O CONFLITO ENTRE O PODER DO EMPREGADOR E PRIVACIDADE DO EMPREGADO
Monografias: O CONFLITO ENTRE O PODER DO EMPREGADOR E PRIVACIDADE DO EMPREGADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunatcarvalho • 21/10/2014 • 677 Palavras (3 Páginas) • 381 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. O Poder diretivo do empregador e a função social da empresa 4
3. A SOLUÇÃO DE CONFLITOS ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS NA RELAÇÃO PRIVADA DE EMPREGO 5
4 BIBLIOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
.
O CONFLITO ENTRE O PODER DA EMPRESA E A PRIVACIDADE DO EMPREGADO
O assunto escolhido para este artigo “O conflito entre o poder do empregador e privacidade do empregado no ambiente de trabalho” é polêmico e desafiador. O tema provoca calorosas discussões, pois não se trata somente de discutir os limites dos poderes do empregador no ambiente de trabalho. É necessário definir o novo conceito de “privacidade” no século XXI frente à introdução de novas tecnologias no trabalho de modo à assegurar a almejada dignidade da pessoa do trabalhador (art. 1º, inciso III, da CF).
Preliminarmente, antes de iniciarmos o debate jurídico, a primeira questão que se coloca é a análise do conflito existente entre empregado e empregador As empresas têm o direito de fiscalizar o trabalho dos seus empregados, já que estes são pagos pelo empregador e ao mesmo tempo podem colocar em risco o patrimônio da empresa? Os empregados têm direito à proteção de sua privacidade e intimidade no ambiente de trabalho, já que são acima de tudo cidadãos antes de trabalhadores?
A fim de analisar os limites do poder do empregador no ambiente de trabalho, estudaremos o direito constitucional de propriedade da empresa nos limites da sua função social. Por outro lado, será necessário discorrer também sobre o direito constitucional de privacidade e intimidade inserido dentro do contexto do contrato de trabalho, já que este tipo de contrato tem como um de seus elementos a confiança (fidúcia), sendo assim, é razoável que o empregador proceda fiscalizações diariamente sobre o caráter de seus empregados a pretexto de defender sua propriedade?
Não há dúvidas que o assunto é atual e envolve uma ampla discussão, principalmente nos nossos tribunais. A jurisprudência trabalhista é recente e escassa. Portanto, a minha pretensão no presente artigo não é apresentar conclusões, mas contribuir para este apaixonante debate técnico e jurídico.
2. PRÓS E CONTRAS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Não estamos mais vivendo em época de ditadura, buscamos privacidade e principalmente nossos direitos. Uma empresa ao espionar a vida pessoal de seus funcionários está faltando com a ética profissional, violando os direitos a sua privacidade e expondo a situações constrangedoras.
Ter um controle sobre o que o funcionário faz em seu horário de trabalho, desde que o mesmo tenha conhecimento, é um direito da empresa. Porém ao contratar profissionais para espionar fora do horário de trabalho, tendo acesso à residência e vida pessoal, realmente é uma brutal violação dos direitos.
A Sociedade da Informação e do Conhecimento é um processo
...