O Projeto Integrado Multidisciplinar
Por: Camila Ramos • 5/6/2023 • Projeto de pesquisa • 3.380 Palavras (14 Páginas) • 37 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III
PETROBRÁS – PETROLEO BRASILEIRO S.A
POLO – ARTUR NOGUEIRA
2023
Rodrigo da Silva Pires - RA 2033773
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III PETROBRÁS – PETROLEO BRASILEIRO S.A
Monografia apresentada ao curso de graduação da Unip – Universidade Paulista, como exigência parcial para obtenção do título de formação em Superior Técnico de Logística com orientação da Profª Angela Maria Pizzo.
POLO – ARTUR NOGUEIRA
2023
[pic 2]
RESUMO
O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia a distância, da UNIP Interativa - Universidade Paulista. Esse trabalho interdisciplinar tem como principal característica estrutural o desenvolvimento no formato de um projeto, cujo propósito consiste em propiciar condições para que o aluno possa desenvolver na prática os seus conhecimentos teóricos, baseados na integração multidisciplinar e na organização como foco de estudo, aplicando suas percepções e conclusões através da metodologia científica para produção acadêmica. O objetivo é inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em aula, proporcionando o desenvolvimento acadêmico no curso de Logística. Foram estudadas as disciplinas de Fundamentos e Importância da Logística, Contabilidade e Estatística Aplicada. Neste trabalho foram levantadas as características e práticas de uma organização, a Petróleo Brasileiro S.A, conhecida como Petrobras, cujos dados foram identificados e analisados permitindo um diagnóstico organizacional, baseado nas disciplinas aplicadas.
Palavras chaves: Logística; Administração; Planejamento; Lucro; Contabilidade; Faturamento; Estatística; Petrobras; Petróleo.
ABSTRACT
The Integrated Multidisciplinary Project - PIM is part of the Pedagogical Program for Higher Distance Technology Courses, at UNIP Interativa - Universidade Paulista. The main structural characteristic of this interdisciplinary work is the development in the form of a project, the purpose of which is to provide conditions for the student to develop in practice his theoretical knowledge, based on multidisciplinary integration and the organization as a focus of study, applying his perceptions. and conclusions through scientific methodology for academic production. The objective is to insert the student in management practices based on theoretical knowledge acquired in class, providing academic development in the Logistic course. The disciplines of Fundamentals of Logistics, Accounting and Applied Statistics
Were studied. In this work, the characteristics and practices of an organization, Petróleo Brasileiro S.A, known as Petrobras, were raised, whose data were identified and analyzed allowing an organizational diagnosis, based on the applied disciplines.
Key words: Logistics; Administration; Planning; Profit; Accounting; Invoicing; Statistic; Petrobras; Petroleum.
.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..................................................................................................6
2. FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGISTÍCA......................................7
2.1 FUNDAMENTODA DA LOGISTICA NA PETROBRÁS......................8
3. CONTABILIDADE..............................................9
3.1 CONTABILIDADE APLICADA NA PETROBRA..............................13
5. ESTATÍSTICA APLICADA.................15
4.1 ESTATÍSTICA APLICADA NA PETROBRÁS................................
6. CONCLUSÃO...........................................................................19
7. REFERÊNCIAS .....................................................20
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como base a Petróleo Brasileiro S.A., com o título do estabelecimento (nome fantasia) e nome comercial de Petrobras, CNPJ: 33000167, com sede situada em Rio de Janeiro – RJ na Av. República do Chile nº 65, centro, foi constituída em 03 de outubro de 1953, razão social: Petróleo Brasileiro S.A, com inscrição estadual de nº 81..281.882, registro na junta comercial de nº 31.436, é uma sociedade anônima de capital aberto e que atua em diversos segmentos da indústria de óleo, gás e energia. Por meio da Lei nº2004/53, foi criada a Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras, sendo responsável pela execução do monopólio estatal do petróleo para pesquisa, exploração, refino do produto nacional e estrangeiro, transporte marítimo e sistema de dutos.
Nesse projeto foram coletadas informações relevantes na área de Logística, e efetuadas análises de Fundamentos da Logística, Contabilidade e Estatística Aplicada, demonstrando a importância dessas matérias dentro de uma organização e utilizando a aplicação prática como método de retenção do aprendizado.
Através da coleta de dados reais da Petrobras foi possível aplicar de forma comparativa, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas envolvidas e exercitar o entendimento dos conceitos aplicados e ainda as vantagens de sua utilização.
2 FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGISTÍCA DA LOGISTÍCA
A palavra logística tem origem do grego com significado de alguém com habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. Partindo do contexto da logística na administração de empresas, percebemos que a logística é mais voltada para auxiliar na estrutura organizacional de uma empresa, provendo recursos, equipamentos e estratégias, estando diretamente relacionada com a produção, distribuição, manutenção, armazenamento e transporte dos materiais, levando em conta o custo de cada procedimento.
Ao longo dos séculos a forma de administrar empresas sofreu várias influências até chegar aos dias atuais. No século XIX, as organizações eram pequenas e poucas, predominantemente artesões independentes, profissionais autônomos, lavradores, entre outros. Com a influência da Revolução Industrial, diferentemente de antes, agora que as obrigações são confiadas a organizações como indústrias, organizações de serviço público, etc.
Todas os ramos procuravam contribuir com a melhoria dos fluxos em sua organização, buscando sempre melhorar suas relações entre fornecedores e clientes. Desse modo, a administração moderna veio em resposta ás consequências dessa revolução operacional, logo, o “crescimento vertiginoso e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação e indispensabilidade de maior eficácia e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado” (RABELO, 2016).
...