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O Projeto Integrador UNIVESP

Por:   •  9/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  6.092 Palavras (25 Páginas)  •  2.260 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

 

 

 

 

 

Ana Lucia Pegetti

Gustavo de Lima França

Ingrid Neri de Paiva

Letícia Mari dos santos

Reynaldo Martinez de Oliveira

 

 

 

 

Medidas e Grandezas no 9º do Ensino Fundamental: utilizando jogos interativos para estimular o aprendizado

 

   

 

 

 

Apresentação do Projeto Integrador - vídeo:

 

Santos - SP

 2019

 UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

 

   

 

 

 

 

 

Medidas e Grandezas no 9º do Ensino Fundamental: utilizando jogos interativos para estimular o aprendizado

 

 

 

 

 

 

Relatório Técnico - Cientifico parcial apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

 

                                                                       

Mediadora: Claudia Regina Simões

 

 

 

 

Santos - SP

2019

PEGETTI, Ana Lucia; SANTOS, Leticia Mari dos; OLIVEIRA, Reynaldo Martinez;

PAIVA, Ingrid Neri de; França, Gustavo de Lima. Medidas e Grandezas no 9º do Ensino Fundamental: utilizando jogos interativos para estimular o

aprendizado 00f. Relatório Técnico-Científico (Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Claudia Simões, Santos, 2019. 

 

 

RESUMO

 

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma atividade prática com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, em sala de aula, utilizando os celulares individualmente ou em grupo, para a resolução de um quizz interativo criado no aplicativo Kahoot de forma a promover a competitividade e o aprendizado por meio de jogos. A atividade será desenvolvida em conjunto com o docente da disciplina, em sala de aula, utilizando recursos digitais para a solução do problema. A temática abordada será Grandezas e Medidas. Os resultados de aprendizagem serão apresentados e discutidos no relatório final, com as devidas considerações sobre a evolução dos alunos no assunto sugerido.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Fundamental II, Gamificação, Grandezas e Medidas, Ensino da Matemática, Kahoot

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 PAIVA, Ingrid Neri de; França, Gustavo de Lima. Medidas e Grandezas no 9º do Ensino Fundamental: utilizando jogos interativos para estimular o aprendizado 00f. Relatório Técnico-Científico (Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Claudia Simões, Santos, 2019. 

 

 

 

ABSTRACT

 

This work aims to develop a practical activity with the students of the 9th grade of Elementary School II, in the classroom, using cell phones individually or in groups, to solve an interactive quizz created in the Kahoot application in order to promote competitiveness and learning through games. The activity will be developed jointly with the teacher of the discipline, in the classroom, using digital resources to solve the problem. The issue addressed will be Measurements and Quantities. The learning outcomes will be presented and discussed in the final report, with due consideration to the evolution of students in the subject suggested.

 

 

KEY WORDS: Fundamental Education II, Gamification, Measurements and Quantities,  Mathematics Teaching 


SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO        5

1.1.         Objetivo Geral        6

1.2.         Objetivos específicos        7

1.3.         Justificativa        8

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

2.1.         Gamificação        10

2.2.         Grandezas e Medidas        11

3. MATERIAL E MÉTODOS EMPREGADOS        13

3.1. Plataforma tecnológica        13

3.2. Atividade proposta        14

3.3. Procedimentos de aplicação da atividade        18

4. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        26

4.1. Implementação da atividade        26

5. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS        41

CONSIDERAÇÕES FINAIS        42

REFERÊNCIAS        43

 


1. INTRODUÇÃO

 

 

A Matemática é vista como uma das disciplinas escolares que os alunos têm dificuldades em aprender. Apesar de fazer parte da vida de todas as pessoas, sempre foi vista em diversas vezes desagradável pelos alunos e desafiadora tanto para os alunos como para os professores, no entanto, a matemática faz parte do cotidiano de todos para resolver inúmeras situações. Tentar relacioná-la com assuntos mais próximos da realidade dos alunos, utilizando-se dela como instrumento de trabalho para qualquer tipo de atividade humana. Esta é uma das alternativas adotadas por vários professores para diminuir os traumas da disciplina na vida dos educandos.

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