O Mercado e a Gestão de Pessoas
Por: ozelamedionice • 2/7/2016 • Trabalho acadêmico • 2.876 Palavras (12 Páginas) • 302 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS 5
3 ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS 6
4 POSTURA ÉTICA DIANTE À CRISE ECONÔMICA 6
5 A CRISE E OS PROBLEMAS MACROECONÔMICOS 7
6 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO...................................8
6.1 A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA A ATUAÇÃO ÉTICA UMA EMPRESA COM SEUS FUNCIONÁRIOS...........................................................8
6.2 O SIGNIFICADO DE SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E OS BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE .....................................................................9
6.3 COMO A DEMISSÃO EM MASSA PODE AFETAR A ORGANIZAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO AO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO......................9
CONCLUSÃO............................................................................................................11
REFERÊNCIAS
..........................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Diante de um cenário competitivo no mercado, os modelos de gestão de pessoas vêm sofrendo significativas mudanças. O mercado de trabalho exige profissionais altamente qualificados, portadores de competências técnicas e comportamentais que atendam às necessidades das organizações fazendo-se necessário investir no colaborador, visando ao crescimento econômico, bem como à geração de novas competências individuais e organizações que resultem em vantagens competitivas e sustentabilidade da organização. Esta é a alavanca principal que faz mover o empreendimento, vendo como personagem competidor, principal e indispensável em que o objetivo principal é mostrar aos concorrentes que são capazes não só de representar, mas criar, inovar, fazer a diferença.
Na atualidade, os profissionais de Gestão de Pessoas devem exercer seu papel de agentes de mudanças na preparação para o mundo do trabalho, tanto comportamental quanto organizacional, adequando os processos de gestão à audácia e as ambições do mercado competitivo em busca de resultados positivos, identificando e desenvolvendo principalmente atitudes capazes de atender às exigências do mercado globalizado, sem deixar de lado os aspectos humanos das relações e a qualidade de vida, destacando a função daqueles responsáveis pela gestão de pessoas, os quais devem ser capazes de ver o que para muitos é imperceptível no que se refere à moderna gestão de pessoas, tendo do indivíduo uma visão de parceiro e colaborador e não de patrimônio da empresa.
A gestão do conhecimento impõe muitas mudanças em uma empresa. A comunicação, assim como a tecnologia de informação é um dos maiores agentes de mudanças, precisa e rápida constituem o foco da cultura das corporações atualmente. As informações e dados não são necessariamente conhecimentos. Parte individuais de dados, documentos e aplicações devem ser estruturadas, unidas a informações e, então condensadas em conhecimento.
Na atualidade estamos vivenciando uma grande crise financeira mundial que tem sido foco de notícias diárias tornando-se um dos assuntos mais discutidos no meio organizacional, devido a isso o que se imagina é uma forte turbulência ao atual ambiente de trabalho na área da administração e devido á esta situação deve-se analisar como devem ser elaboradas as práticas de gestão de pessoas quanto ao seu papel estratégico dentro da organização e como essa pode contribuir para o seu desenvolvimento. Levando em consideração que quando um colaborador é valorizado com base em suas competências e habilidades, se tornará um forte aliado para a organização.
o mercado e a Gestão de pessoas
A área de Gestão de Pessoas tem como objetivo principal administrar as relações da organização com as pessoas que a compõem para o seu desenvolvimento e sucesso, consideradas hoje em dia parceiras de negócio, e não mais meros recursos empresariais.
Na organização, para desenvolver atividades inerentes foi criada o setor e/ou departamento de Administração de Pessoal ou Administração de Recursos Humanos que tem como finalidade gerenciar os interesses da organização e dos seus empregados com o objetivo fundamental de guiar o processo pela qual as organizações desenvolvem seu capital humano com o intuito de aumentar sua competitividade e alcançar os objetivos tanto organizacionais quanto individuais, buscando um melhor desenvolvimento e aproveitamento do potencial humano.
Os profissionais da área de Gestão de Pessoas devem considerar as “pessoas
como pessoas”, e não como meros recursos da organização, pois os seres humanos são dotados de personalidades própria, profundamente diferentes entre si, com uma história particular e diferenciada, além de possuírem conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades, indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais. Qualquer empresa depende unicamente de pessoas para o seu desenvolvimento e sucesso, sendo de extrema importância que se preocupem com o desenvolvimento intelectual e psicológico de todos os seus colaboradores, fornecendo a capacitação e desenvolvimento profissional.
...