O Direito Positivo
Por: marconiq • 13/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 386 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
DIREITO
MARCO ROGÉRIO GOMES
FATOS SOCIAIS
URUAÇU
2018
MARCO ROGÉRIO GOMES
FATOS SOCIAIS
Trabalho apresentado para obtenção de nota do componente curricular, Sociologia Jurídica, sob a orientação do professor Erisvaldo Sousa.
URUAÇU
2018
FATOS SOCIAIS
De acordo com a teoria de Émile Durkheim, um dos maiores sociólogos da era moderna, fatos sociais são um objeto de estudo da sociologia. Estes levam os indivíduos ou grupos a se moldarem de acordo com padrões sociais impostos pela sociedade, sujeitando-os até mesmo a serem penalizados, caso não ajam conforme esses padrões. Portanto fatos sociais consistem nas formas de agir, pensar e de sentir exteriores aos indivíduos em virtude das imposições que lhes são feitas.
Para que algo seja considerado um fato social, é necessário que este corresponda a três aspectos simultâneos. A coercitividade, que leva os indivíduos a se conformarem com as regras sociais que são impostas, muita das vezes até de maneira inconsciente. Os de exterioridade, o que quer dizer que quando alguém nasce ele já se depara com um conjunto de normas e regras que já existia, e o mesmo é levado a se moldar a esses padrões no decorrer da sua vida. E por fim o aspecto da generalidade, já que um fato social tende a se ampliar para um grupo de indivíduos ou até mesmo para a totalidade de uma sociedade.
Pode ser considerado como fato social, por exemplo, a família, tendo em vista que quando uma pessoa nasce ela não escolhe qual será o seu meio familiar, e normalmente é um ambiente já dotado de normas, regras e valores dados anteriormente ao seu nascimento.
A educação também é um exemplo claro de fato social, já que é algo condicionado ao indivíduo para que ele tenha meios no mínimo razoáveis de sobrevivência em meio a sociedade moderna. São nítidas as pressões sofridas por aqueles que não se envolvem nos processos de escolarização formal. Isso transparece os efeitos e ações dos fatos sociais no dia a dia.
Portanto é notório o poder de coerção que a sociedade exerce sobre um ser humano, todos os indivíduos são perceptivelmente e as vezes até imperceptivelmente controlados uns pelos outros. Sendo assim pode se dizer que os fatos sociais tendem a relacionar-se entre si, gerando uma grande interação social, o que induz a união da sociedade.
...