O Projeto Integrado Multidisciplinar
Por: fransps21 • 19/10/2021 • Trabalho acadêmico • 2.702 Palavras (11 Páginas) • 159 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP ALESSANDRO MENEZES DA SILVA
RA 0583464
NOME DA EMPRESA ANALISADA: ESPARTA SEGURANÇA
Projeto Integrado Multidisciplinar V
BRASÍLIA-DF 2021
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP ALESSANDRO MENEZES DA SILVA
RA 0583464
NOME DA EMPRESA ANALISADA: ESPARTA SEGURANÇA
Projeto Integrado Multidisciplinar V
Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador(a): Prof. Me. Ricardo Martins
BRASÍLIA-DF
2021
Este é um trabalho de pesquisa que tem como objetivo analisar as principais práticas em gestão de segurança privada, com a finalidade de promover o incentivo e o comprometimento dos trabalhadores em suas ocupações da empresa Esparta Segurança, situada em São Paulo-SP. Trata-se do Projeto Integrado Multidisciplinar V que tem como finalidade a aplicabilidade das disciplinas: Direito Aplicado, Gerenciamento de Segurança Pessoal e Executiva, e Matemática Financeira. O projeto tem como objetivo demonstrar de forma clara e em linguagem de fácil alcance, o funcionamento da organização objeto da pesquisa de forma a aplicar o conhecimento adquirido no decorrer do curso de graduação tecnológica em Segurança Privada. Especificamente tem o objetivo de evidenciar o estudo das disciplinas aqui abordadas e entender os programas de reconhecimento, de envolvimento e de remuneração variável. Para realização do trabalho foi utilizado levantamento bibliográfico e de dados colhidos no site da empresa, fazendo então o cruzamento das informações de forma a se alcançar o objetivo pretendido.
.
Palavras-chave: Direito; Segurança Privada; Matemática
- INTRODUÇÃO 05
- DIREITO APLICADO 06
- Conceitos Doutrinários 07
- Arcabouço Legal das Empresas de Segurança privada 08
- GERENCIMANTO DE PESSOAS 10
- Riscos na Segurança Pessoal 10
- Medidas Preventivas na Escolta e Acompanhamento 11
- Serviços de Segurança Pessoal 11
- MATEMÁTICA FINANCEIRA 13
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
- REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
O presente projeto integrado multidisciplinar (PIM V) vem apresentar a empresa do ramo de Segurança, Esparta Segurança tendo como atividade produtos de segurança privada, em que o foco é a prestação de serviços como ronda, pronta resposta, segurança bancária e patrimonial, proteção executiva (VSPP), entre outros. Contudo, o trabalho nos permite desenvolver a capacidade de entendimento nos negócios, tendo advogados especializados para aula de direito.
A cerca disciplina Gerenciamento de Segurança Pessoal e Executiva será realizado um diagnóstico da empresa, de forma a identificar práticas organizacionais relacionadas com os conceitos das disciplinas estudadas no curso, apontando anomalias e práticas diferenciadas e apresentando sugestões de melhorias das práticas atuais, com a devida fundamentação teórica.
A organização possui em seu quadro funcional, cerca de, 2.000 funcionários efetivos nas áreas administrativa, financeira, comercial e Recursos Humanos e operacionais. A Esparta ainda conta com prestadores de serviços (Representantes Autônomos), que atuam com a e venda de serviços de forma a expandir cada vez mais a marca na capital paulista.
As atividades de vigilância e segurança privada compreendem os seguintes serviços: escolta, proteção de pessoas e bens, guarda patrimonial, impressão digital, assessoria de segurança industrial e vigilância de propriedades. É requisitado por empresas, instituições e pessoas físicas. É preciso registrar que o transporte de valores, segurança e ordem pública e o adestramento de cães de guarda estão relacionados em outras categorias.
DIREITO APLICADO
De acordo com Kelsen (2006), todo e qualquer conteúdo pode ser Direito. Não há qualquer conduta humana que, como tal, por força do seu conteúdo, esteja excluída de ser conteúdo de uma norma jurídica. A validade desta não está negada pelo fato de seu conteúdo contrariar o de uma outra norma que não pertença à ordem jurídica cuja norma fundamental é o fundamento de validade da norma em questão.
O autor ainda afirma que o Direito é constituído essencialmente de normas jurídicas e estas formam parte de um sistema, de uma ordem normativa e desde os seus primeiros escritos, tenta sempre situar a ciência do Direito no campo do Direito Positivo, em contraposição às doutrinas jusnaturalistas, que admitem a existência de um outro Direito além do Direito Positivo: o Direito Natural.
No que tange ao direito aplicado á Segurança Privada, no Brasil esta é composta por um conjunto de ordenamentos jurídicos formados por lei, decretos e portarias, e tem como objetivo ordenar e regular as Atividades e Serviços da Segurança Privada no País. Ela estabelece condutas e ações aceitáveis ou recusáveis nas questões referentes a Segurança Privada no Brasil. É fruto de um processo evolutivo iniciado por volta de 1960, durante o regime militar, onde se deram as primeiras leis no Brasil sobre a Segurança Privada.
A legislação que regula a segurança privada é composta por Leis (criadas pelo poder legislativo), Decretos (criados pelo poder executivo federal), e portarias, decretos, instruções normativas, resoluções e pareceres publicados pela Policia Federal, que é o órgão público federal responsável pela autorização, controle e fiscalização das atividades a segurança privada no Pais
A lei, por sua vez, é superior ao Decreto, que não pode contrariá-la, sob pena de ser ilegal e não ter validade. O Decreto, por sua vez, é superior à Portaria ou ato normativo similar. Normalmente, as leis sobre segurança privada sãos criadas e aprovada pelo Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados), os decretos
...