O Gerenciamento de Projetos
Por: paulo2013h • 15/4/2019 • Trabalho acadêmico • 7.643 Palavras (31 Páginas) • 173 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA - JARAGUÁ DO SUL
MBA – Gestão Estratégica de Negócios
Carlos Deonel Ferreira Junior
Flávio Roberto Ribeiro
Franciele Micuanski Martins
Marciane Ludwig Preuss
DESAFIO PROFISSIONAL
Jaraguá do Sul
2018
Carlos Deonel Ferreira Junior
Flávio Roberto Ribeiro
Franciele Micuanski Martins
Marciane Ludwig Preuss
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Gestão de Projetos.
Jaraguá do Sul
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 Objetivos 3
2.1 Objetivo Geral 3
2.2 Objetivos Específicos 3
3 Fundamentação Teórica 4
3.1 Conceituação de Projetos 4
3.2 Fases do Projeto 5
3.3 Grupos de Processos 6
3.4 Conceituação do Sistema ERP 7
3.4.3 Fatores Críticos de sucesso da implantação do ERP 10
4 Metodologia 11
4.1 Caracterização da Pesquisa 11
4.2 Técnicas de Coletas de Dados 11
4.3 Forma e Análise dos Dados 11
5 DESENVOLVIMENTO DO DESAFIO 12
5.1 A proposta de escopo 12
5.2 A proposta de cronograma 12
5.3 A proposta de orçamento 12
6 CONCLUSÃO 14
ANEXO A : Identificação dos Stakeholders 16
ANEXO B: Termo de Abertura 17
ANEXO C: Declaração do Escopo 21
ANEXO D: Dicionário da EAP 25
ANEXO E: Cronograma detalhado do Projeto 45
ANEXO F: CANVAS DO PROJETO 46
INTRODUÇÃO
Para a realização do Desafio, foi criado um cenário fictício em que se assumirá o posto de gerente de projetos em uma grande empresa, que se encontra em amplo crescimento. A missão estabelecida é a de programar um sistema ERP na Metalúrgica JH.
Hoje a empresa realiza seus trabalhos manuais e via tabelas de Excel. Para controle e das partes administrativas procedimento rotinas realizado via planilhas e arquivos, já na área comercial os pedidos são feitos em blocos pelos representantes e passados via scanner para empresa, e o setor produtivo controla seus procedimentos por ordem de operação realizada manualmente por cada operário.
Vamos apresentar a Metalúrgica JH que a implantação do sistema que hoje é a sua principal necessidade, para gerar uma boa comunicação entre os setores e fornecer respostas e relatórios precisos para tomada de decisão.
Objetivos
Objetivo Geral
O objetivo geral deste trabalho está no desenvolvimento de uma proposta para a implantação de um ERP para tarefas hoje realizadas manualmente na metalúrgica JH.
Para Gorges (2000, p.5), “um dos fatores críticos para o sucesso de um projeto é o controle de escopo: conforme as atividades evoluem, o cliente demanda novas entregas para o projeto”. Entende-se que o escopo é essencial para que o projeto obtenha sucesso”.
Dessa forma o ERP trata de trazer agilidade e acesso para os funcionários de forma pratica e rápida, onde a comunicação entre setores seja unificada, e com isso o escopo seja realizado de forma gradual conforme a necessidade exposta pela JH.
Objetivos Específicos
E de modo a atingir o objetivo geral, traçam-se os seguintes objetivos específicos:
- Elaborar uma revisão bibliográfica acerca de projetos e da implantação de Sistema ERP na Empresa Metalúrgica JH;
- Apresentar o cenário do desafio a fim de contextualizar o entendimento sobre a proposta;
- Planejar e propor a implantação de um sistema visando melhorar a produtividade e qualidade de comunicação entre as partes da empresa;
Fundamentação Teórica
Conceituação de Projetos
O projeto surge sempre que decidimos fazer algo, seja uma mudança, implantação ou até mesmo uma construção, para iniciarmos as ações precisamos estudar a viabilidade dessa implantação, decidir quem irá fazer, quando, quanto custará essa mudança, o que pode dar errado e se ela me trará o retorno esperado. Este estudo de como fazer é chamado de projeto.
Um projeto pode ser definido como um conjunto de ações, executadas deforma coordenada por uma organização transitória, ao qual são alocados os recursos necessários para, em um certo prazo, alcançar ou superar as expectativas e necessidades do cliente. Geralmente, essa expectativa envolve parâmetros em termos de custos, tempo e desempenho (agilidade e qualidade). (BOENTE, 2003, p. 06)
...