O Estagio Ensino Fundamental
Por: marcos.rosin • 25/8/2022 • Trabalho acadêmico • 4.524 Palavras (19 Páginas) • 120 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MARCOS VINÍCIOS ROSIN COSTA, RU 1177762
TURMA 02/2015
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS
POLO SÃO JOSÉ DO RIO PARDO SP
2022
MARCOS VINÍCIOS ROSIN COSTA, RU 1177762
TURMA 02/2015
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS
Relatório de estágio SUPERVISIONADO da disciplina de Ensino Fundamental Séries Finais apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Internacional UNINTER.
POLO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO SP
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
2.1 ESTADO DA ARTE...............................................................................................7
2.2 CAMPO EXTERNO REMOTO – ANÁLISE IMAGÉTICA 8
2.3 MATERIAL: CRIAÇÃO E REFLEXÃO................................................................11
2.4 PRÁTICA DO CAMPO E AS TEORIAS – Práxis 13
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................15
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
4
O presente relatório tem como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores, principalmente observar a prática cotidiana com os alunos, devido a pandemia da Covid 19, que se iniciou em 2020 e continua até então, tendo sido necessárias adaptações no ensino, algumas das quais continuam.
Este relatório é referente ao curso de licenciatura em Matemática, tendo sido realizado nas séries finais do Ensino Fundamental, objetivando:
- Apontar as relações entre a teoria e a prática estudada, através da observação da prática docente;
- Descrever a observação, o planejamento e a aplicação da prática docente nas séries finais do Ensino Fundamental;
- Detalhar a auto-observação das vivências do graduando enquanto aprendiz para relacioná-las com a execução da docência após formado;
- Observar os contextos históricos, políticos e educacionais, para possibilitar o entendimento das funções do docente nessa etapa do ensino;
- Exercitar as habilidades de descrição, compreensão e interpretação dos fenômenos educacionais.
O estágio é o meio pelo qual o graduando tem a oportunidade de vivenciar o que aprendeu na teoria e outras situações cotidianas de uma escola, visando a junção do que foi aprendido em teoria com a prática, criando-se uma versatilidade e capacidade crítica do graduando de analisar situações reais e diárias e com os conhecimentos que possui analisar e propor soluções, incluso o modo de lidar com os alunos.
Este relatório foi desenvolvido com base em observações realizadas na escola, EMEB Prof Stella Maris Barbosa Catalano, localizada na Avenida dos Braguettas, 1005 – Carlos Cassucci, cidade de São José do Rio Pardo –SP.
Durante o período de permanência em sala, foi possível observar os processos de interação aluno/aluno e aluno/professor. Foram realizadas atividades baseadas em entrevistas e questionamentos, as quais ocorreram de forma participativa, por apresentar propósitos definidos.
Foi possível entender na prática um pouco mais de como se dá o processo ensino-aprendizagem, oportunizando o desenvolvimento de importantes habilidades, complementando a teoria por meio da prática e a reflexão acerca da construção da identidade profissional.
A utilização da didática em sala de aula é essencial para o processo de ensino-aprendizagem, onde o professor tem a oportunidade de, tendo planejado suas estratégias anteriormente, aplicá-las de acordo com as necessidades e as realidades de seus alunos.
Fiorentini et al. (2002), realizaram uma revisão do tipo estado da arte de 112 pesquisas brasileiras realizadas até o ano de 2002 sobre formação de professores, foi verificado os principais problemas detectados pelas pesquisas que datam das décadas de 1970 e 1980, continuam presentes nos programas de licenciatura em matemática das décadas de 1990 e 2000). Os principais problemas são:
[...] desarticulação entre teoria e prática, entre formação específica e pedagógica e entre formação e realidade escolar; menor prestígio da licenciatura em relação ao bacharelado; ausência de estudos histórico filosóficos e epistemológicos; predominância de uma abordagem técnico formal das disciplinas específicas; falta de formação teórico-prática em Educação Matemática dos formadores. (idem, 2002, p. 154).
Portanto a prática pedagógica se constitui em um momento oportuno de aperfeiçoamento do futuro docente, que terá a oportunidade de conciliar ambos, teoria e prática.
Sendo dada a oportunidade de expressar realmente o que venha a ser o educar-ensinar, estando este de acordo com atitudes éticas abertas às ações e reflexões sobre nossas ações na escola no nosso dia a dia e suas consequências.
Assim sendo, este relatório abordará a realidade da educação observada nessa instituição de ensino supracitada durante a permanência na mesma, observando o rendimento dos alunos durante as aulas e o desempenho dos professores, em busca dos necessários para atingirem seus objetivos e melhorar à aprendizagem, tendo em vista as dificuldades e consequências do ensino remoto e/ou híbrido para esta instituição.
...