O Ato De Planejar E O Ato De Aprender
Dissertações: O Ato De Planejar E O Ato De Aprender. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zeleide • 3/8/2014 • 754 Palavras (4 Páginas) • 656 Visualizações
ACADÊMICA: ZELEIDE ROCHA DE SOUZA
O ATO DE PLANEJAR E O ATO DE APRENDER.
O ato de planejar faz parte da história do ser humano e traz consigo o anseio de transformar sonhos em realidades, sendo isso uma preocupação que marca todas as pessoas. Dia após dia enfrentamos situações que necessitam de planejamento, e de ser planejadas. O planejamento é de fundamental importância para o profissional, pois o mesmo precisa conhecer e compreender a realidade dos seus alunos para que seu trabalho seja realizado com qualidade e com grande aproveitamento pelo grupo.
Quando falamos em planejar, estamos nos referindo a um processo de ensino de conteúdos, objetivos, métodos e formas organizacionais que caminham juntas a fim de garantir aos educandos uma aprendizagem de significados positivos.
Planejar é estudar, organizar, coordenar atividades que tenham um objetivo a ser alcançado. O planejamento deve ser primordial ao trabalho do profissional, assim terá como investigar a realidade de seu trabalho e agir com intervenções eficazes. Pois o mesmo torna-se necessário tanto para o grupo de trabalho, assim contribuindo para alunos, professores e a si mesmo.
O planejamento das atividades promove a prática de gestão democrática no ambiente escolar, pois os alunos são colaboradores das práticas pedagógicas. Podendo criar um espaço de trabalho mais proveitoso para que sejam trabalhado valores, regras, disciplinas, respeito as diversidades entre outros aspectos que envolvem a sociedade. Alargando assim as possibilidades de trabalho e aprendizagem com os alunos.
Segundo Paulo Freire “Não existe docência sem discência,” quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Planejar é ter significados e validades de participação coletiva entre os alunos. O ensino/trabalho deve ser construído em conjunto com professores e alunos. Pois os mesmos precisam ser sujeito do plano de trabalho, para que junto com o professor assumam a responsabilidade do trabalho.
A educação precisa estar em constante mudança, buscando sempre inovar, encontrar recursos que possam ajudar a diagnosticar problemas de aprendizagem que cercam nossos alunos. No entanto é necessário prescrever soluções. A avaliação escolar, hoje, só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem/aprender. Tempos passados o que valia era o ensinar, hoje o importante está no aprender. Isso traz uma mudança em quase todos os níveis educacionais: currículo, gestão escolar, organização da sala de aula, tipos de atividade e, claro a maneira de avaliar o grupo de alunos.
O professor precisa ser visto como mediador de informações, para que os mesmos elaborem seu próprio conhecimento. Em vez de depositar conteúdos aos alunos,precisa fazer com que a classe interaja, participem tenham gosto em aprender e desenvolver formas de aplicar/fazer uso do que aprendeu em seu dia-a-dia. O professor precisa saber os diferentes ritmos de aprendizagem que cada criança possui. Por isso é necessário observar diariamente, auto avaliação, fazer pareceres diversificar atividades, maneiras de transmitir o aprender para o aluno, fazendo com que sinta-se valorizado, estimulado.
Os alunos precisam aprender e compreender, precisamos cooperar para que isso aconteça, ao contrário de competir
...