TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  24/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 10

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

CIDADE/ANO

Nº.

NOME

RA

01

Bianca Cortes Graziani

2140683

02

Carolina Taborda Amaro Carpi

2138442

03

Larissa Rodrigues Prado

2149869

04

Marlon Claudino dos Santos

2143168

INTRODUÇÃO

Este estudo foi realizado com o objetivo de revisarmos e aprofundarmos nosso conhecimento acerca das teorias administrativas, processos de comunicação empresarial e por fim, técnicas de informática e suas aplicações dentro do McDonald’s. Neste trabalho foi possível observar a Teoria da Administração Cientifica (Frederick Taylor), Teoria Clássica (Henri Fayol), entre outras.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Os empresários Dick e Mac McDonald’s abriram um restaurante drive - in baseado na padronização dos métodos de preparação de hambúrgueres, ali surge uma das maiores redes Fast- Food do mundo. O McDonald’s é uma empresa criada em 1941, com produtos e equipamentos customizados, através de um sistema de franquias, estabelecido em 1955 conseguira se expandir não apenas nos Estados Unidos, mas em vários países.

Toda a rede Mc Donald ’s conta com mais de 50 mil funcionários no Brasil. Isso faz com que os jovens busquem oportunidades no seu primeiro emprego.  A empresa desde 1988 é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.  Pois o atual quadro de funcionários do país 91% têm menos de 25 anos de idade e 55 % são do sexo feminino.

Desde a sua criação e os primeiros anos de expansão a partir das franquias, a relação da empresa com seus fornecedores e franqueados é considerada um dos fatores - chave da administração.

Houve um período que as relações com seus fornecedores não foram bem-sucedidas; no início a empresa tentou negociar com os gigantes da indústria de alimentos, como Kraft, Heinz e Swift, que receberam respostas pouco amigáveis.

A filosofia do sistema McDonald‘s é dedicada exclusivamente à tarefa de preparar refeições e servi-las aos clientes; por isso, não produz nenhum dos ingredientes que utiliza em seus produtos.  Atualmente a empresa já atua em parceria com cerca de 200 fornecedores.  

Sendo que alguns são exclusivamente dedicados a marca McDonald’s, cujas indústrias foram estruturadas de acordo com os exigentes padrões.

Como é o caso das empresas:

Interbakers (fabricante de pães), da Braslo (carnes) e da Vally (fornecedora de toras), os demais produtos são fornecidos por empresas destacadas em seus segmentos de mercado, como Polenghi, Nestlé e Sadia, que adaptaram parte de suas fábricas para a produção dos ingredientes dentro das especificações do Mcdonalds.  

A empresa também possui o Food Town (cidade do alimento) no Brasil, com o objetivo de reunir fornecedor e distribuidor; o local é um complexo de produção e distribuição de produtos McDonald’s, concebida dentro de um conceito moderno e inédito no país para o setor de comércio de alimentos. A Food Town é hoje centro de referência de qualidade, não apenas no mercado brasileiro mais também nos outros 119 países onde o McDonald’s está presente.  

O futuro da empresa está sendo de contínua preocupação para a administração, pois o consumo de hambúrgueres em 1982 caiu 19%, ao passo que em 1990 registrou uma diminuição de 17%. Os Consumidores se tornaram mais conscientes a respeito dos impactos à saúde.

Com isso a empresa vem diversificando o seu cardápio, inserindo café da manhã, frangos e saladas. O resultado disso foi imediato, com um crescimento de 30% na venda de hambúrgueres.  

Com a globalização e a necessidade de cuidar de uma boa alimentação se tornou uma identificação da marca com valores norte americanos e a pressão  para  maior  consciência nutritiva e ambiental são algumas das questões que a rede enfrenta atualmente.

As teorias de Taylor e Fayol no McDonald ‘s

Administração, caracterizada pelo estudo e experimentação de diferentes métodos de trabalho, para selecionar as melhores e mais eficientes formas de realização do trabalho, está presente em aparentemente todos os empreendimentos e sistemas que fazem uso de gestores. Como exemplo: o McDonald’s. Podemos encontrar diversos princípios inerentes no sistema de gestão da cadeia de restaurantes, "fast-food", mais famosa do mundo.

Do sistema de produção dos sanduíches até a alta hierarquia dos colaboradores do McDonald's, é possível enxergar valores que há muito tempo foram estruturados a fim de buscar a melhor maneira de gerência. Para entregar ao cliente o produto, com qualidade rapidez por todo o mundo, a empresa deve desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho de um homem, como dividir de forma eficiente o serviço, a responsabilidade e a autoridade dos gestores e dos trabalhadores. Para tanto, é preciso selecionar, treinar e ensinar de forma a desenvolver o trabalhador e passar para ele os valores da empresa e a melhor maneira de conduzir o seu trabalho. É visível no McDonald's a importância da cadeia de comando.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Ao longo dos anos a empresa McDonald’s, teve como alvo principal o sistema fast food de trabalho, hoje com a modernização dos sistemas e os vários concorrentes que se instalaram no mercado alimentício, a organização pode ter um “Plus diferencial” que seria aumentar o mix de produtos, aumentando assim também seu público-alvo que se daria ao investimento em produtos naturais, buscando assim a amplitude no mercado alimentício de fast food

Vemos abaixo os sete princípios básicos que continuam a orientar o comportamento, em ações e decisões:

  1. Consideram a experiência do cliente o ponto central de tudo que fazem
  2. Dedicam-se aos colaboradores
  3. Acreditam no Sistema McDonald’s (seu sistema de trabalho)
  4. Operam seus negócios de forma ética
  5. Respaldam as suas comunidades
  6. Constroem seus negócios de forma lucrativa
  7. Esforçam continuamente para melhorar

Inerente a cada valor está o compromisso em ser éticos, honestos e confiáveis, este compromisso é articulado através das normas de conduta empresarial.

No ambiente atual de leis e regulamentos complexos as normas proporcionam uma orientação em relação a muitas das áreas com as quais nos defrontamos. As normas dão seguimento à comunicação de forma aberta fazendo perguntas e levantando questões mesmo quando isso for difícil.

O que está por trás da comunicação interna do McDonald’s?

Como gerenciar tamanha complexidade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com