RESTAURANTE FELLINI: GESTÃO COM PESSOAS
Ensaios: RESTAURANTE FELLINI: GESTÃO COM PESSOAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigobrandao07 • 6/5/2014 • 970 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
INTRODUÇÃO
Uma das principais dificuldades enfrentadas atualmente pelas empresas, independentemente do seu porte (pequeno, médio ou grande), é a capacidade de que se mantenham atuantes no mercado.
Em um levantamento realizado pelo SEBRAE, 30% das empresas brasileiras fecham suas portas no primeiro ano de vida. De acordo com os dados da Instituição, cerca de 96% das empresas que fecham as portas nos cinco anos iniciais pertenciam ao segmento das micros e pequenas empresas.
Será então discutido neste trabalho os principais focos de atuação das empresas atuais para que possam garantir uma maior durabilidade no mercado perante os desafios e a concorrência que as cercam.
DESENVOLVIMENTO
Segundo o site Administradores.com, alguns fatores podem transformar a capacidade empreendedora das pessoas em uma rápida e frustrante passagem por um novo negócio. São eles:
1) Não possuir um plano de negócios, planejamento estratégico ou análise mercadológica;
2) Misturar as finanças da empresa com as pessoais;
3) Contratar qualquer familiar ou amigo, e não as pessoas mais adequadas para a empresa.
4) Não estabelecer metas e prazos para as pessoas.
5) Tomar decisões sem informações precisas, principalmente informações financeiras.
6) Contrair empréstimos para pagar as despesas operacionais, sem ter um plano de recuperação/reestruturação.
7) Não tomar as decisões no momento em que é preciso, principalmente quando envolvem demissões, mudanças de procedimentos, aumento de atividades e controles, suspensão de operações, aumento no investimento, entre outras.
8) Perder o comando, a comunicação e o respeito das pessoas.
9) Ficar dependente de funcionários, fornecedores ou clientes.
10) Acreditar que sabe tudo, que não precisa de ajuda e que nunca enfrentará dificuldades.
Pois bem, o estudo de caso nos confere uma empresa (restaurante) que foi fundado em 1993 no Estado do Rio de Janeiro, Zona Sul, onde inicialmente o espaço foi adquirido e não realizado nenhum investimento como, por exemplo, decoração e lançamento dele à mídia.
Logo, os proprietários da empresa enfrentaram baixas clientelas e o não retorno do investimento já realizado com a compra do estabelecimento, no entanto a forma encontrada pelo Sr. Nelson (proprietário) em alavancar seus negócios foi justamente encontrar a humildade necessária de modo a sempre reaprender as estratégias de suas atividades. Passou então a visitar outros restaurantes, a observar os pontos fortes e fracos, freqüentar associações de restaurantes, dentre outros meios de trocas de experiências.
Bergamini (2008) lembra que o senso comum é mal utilizado nas organizações pelos administradores e demais profissionais. Ela apresenta uma série de frases advindas do senso comum e que usualmente escutamos no ambiente de trabalho como sendo verdade absoluta, mas na verdade se trata do senso comum. Veja:
[...] as pessoas só querem uma oportunidade para mostrar o que são capazes de fazer; tenha sempre cuidado com um executivo que perde as estribeiras ou tenha sempre em mira o homem que nunca perde a calma; um bom vendedor vende a própria imagem antes de vender o seu produto ou um bom produto vende-se por si só. O lílder naste líder ou qualquer pessoa pode ser treinada para ser um líder eficaz [...] (BERGAMINI, 2008, p. 14, grifos do autor).
Na empresa em questão o foco da empresa é a satisfação dos clientes internos e externos, oferecendo um atendimento personalizado, uma equipe permanentemente treinada e boa comida a preço acessível. Sua equipe de gestão acredita que para o atendimento diferenciado e personalizado é necessário permear nos colaboradores a idéia do “win, win, win”, ou seja, todos ganham. Neste caso os colaboradores ganham em qualidade de vida no trabalho, os clientes em um excelente serviço prestado e a empresa em sem tempo duradouro de mercado. Premiações, auxílio fralda, vale-casamento dentre outros benefícios são ofertados aos
...