROJETO APRESENTADO PARA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA- CIÊNCIA E NORMAS TÉCNICAS.
2015
“MEMÓRIA SONORA INFANTIL”
As relações culturais entre infância e televisão através da memória sonora dos jingles.
Nível do projeto: Mestrado
Orientação: Prof. Dr. Carlos Eduardo De Almeida Sá
Nome dos Autores: Caroline Clemente De Souza RA: 10191239
Pedro Kae Gomes RA: 20564278
Área de Concentração: Mídia, Cultura e Memória
TEMA
Título geral
Memória sonora infantil
Título específico
As relações culturais entre infância e televisão através da memória sonora dos jingles.
A escolha do tema dessa pesquisa cresce do nosso interesse de analisar sobre a memória sonora afetiva da criança.
O tema corresponde a linha de pesquisa da cultura, publicidade e infância, a área que esperamos achar um fundamento específico para provar que a propaganda televisiva influência na memória do público infantil.
O tema escolhido para o desenvolvimento deste trabalho tem o intuito de articular que qualquer propaganda permanece na memoria infantil por um longo período, pois o comercial usa o formato da musica para vender uma marca ou produto.
Apresentação do tema
Este tema se resulta em muitas partes da nossa memoria infantil, que conseguimos nos atentar nas lembranças de que quando éramos crianças nós achávamos que não tínhamos opiniões sobre nada, mas entrando neste tema da memória sonora infantil conseguimos nos achar, e comparar a nossa visão infantil diante desta pesquisa.
E assim relembramos que a televisão sempre estava ativa na nossa infância, com aqueles comerciais de vendas de alimentos, brinquedos e desenhos com aquelas músicas divertidas que ficávamos cantando por dias, assim entravamos naquele mundo, e na maioria das vezes fazíamos a cabeça de nossos pais para comprar tudo àquilo que víamos diariamente na televisão, era divertido, pois até eles acabavam cantando aqueles jingles “chiclete” que não saiam de nossa cabeça como o da Danoninho, Parmalat mamíferos, carrinhos Hot Wheels, brinquedos Estrela e etc.
Sempre com intuito de vender, tinham muito sucesso na memória infantil, como nos dias de hoje que nós viramos adultos e caímos nas graças de nossos irmãos e sobrinhos menores de idade que nos pedem tudo que veem nas propagandas com jingles bem mais modernos que atraem sua atenção, como o mesmo da Tang.
Entramos no mundo das propagandas e jingles infantis e lembramos da época que a televisão era o nosso centro de atenção, não só antigamente mais nos dias de hoje também.
OBJETO
O objeto dessa pesquisa é a memória do público infantil. Pretende-se analisar sobre a memória sonora afetiva da criança.
CRITÉRIOS DEMARCATÓRIOS
- Espacial: O estudo desta pesquisa será realizado em Buffets infantis. Pretendendo demonstrar a atenção que os jingles trazem para a memória das crianças, e aplicar a pesquisa nos adultos responsáveis.
- Temporal: A discussão sobre o tema escolhido foi feita no ano de 2015, no segundo semestre deste ano, com o desenvolvimento da pesquisa na universidade Anhembi Morumbi.
- Pessoal: A investigação será feita pelos pais ou responsáveis, pois as crianças não poderão responder as questões por si próprias, e teremos a colaboração dos responsáveis para participarem da pesquisa.
QUADRO TEÓRICO
O intuito da pesquisa é articular que comerciais sonoros permanecem na mente do consumidor por um longo período. Os estudos sobre publicidade afirmam que é mais fácil memorizar algo em formato de música, por isso, os jingles, anúncios feitos para uma marca/produto utilizam recursos musicais para facilitar a memorização.
Para a Autora e pesquisadora Maria Clara Sidou Monteiro do grupo GRIM – Grupo de pesquisa da relação Infância, Adolescência e Mídia UFC da Universidade Federal do Ceará, o papel da propaganda feita com Jingles permanece sim na mente do público infantil, e assim quando adulto se forma um grande consumidor.
É importante pensar nessa hipótese levantada, que a publicidade faz uso de elementos culturais para chamar a atenção do consumidor no anúncio. As crianças, principalmente, são envolvidas pelo encantamento dos Jingles por não perceberem o verdadeiro propósito de persuasão.
Dessa forma convém pensar em que através dos anúncios memorizados pela criança, se forma uma influência na sua idade adulta?
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
O primeiro momento da pesquisa trata-se de um levantamento teórico na área de mídia, cultura e memória e desse estudo esperamos um texto que sirva como material aos pais e responsáveis que fará parte dessa determinada pesquisa.
O segundo momento tem o objetivo de levar os 40 pais e responsáveis ao esclarecimento sobre a facilidade que a propaganda tem em cima da memória infantil sobre os comerciais televisivos acrescentados com Jingles. Os adultos deverão nesse andamento da pesquisa conhecer algumas propagandas, e assim levantaremos juntos uma grande parte desta pesquisa.
O terceiro momento juntaremos o grupo infantil e os adultos para assistirem juntos os comerciais e observarem se terá alguma diferença na reação das crianças. Serão passados os vídeos “Preparou, Bebeu, Faz” da Tang, “Hot Wheels” e “Massinha Amoeba”.
O quarto momento dessa pesquisa entregaremos um questionário com questões abertas e fechadas para cada pai ou responsável responder, com perguntas referentes a reação das crianças ao assistirem as propagandas.
E o quinto momento esperamos que as respostas sejam a favor da nossa pesquisa para o encerramento da análise.
PLANO PROVISÓRIO E CRONOGRAMA DO TRABALHO
O nosso plano e cronograma está dividido em quatro (04) partes.
- A análise sobre a memória sonora afetiva da criança.
- O questionamento feito com 40 pais ou responsáveis.
- Os procedimentos feitos com os adultos:
- Workshop com os pais e responsáveis;
- Momento de assistir as propagandas.
- A reação das crianças ao assistirem as propagandas.
BIBLIOGRAFIA INICIAL
Acesso em 19/09/2015
Regulação de Mídia e Direitos das Crianças e Adolescentes
...