O Desafio Profissional 1° Bimestre
Por: IronA2 • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.068 Palavras (5 Páginas) • 302 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
NOME | ALEF MARTINS AGUIAR |
RA | 9918003343 |
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras:
Processos Gerenciais e Matemática
Tutora EAD: Marley Buchara Gomes Casagranda
PIRACICABA / SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras:
Processos Gerenciais e Matemática
Tutora EAD: Marley Buchara Gomes Casagranda
Trabalho desenvolvido para o curso de Tecnologia em Logística, disciplinas norteadores Processos Gerenciais e Matemática, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 1º bimestre 2015_02, sob orientação da tutora EAD Marley Casagranda
PIRACICABA / SP
2015
SUMÁRIO
Introdução ............................................................................................................... .......... 04
Desenvolvimento ............................................................................................................... 05
Conclusão .......................................................................................................................... 09
Referências ........................................................................................................................ 10
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos soluções práticas, pelo ponto de vista do Diretor de Planejamento recém contratado, a serem implementadas na rotina operacional do Hoterdan - Hipermercado, empresa que apresentou, segundo análises de consultoria contratada na área de Gestão, falhas de carater administrativo que redundaram na redução de seus lucros, a despeito do bom resultado das vendas, bem como, do seu domínio de mercado na região de atuação.
DESENVOLVIMENTO
Para o desenvolvimento da atividade de Diretor Administrativo e de Projetos para qual fomos contratados, foram apresentadas as seguintes situações:
a) Divisão de cargos e colaboradores, sem a definição de organograma, contendo: 01 (um) Presidente, 03 (três) Diretores, 08 (oito) Gerentes e mais 176 (cento e setenta e seis) colaboradores divididos nas áreas financeira, compras e operações;
b) Estrutura Política sobrepondo-se à organizacional e formal;
c) Política de contratação com aproveitamento interno via indicações e ligações políticas.
Diante deste cenário, bem como, da opinião exarada pela empresa de Consultoria de Gestão, indicando que as funções de planejamento, organização e controle estavam desfocadas de seus objetivos, sendo empregadas mais no setor técnico, passamos às providencias a seguir.
Primeiramente elaboramos um organograma para o Hipermercado, considerando a situação encontrada inicialmente, delineando a situação ideal, sem a contratação de novos colaboradores, conforme gráfico a seguir:
- REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL:
Examinando o desenho organizacional da empresa, fica visível que há uma excelente departamentalização, contudo, há sobrecarga nas gerências em função da quantidade de funcionários/atividades a serem supervisionadas, que pode ser a chave do desfoque identificado pela consultoria.
Assim, entendemos que seria providencial a contratação de 7 (sete) profissionais que atuariam em supervisão, respondendo diretamente aos gerentes de departamento, sendo a ponte entre os níveis operacional e tático, desafogando, desta forma, os Gerentes que passam a ter maior disponibilidade para as funções que apresentam-se carentes de atenção na empresa, quais sejam: planejamento, controle e organização. Retirando os Gerentes da linha de frente da parte técnica, sendo estas delegadas aos novos supervisores, recolocando-os nas funções táticas.
Identificou-se, também, a necessidade da implantação de um Departamento voltado aos funcionários com a contratação, inicialmente, de um Gerente de Recursos Humanos.
Além disso, a contratação de novos funcionários para esta função intermediária suprirá a necessidade premente de novas influências para este cenário de trabalho que se encontrava impregnado de excessiva interferência política que suplanta aos interesses da organização, bem como, a entrada desses novos profissionais já capacitados e sem interferências políticas será importante para alavancar a funcionalidade das atividades integrando e descentralizando as informações.
Deste modo, o novo organograma fica assim representado:
- TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO:
A capacitação de funcionários no nível Intermediário (Diretores e Gerentes) será feita através de cursos de modernização do trabalho.
Nesses cursos haverá enfoque na deficiência apontada pela Consultoria de Gestão, qual seja: o papel dos diretores e gerentes no controle, planejamento e organização de seus setores, ou seja, com enfoque tático.
O trato dos problemas técnicos ficarão a cargo do operacional através da contratação de profissionais capacitados, que atuarão na área de Supervisão de departamentos, promovendo a ponte, quando necessário entre o organizacional e o operacional.
...