RESTAURANTE FELLINI: Gestão Com Pessoas
Dissertações: RESTAURANTE FELLINI: Gestão Com Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: afonsoirere • 8/11/2013 • 1.617 Palavras (7 Páginas) • 562 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
LÊDA MARIA DA CUNHA LOBÃO LIMA
RESTAURANTE FELLINI: Gestão com Pessoas
TERESINA
2013
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
LÊDA MARIA DA CUNHA LOBÃO LIMA
RESTAURANTE FELLINI: Gestão com Pessoas
Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso de Recursos Humanos da Faculdade do Norte do Paraná – Unopar.
TERESINA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ................................................................................................ 4
2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................
5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................
9
4.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................ 10
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo prioritário aprimorar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de “Comportamento, clima e cultura organizacional; Metodologia científica; e, Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas”, a partir do estudo do caso de gestão “Restaurante Fellini”.
Através da aplicabilidade da teoria da Gestão de Pessoas buscou-se analisar o caso citado identificando a presença de fatores estressores em meio aos desafios enfrentados pelos proprietários e/ou gestores da organização; identificar as ações de Qualidade de Vida e como elas influenciam nos resultados da empresa; identificar o modelo de liderança, bem como os modelos de RH mais evidenciado e como eles contribuem para o sucesso da mesma; por fim, identificar a cultura e o clima organizacional, analisando como influencia a relação e os conflitos entre as pessoas e grupos.
2. DESENVOLVIMENTO
O estresse é definido como uma reação do organismo que ocorre quando a pessoa se defronta com situações que desencadeiam emoções (medo, irritação, excitação, confusão ou felicidade, por exemplo) e alterações fisiológicas (Lipp, 2001). Essas situações normalmente estão relacionadas às demandas excessivas no trabalho ou à percepção de ausência de recursos adequados para enfrentar a situação (França & Rodrigues, 2005).Tomando como base essas definições, é possível perceber no caso analisado, “Restaurante Fellini”, que o principal fator estressor enfrentado pelo proprietário Nelson Laskowsky foi no momento de abertura do restaurante, quando deparou-se com a concorrência e competição acirrada existente entre os restaurantes localizados no bairro do Leblon – RJ.
Foi nesse momento que ele percebeu que para obter o sucesso deveria manter uma oferta diferenciada, suportada por funcionários comprometidos e eficientes. Dando inicio a um padrão de gestão eficiente em seu restaurante, pautado na Qualidade de Vida no Trabalho e nos princípios de gestão participativa.
Nadler e Lawler (1983) definem Qualidade de Vida no Trabalho de acordo com a evolução no tempo e com as diferentes pessoas que o utilizam, isto é, como uma forma de pensar sobre as pessoas, o trabalho e as organizações. Seus elementos distintivos são a preocupação com o impacto do trabalho sobre as pessoas e sobre a efetividadde organizacional; bem como a idéia de participação na tomada de decisões e na solução de problemas.
A qualidade de vida no trabalho consiste na aplicação concreta de uma filosofia humanista pela introdução de metodos participativos, visando modificar um ou vários aspectos do meio ambiente de trabalho a fim de criar uma situação favorável à satisfação dos empregados e à produtividade.
França e Arellano (2002) sintetizam o conceito ao afirmarem que:
“Gestão da qualidade de vida no trabalho é a busca do equilíbrio dinâmico e harmônico entra as necessidades humanas, biológicas, psicológicas, sociais e organizacionais e os princípios do trabalho ergonômicamente correto e sustentável”.
Partindo desses pressupostos teóricos, percebe-se que o Restaurante Fellini investe em ações que promovem a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho envolvendo os vários ambitos de necessidades (físicas, biológicas e psicológicas), através de ações como:
• Alimentação saudável com a orientação nutricional e alimentos de alta qualdade;
• Promove e incentiva a vacinação dos funcionários, prevenindo doenças como a gripe;
• Possui um programa de distribuição de remédios aos funcionários;
• Disponibiliza planos de saúde de caráter preventivo aos colaboradores;
• Incentiva a atividade física, através do patrocinio do time de futebol do restaurante;
• Promove cursos de culinária saudável;
• Promove a inclusão digital de seus funcionários, distribuindo computadores para aqueles que ainda não possuem;
• Custeia uma programação cultural planejada pelos próprios funcionários
...