O Relato Das Leituras Obrigatórias
Por: Bete Marques • 23/5/2023 • Relatório de pesquisa • 7.257 Palavras (30 Páginas) • 471 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 9
3 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 11
4 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 12
5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 13
6 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 15
7 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 17
8 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 18
9 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 20
10 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 21
11 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 22
12 RELATO DA OBSERVAÇÃO 23
13 PLANOS DE AULA 26
14 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 32
15 RELATO DA REGÊNCIA 33
16 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 37
CONSIDERAÇÕES FINAIS 38
REFERÊNCIAS 39
INTRODUÇÃO
O presente estágio tem como objetivo aperfeiçoar as técnicas e registrar as experiências vividas ao longo do semestre de estudo, além disso proporciona um momento de relacionar a teoria apresentada nas aulas á prática utilizada em uma sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Durante o estágio se relaciona o conteúdo aplicado com as diversas disciplinas da grade curricular do curso de pedagogia e observa-se procedimentos e elaboração dos conteúdos metodológicos e didáticos para a aplicação das atividades pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
O relatório que segue resulta do estágio realizado na Escola Municipal Coronel José de Souza Spinola, no 5° ano do Ensino fundamental, no período vespertino, em uma sala com 22 alunos, acompanhados pela professora Cassia Michaele Almeida da Silva.
O objetivo foi o de observar a pratica docente nas séries iniciais do ensino fundamental. No total foram 100 horas, divididas em 4 dias de observação e 4 dias de aula, além da participação em aula, foram realizadas leituras, entrevistas e observações que permitiram a construção do relatório.
O momento do estágio supervisionado é de grande importância, pois coloca o aluno frente às situações vividas em sala. É no estágio supervisionado que o aluno terá o primeiro contato com seu campo de atuação, sendo assim o estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando vivencia experiências, conhecendo melhor sua área de formação, assim sua formação torna-se mais significativa, momento de produzir discussões que possibilitarão uma boa reflexão crítica, construindo sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do professor.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A Interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem é entendida como um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas.
A prática interdisciplinar procura romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada, revelando pontos em comum e favorecendo analises criticas a respeito das diversas abordagens sobre o mesmo assunto.
No contexto de ensino aprendizagem educacional, muitas são as discussões sobre a interdisciplinaridade como movimento propiciador de um conhecimento menos sistematizado e focado nos distintos elementos conceituais. Dessa forma, o artigo estudado: “A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem” de Juarez da Silva Thiessen traz argumentos para a compreensão do assunto.
Da mesma maneira que elabora os assuntos pedagógicos, o autor também escreve sobre os elementos epistemológicos, ou seja, as questões relativas a nossa realidade social e a compreensão sensorial da nossa aprendizagem, nos leva a uma reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano.
Se nota a preocupação da educação moderna em perfazer as competências e habilidades da grade curricular. Se pode pensar porque não propor uma aproximação metodológica entre português e geografia? Entre artes e física? Pensar em interdisciplinaridade é pensar também em trabalhos coletivos que fomentem uma aprendizagem menos conceitual. Segundo Juarez Thiessen, as áreas de ciências humanas se notabilizam por evidenciar mais fortemente a questão interdisciplinar.
Thiessen ainda ressalta os obstáculos a serem percorridos e a necessidade do alargamento da compreensão da interdisciplinaridade como busca por novos métodos de ensino. Nesse sentido, cabe também ao professor abandonar o dogmatismo de sua disciplina e partilhar o conhecimento mediante uma teia multidisciplinar com as ciências e as congruências da vivência cotidiana.
Por isso, quanto mais interdisciplinar for o trabalho docente, quanto maiores forem as relações conceituais estabelecidas entre as diferenças ciências, quanto mais problematizantes, estimuladores, desafiantes e dialéticos forem os métodos de ensino, maior será a possibilidade de apreensão do mundo pelos sujeitos que aprendem (Thiessen)
...