O RESTAURANTE FELLINI E SUA EXCELÊNCIA EM GESTÃO COM PESSOAS
Casos: O RESTAURANTE FELLINI E SUA EXCELÊNCIA EM GESTÃO COM PESSOAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Etezile • 5/4/2014 • 2.293 Palavras (10 Páginas) • 477 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 _ PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS 4
2.2 _ COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL 6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
A finalidade deste trabalho é analisar o que ocorre de modo abrangente na atuação de gestão estratégica de pessoas; gestão por competência; desenvolvimento gerencial e liderança, poder e motivação em uma empresa familiar no caso: Restaurante Fellini, empreendimento familiar, fundado na cidade do Rio de Janeiro em maio de 1993.
Antes do restaurante Fellini, no ano de 1980, Nelson Laskowsky abriu uma pizzaria no sistema de fast-food no bairro de Madureira, mas o empreendimento não deslanchou, não por causa do produto, mas pelo local e pela clientela que não era apropriada.
Decidiu então partir para a Zona Sul, mudando assim do ramo de pizzaria para restaurante à La carte no início, mas após vários estudos e observar os pontos forte e fracos de outros restaurantes, mudou para bufê com cobrança a peso, servindo desde uma simples salada até iguarias finas, como lagosta, caviar ou escargot; participou de associações de restaurantes, inteirando-se de novas práticas através de revistas especializadas.
O gestor Nelson soube muito bem utilizar a psicologia, como ferramenta significativa para aplicar na relação interpessoal dos seus colaboradores, agregando na formação pessoal de cada indivíduo, responsabilidade, objetivos de vida, compromisso, satisfação, criatividade e até mesmo percepção de sentimento que nas circunstâncias do curso da vida, vão eventualmente ocorrendo no processo de evolução de cada ser humano.
A perfeita compreensão dos três elementos que são Cultura Organizacional, Comportamento Organizacional e Clima organizacional pelo gestor Nelson Laskowsky foi fundamental para uma excelente pesquisa de marketing, gestão com pessoas e bom atendimento, e para ser reconhecido e conquistar várias premiações, o Restaurante Fellini não bastaria tentar ser igual ou melhor que os concorrentes próximos, ele teria que ser diferente.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 _ PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS
As idéias pilares básicas do Cognitivismo são (DAVIDOFF, 2001, p. 14): a PSICOLOGIA deve pesquisar processos, estruturas e funções mentais que determina os modos de comportamento, pensamento e sentimento humano; pode-se considerar auto-observação, métodos introspectivos como úteis, porém métodos objetivos devem ser mais privilegiados; conhecimentos psicológicos produzidos devem ter aplicabilidade.
Já a GESTÃO DE PESSOAS, trás o seguinte conceito:
“É um conjunto de práticas e políticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas pra que ambas possam realizá-las ao longo.” (JOEL DUTRA, 2002).
Nesse estudo desse caso veremos de que maneira o gestor Nelson aplicou essas práticas no dia a dia da sua organização.
O anseio pela busca dos objetivos, ainda que moderado influência no processo de definição daquilo que é melhor para o momento. Incerteza e falta de planejamento para o empreendedor que se lança no mercado, são fatores que se configuram prematuramente como estresse, dificultando ainda mais a estruturação do negócio, como um todo.
Em certas circunstâncias, é assim que entendo, uma pequena dose de estresse impulsiona o indivíduo para tomada de decisão, assim sendo, em situações pontuais, um fator positivo, quando vem pra estabelecer o limite entre a ansiedade do resultado em obter lucros rápidos e o medo do prejuízo gerado pela dificuldade de estruturação e a incerteza de mercado.
No caso estudado, o gestor Nelson Laskowosky se deparou com pequenas dificuldades na definição do que seria pra ele o melhor ramo de negócio, onde conciliasse um conjunto de fatores como: localização, tipo de produto, reciclagem de pessoal do conhecimento para entender melhor as necessidades de clientela, de forma correta, com perspectiva para crescimento. Só assim foi possível definir com segurança o seu novo empreendimento: Restaurante Fellini.
Cuidando da qualidade de vida dos seus funcionários, a empresa familiar tendo a frente seus fundadores, adotou uma gestão participativa, promovendo reuniões com os seus 62 funcionários para discutir o andamento dos negócios, oferecendo vários incentivos, proporcionando uma equipe motivada e acreditando num atendimento diferenciado e personalizado, tendo como principal objetivo manter os antigos e atuais clientes e para a absorção de uma nova clientela.
O restaurante Fellini, portanto é uma organização composta de pessoas e recursos, deliberadamente estruturada dispondo de capital e trabalho combinados para alcançar um objetivo comum.
O trabalho coloca-se entre as atividades mais importantes, essencial à promoção da felicidade, podemos observar como isso é latente na vida dos que laboram nessa organização.
Na organização do Fellini, o RH (Recrutamento e Seleção) é formado pelos próprios funcionários que fazem parte de um comitê criado pela administração. Nas reuniões, os empregados opinam sobre contratações e podem sugerir que alguém seja mandado embora por alguma falha grave, portanto todos se preocupam com o bom andamento dos trabalhos e quanto maior e melhor for o desempenho, maior o será a distribuição dos ganhos entre eles. Com a equipe motivada fica mais fácil manter uma das características mais marcantes do Fellini: a obsessão pelo bom atendimento. Assim sendo, o RH se tornou dentro da organização o caminho para a promoção humana e o elo de harmonia entre os seus gestores, empregados e clientes.
A Missão, Valores e Visão da Organização se realizam e se consolidam pelo bom desempenho das pessoas; capital intelectual da empresa; que coordena todas as atividades operacionais da organização; recurso de importância e ilimitado, o grande diferencial do Restaurante Fellini.
A gestão diferenciada da organização teve como principal metodologia manter a qualificação dos seus funcionários, promovendo o aproveitamento e a valorização dos mesmos, como ferramenta de gestão, possibilitando assim cultivar a excelência
...