Projeto Integrador UNIVESP
Por: Grazi Kajimoto • 22/2/2022 • Bibliografia • 2.057 Palavras (9 Páginas) • 228 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
GRAZIELLE ASSUNÇÃO CODAMA KAJIMOTO
UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA SALA DE AULA
Serrana – SP
2019
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA SALA DE AULA
Relatório Técnico - Cientifico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Tutora: Rita de Cássia de Carvalho
Grupo
Plotze, Amanda Caroline Gomes Kotzent – RA:1826909
Costa, Denise – RA:1822017
Kajimoto, Grazielle Assunção Codama – RA:1822517
Leite, Maria de Lourdes – RA:1826721
Oliveira, Regis Nander de Assis – RA:1819953
Serrana – SP
2019
RESUMO
Neste trabalho intitulado “Utilização de Metodologias Ativas na Sala de Aula” foi realizado um estudo metodológico observacional de forma teórica qualitativa com visitas observacionais, a fundamentação foi elaborada de acordo com observações realizadas na Escola de Ensino Fundamental. Essas observações foram feitas tomando como norte, a utilização de metodologias ativas de ensino e tecnologia, levando em consideração a atual forma de ensino e aprendizagem dos alunos da referida escola. Foram observadas diferentes formas de ensino, como as metodologias ativas influenciam na aprendizagem e na absorção de informações e conteúdos aprendidos pelos alunos. Com base nessas informações partimos para uma dimensão educativa que propicie aos alunos o desenvolvimento, a interatividade, a autonomia e oferecerá aos alunos desta escola a possibilidade de juntamente com a professora e os colegas, desenvolverem um ambiente que estimule a criatividade e relacionamentos sociais que contribuirão para o sócio educativo de cada criança.
PALAVRAS-CHAVE: Ativa; Aprendizagem; Interatividade; Tecnologia;
SUMMARY
In this work entitled "Use of Active Methodologies in the Classroom" an observational methodological study was carried out in a qualitative theoretical way with observational visits, the reasoning was elaborated according to observations made at the Elementary School. These observations were made taking as the north, the use of active teaching and technology methodologies, taking into account the present form of teaching and learning of the students of said school. Different forms of teaching were observed, as the active methodologies influence the learning and absorption of information and contents learned by students. Based on this information, we set out to an educational dimension that provides students with the development, interactivity and autonomy and will offer the students of this school the possibility, together with the teacher and colleagues, to develop an environment that stimulates the creativity and social relationships that will contribute for each child's educational partner.
KEY WORDS: Active; Learning; Interactivity; Technology;
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 01: Lego Education………………………………………………………… 08
FIGURA 02: Google for Education Classroom…………………………………..... 09
LISTA DE QUADROS
QUADRO 01: Entrevistador e Entrevistado…………………………………………12
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................... 07
1.1 Problemas e objetivos......................................................................................... 10
2. APOIO TEÓRICO................................................................................................. 11
3. DIRETRIZ METODOLOGICA ............................................................................. 12
4. ANÁLISE DE DADOS .........................................................................................
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................
6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..................................................................... 14
1. INTRODUÇÃO
A utilização de metodologias ativas permite aos estudantes um envolvimento com o professor e o conteúdo a ser desenvolvido durante as aulas.
Uma aula metodologicamente ativa não consiste apenas no estímulo de contato com outros objetos como, computadores, por exemplo, mas sim, a interação do aluno com o meio em que o objeto é utilizado, assim como a interação social dele com os outros colegas de sala.
Essa interação, permite que o aluno conheça outras formas de utilização dos materiais e, formas de se relacionar, aumentando o seu desenvolvimento intelectual, social e motor.
Figura 01
[pic 1]
Lego Education (www.positivoteceduc.com.br)
Segundo Moran (2015),
“A educação formal está num impasse diante de tantas mudanças na sociedade: como evoluir para tornar-se relevante e conseguir que todos aprendam de forma competente a conhecer, a construir seus projetos de vida e a conviver com os demais. Os processos de organizar o currículo, as metodologias, os tempos e os espaços precisam ser revistos. A escola padronizada, que ensina e avalia a todos de forma igual e exige resultados previsíveis, ignora que a sociedade do conhecimento é baseada em competências cognitivas, pessoais e sociais, que não se adquirem da forma convencional e que exigem proatividade, colaboração, personalização e visão empreendedora. ” (MORAN, 2015)
...