O Capitalismo o Liberalismo e Origens da Política Social
Por: andy666 • 30/3/2017 • Artigo • 272 Palavras (2 Páginas) • 404 Visualizações
Com base no texto "Capitalismo, liberalismo e origens da política social" e nas aulas ofertadas na disciplina é possivel dizer em relação ao bem-estar social que, objetivava garantir neutralidade nas relações presentes entre as classes sociais, dessa forma, amenizando a crise que fora gerada pelo sistema capitalista. Isto posto, esse programa detem um conjunto de medidas anticrise. Contudo, segundo as autoras, "foram beneficiados os interesses monopólicos".
O texto relata que as politicas sociais foram gradativas e diferenciadas, para além disso, é afirmado durante o conteúdo que "as políticas sociais se generalizam nesse contexto, compondo o rol de medidas anticíclicas", que fora oriundas de um pacto social, consequencia do movimento operario, no qual não podem ser compreendidas.
De acordo com a autora, sua genese é associada aos movimentos de massa e à formação dos estados-nação no ocidente europeu, aproximadamente fim do séc. XIX. Entretando, sua mundialização é encontrada nitidamente na transição do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, principalmente no periodo tardio,pós Segunda Guerra.
Assim sendo, compreendemos atraves das autoras que a origem das politicas sociais foram gradativas e diferenciadas entre os paises porque a organização e as bases dos movimentos sociais eram distintos. Behring & Boschetti afirmam que a correlação de forças no âmbito estatal eram diferenciados de acordo com espaço/tempo. De acordo com a mesma, "a história relata que é no final do século XIX o período em que o Estado capitalista passa a assumir e a realizar ações sociais mais amplas, planejadas e sistematizadas sob caráter de obrigatoriedade"
...