O Plano de Governo
Por: Gegeorgia • 17/6/2022 • Dissertação • 3.895 Palavras (16 Páginas) • 125 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
PLANO DE GOVERNO
[pic 4]
Elaborado por: GEORGIA GOMES BEMFICA
Disciplina: [disciplina]
Turma: [turma]
APRESENTAÇÃO
Prezados eleitores! Meu nome é Georgia Gomes Bemfica, tenho 40 anos e sou candidata à prefeitura de Ilha das Flores nas próximas eleições.
Filiada ao partido “Nb” desde 2012, sou nascida e criada nesta linda cidade e quero me tornar a principal figura administrativa, a prefeita!
Sou graduada em economia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e em administração de empresas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possuo pós graduação em gestão de projetos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente curso pós graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Passei os últimos 17 anos da minha vida me dedicando a área de desenvolvimento de mercado e marketing para voltar e realizar o sonho de me candidatar à prefeitura dessa cidade. Possuo uma vasta experiência internacional e sei que poderei contribuir com o crescimento social e econômico da nossa cidade. Espero ser a primeira, porém não a última mulher a assumir um cargo tão importante.
Conto com você para juntos fazermos da nossa cidade um lugar melhor para viver. Seu voto é o primeiro passo para que possamos desenvolver um excelente trabalho.
Abaixo apresento o plano de governo com indicadores, metas, justificativas e resultados esperados.
Juntos somos mais fortes!
O futuro virou presente!
ILHA DAS FLORES
Ilha das Flores está localizado a 135 quilômetros de capital do estado, Aracaju, extremo nordeste do estado. O município se estende por 54,6 km² e faz divisa com as seguintes cidades: Brejo Grande, Neópolis e Pacatuba.
[pic 5]
Fonte: Wikipedia, 2022
De acordo com o último censo, Ilha das Flores conta com 8.348 habitantes (IBGE, 2010). Estima-se um aumento de aproximadamente 2% na população nos últimos 11 anos, chegando em 8.522 habitantes.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Ilha das Flores é de 0,562. Mesmo sendo considerado um IDH médio, esse número coloca a cidade na 5002º posição em relação as 5565 cidades do país (IBGE, 2010) indicando uma qualidade de vida dos moradores relativamente ruim. Além de medir o progresso a longo prazo da qualidade de vida, o IDH mostra também o desenvolvimento econômico da região analisada. Ilha das Flores precisa de políticas públicas para impulsionar a economia e melhorar a vida da população.
A densidade demográfica é de 152,98 habitantes por km² no território do município. (IBGE, 2010).
A cidade apresenta temperaturas médias anuais de 26ºC, com precipitação média de chuvas de 1200mm ao ano, com período chuvoso entre março a agosto (outono-inverno). O município está inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco. (Wikipedia, 2022)
Ilha das Flores possui a economia baseada na plantação de coco, arroz e mandioca, além da criação de gado de corte, da produção de leite, da pesca e do turismo. Estima-se que 6,6 % da população está inserida no mercado de trabalho, com uma renda mensal de aproximadamente 1,8 salários-mínimos.
Dados de Território e População do Município de Ilha da Flores
[pic 6]
Fonte: Adaptado IBGE
SUSTENTABILIDADE
O termo "sustentável" provém do latim sustentare que significa sustentar; favorecer, defender; conservar, cuidar, favorecer, apoiar.
Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.
Nos últimos tempos, o conceito de sustentabilidade tornou-se um princípio no qual o uso dos recursos naturais para satisfazer as necessidades atuais não podem comprometer a satisfação das necessidades das próximas gerações.
Para Dovers e Handmer, a sustentabilidade é a capacidade de um sistema humano, natural ou misto, resistir ou adaptar-se a mudanças endógenas ou exógenas indefinidamente (DOVERS; HANDMER, 1992, p.14).
Para outros autores, sustentabilidade é definida como a capacidade de ser humano de interagir com o mundo protegendo o meio ambiente e garantindo os recursos naturais das próximas gerações.
Trata-se de um conceito complexo, pois atende a um conjunto de variáveis não dependentes, mas com a capacidade de integrar as questões sociais, econômicas, energéticas e ambientais.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
O termo “desenvolvimento sustentável” foi usado pela primeira vez em 1987, por Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e que atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas. Ela publicou um livro (Our Common Future) onde escreveu em partes: "Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades". (FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é sustentabilidade?"; Brasil Escola)
Desde a antiguidade, o homem se viu como o dominador da natureza acreditando que ela estava disponível para o seu bem-estar, servindo ao desenvolvimento econômico.
Essa maneira de pensar criou uma sociedade de consumo, o que é o oposto do que prega o desenvolvimento sustentável, pois fábricas e indústrias visam extrair o máximo de recursos do planeta para satisfazer o consumismo imediato e acumular riquezas, gerando desperdícios, resíduos tóxicos e lixos.
O que fizemos até o momento foi extrair, produzir, vender, utilizar e descartar, sem se preocupar com o meio ambiente e com as futuras gerações, como se os recursos naturais não fossem finitos.
...