O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS
Por: Luciana76 • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.735 Palavras (7 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Luciana Fassarella Bindaco
O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS
[pic 3]
Cachoeiro de Itapemirim
2011
Luciana Fassarella Bindaco
O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, na disciplina Atividades Interdisciplinares do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
Professores: Henry Nonaka, Adriana Vinholi Rampazo, Marilucia Ricieri e Joenice Leandro Diniz
[pic 4]
Cachoeiro de Itapemirim
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
Muitos são os desafios dos gestores de Recursos Humanos em um ambiente dinâmico e competitivo repleto de variações de perfis e preferências, tanto das organizações como dos profissionais que se lançam no mercado de trabalho.
Empregabilidade, habilidades, competência e competências, atitudes, conhecimentos, dentre outros, são termos que circundam o universo das relações de trabalho. Como lidar de forma coerente, ética e responsável com a necessidade de conjugar todos esses desafios? Somente através de interdisciplinaridade.
O conhecimento tem o respaldo das ciências, é mutável em conseqüência das pesquisas e estudos contínuos e agrega valor em todas as situações a que for requisitado.
O gestor de RH tem o papel de associar os diversos conhecimentos para subtrair resultados e atender expectativas. Nesse contexto é fundamental integrar as diversas disciplinas, em especial aquelas que compõem o portfolio desse 1º semestre: Teoria Geral da Administração, e Tecnologia e Desenvolvimento Humanos, Relações Interpessoais e Análise Econômica e Social. O objetivo é evidenciar a interdependência e integração dessas disciplinas na formação dos gestores de RH.
2 O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS
O diagrama abaixo ilustra a importância da integração das disciplinas do 1º semestre (TGA, tecnologia, relações interpessoais e economia) num ciclo contínuo de interdependência, cujo resultado é extremamente favorável para formação estratégica e operacional, ao mesmo tempo, do gestor de Recursos Humanos.[pic 5]
[pic 6]
De acordo com Chiavenato (2004, p. 49, apud ULRICH, 1998), a gestão de recursos humanos deve desempenhar quatro papéis dentro das empresas: a) administração de estratégias de RH ajustadas à estratégia empresarial; b) administração da infra-estrutura da empresa com foco na racionalização dos diversos processos de RH; c) administração da contribuição do funcionário com foco no cotidiano dos funcionários e a resolução de seus problemas; d) administração da transformação da mudança para traçar planos de ação fazendo com que a mudança aconteça. Esses desafios somente poderão ser vencidos com conhecimento das ferramentas e ciências necessárias.
Conforme mostra o Texto de Apoio (UNOPAR), o administrador que não compreende os fundamentos da Administração e as experiências passadas não reúne condições para inovar. Como ser agente de mudança e inovação sem quem haja conhecimento multdisciplinar?. Portanto, para que o gestor de RH possa desempenhar papéis cada vez mais complexos é preciso se cercar de meios que potencialize sua capacidade de realização.
Os pontos de vista dos pensadores na Administração dão forma a toda visão das organizações. Com tudo, vem mostrar onde são retiradas as idéias das empresas e todas as pessoas que estão envolvidas na mesma, mediante tantas mudanças ocasionadas pelo crescimento econômico. Todo planejamento, organização, liderança, depende de uma boa administração. Sem esses requisitos, não tem como formar uma equipe coesa e assim contribuir para a busca de transformações e soluções para a empresa. De acordo com Pereira (Portal do Administrador, 2007): Nome do livro com o ano entre parênteses.
A citação vem conforme está abaixo: Arial 10
[...} a administração é uma disciplina aplicada voltada para resultados práticos [...]. As teorias guiam as decisões da administração, dão forma à nossa visão das organizações, nos conscientizam do ambiente empresarial e são uma fonte de novas idéias [...].
Para França (2008, p. 3) “O cenário da gestão de pessoas nas organizações e empresas ascendeu de atividades operacionais e legisladas para ações corporativas estratégicas”. Dessa forma, não se trata apenas da visão de Taylor, em que os trabalhadores moviam as empresas através da mudança de método como forma de pagamento por peça atingida, ou outra característica marcante na busca de uma organização científica do trabalho. As Teorias da Administração, definitivamente, introduziram o caráter estratégico à execução das políticas de Recursos Humanos.
A administração está em constante mudança. A partir dos anos 80 começa uma nova revolução voltada à automatização e informatização de métodos e processos em virtude da evolução tecnológica. Com essa evolução a tecnologia veio agilizar todos os processos produtivos além de poder controlá-los com maior eficiência.[1]
A evolução tecnológica não traz apenas mudança nos processos, altera a forma de enxergar o profissional nas empresas. Agora é preciso adaptar-se às novas necessidades e desenvolver habilidades e competências voltadas para essa realidade. Quem tem o papel de conduzir essa transição é mais uma vez o gestor de RH; capacitar os colaboradores para o ambiente da era da tecnologia e “ajudar no processo produtivo e na diminuição dos custos e da poluição” (Texto de Apoio, UNOPAR).
...