O Relato Das Leituras Obrigatórias
Por: Priscila Lessa • 6/7/2023 • Relatório de pesquisa • 3.988 Palavras (16 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 5
3 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 6
4 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 7
5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 8
6 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 9
7 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 10
8 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 11
9 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 12
10 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 13
11 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 14
12 RELATO DA OBSERVAÇÃO 15
13 PLANOS DE AULA 16
14 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 17
15 RELATO DA REGÊNCIA 18
16 RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR 19
17 RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA 20
18 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO 21
19 ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA 22
20 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR 23
21 PLANO DE AÇÃO 24
22 RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR 25
23 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 28
INTRODUÇÃO
A função social da escola é integrar família e escola no processo educativo, envolvendo todos os atores sociais que compõem a comunidade escolar, buscando a manutenção de um ensino com qualidade, superando os efeitos das reprovações e evasões, propiciando um desenvolvimento cultural que assegure condições para fazerem frente às exigências do mundo contemporâneo, através de uma formação humana e emancipadora.
O período de estágio tem por objetivo estabelecer um paralelo entre os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica e os conhecimentos vivenciados dentro da escola, a partir das observações realizadas na escola, analisando-se a proposta política pedagógica dentre outros aspectos.
O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Coelho Ávila Junior na disciplina de matemática. O estágio foi realizado por meio de entrevistas, observações em sala de aula nas aulas dos professores na disciplina de matemática. No momento da regência houve grande participação da turma escolhida realizando as proposta da aula, pode-se perceber a realidade muitos alunos do ensino médio neste período que foi de 29/08/2022 a 26/09/2022.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Todo educador deve ter consciência, autonomia, e principalmente bom senso para entender a necessidade da prática educacional e fazer uso deste acontecimento. O estágio traz momentos de investigação, e quando bem orientado, gera um processo dialético das práticas educativas, compreendendo que o aluno, a escola, seus profissionais e a comunidade vivem num ambiente histórico, cultural e social que sofre transformações com o tempo. O Estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação. Nele está a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, e entender a realidade na qual irá trabalhar.
Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Desta forma, “O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia” (PIMENTA E LIMA, 2004), tornando-se etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer sua função como educador.
Segundo Bianchi et al. (2005) o Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica.
O professor precisa ter conhecimento cientifico, conhecimento prático e conhecimento técnico. Conclui-se que o professor precisa saber desenvolver habilidades que condizem com a prática, conforme as diversas situações em que ocorre o ensino, ou seja, traçar objetivos do que se pretende alcançar com determinada técnica, articulando teoria, prática e habilidade desenvolvidas.
...