NÚCLEO FUNDAMENTAL DA TEORIA CONTÁBIL
Dissertações: NÚCLEO FUNDAMENTAL DA TEORIA CONTÁBIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: magedanz • 14/5/2014 • 625 Palavras (3 Páginas) • 1.619 Visualizações
NÚCLEO FUNDAMENTAL DA TEORIA CONTÁBIL
O núcleo fundamental da Contabilidade é composto pelo ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas.
Ativo são os recursos controlados pela entidade como resultado de eventos ocorridos no passado e dos quais se espera que benefícios econômicos futuros fluam para a organização.
Passivo são as obrigações atuais da organização como resultado de eventos passados, cuja liquidação se espera resulte na saída de recursos econômicos.
Patrimônio líquido é o valor residual dos ativos deduzidos dos passivos da organização.
Receitas são aumentos de benefícios econômicos pelo aumento de ativos ou diminuições do passivo que resultem em aumento do patrimônio líquido. Despesas são reduções nos benefícios econômicos pela saída de recursos ou diminuição de ativos ou aumento dos passivos, que resultem em diminuição do patrimônio líquido.
O reconhecimento de receitas e despesas resulta diretamente do reconhecimento e mensuração de ativos e passivos. A mensuração de ativos e passivos pode ser conceituada como o processo de determinar valores monetários aos bens, direitos, obrigações, receitas e despesas de uma entidade em suas demonstrações contábeis, obtidos de modo a permitir aumento ou diminuição do valor patrimonial. Mensurar é traduzir monetariamente o valor econômico de objetos e eventos.
Os atributos da mensuração propiciam como resultado a geração de informações úteis para a entidade. São eles: objetividade (as regras de mensuração não podem gerar dúvidas e interpretações indevidas), oportunidade (a mensuração é útil no momento da sua utilidade), precisão (a mensuração deve ser correta), exatidão (a mensuração deve ser fiel a sua representação), acurácia (a mensuração não pode desviar-se da verdade) e padrões de mensuração (o resultado da mensuração pode ser representado por valor monetário ou outros), de forma a garantir a geração de informação clara e precisa em tempo hábil, que expressa valores verdadeiros e confiáveis.
O INVENTÁRIO
O inventário é um documento onde se encontra relacionado e descrito o patrimônio das pessoas físicas e jurídicas e sua respectiva avaliação. O inventário é parte integrante dos procedimentos para a elaboração de balanços e apuração dos resultados da entidade. Portanto a sua elaboração atende exigências de ordem administrativa, econômica e legal, que demonstram a natureza dos meios econômicos das entidades, sendo o procedimento adotado para a apuração parcial ou total de seu patrimônio.
DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
As informações geradas pela Contabilidade devem propiciar, aos seus usuários, uma base segura para as suas decisões, pela compreensão da situação econômico-financeiro da entidade em determinado momento, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece. A transmissão dessas informações ocorre pela divulgação das informações contábeis em modelos que possuem o propósito de atender as necessidades informacionais.
Os usuários são pessoas físicas ou jurídicas com interesse na entidade, que utilizam as informações contábeis com finalidades específicas
...