RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Por: Josiane Oliveira • 4/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.565 Palavras (7 Páginas) • 4.520 Visualizações
– RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Considerando o artigo apresentado, compreendemos que para os autores o Ensino de História no tema errancais, conquistas e perdas na educação básica brasileira tornou-se um tema de relevantes contendas, discussões políticas e teorias no contexto do movimento de resistências política e educacional da ditadura civil-militar brasileira.
Então, torna-se importante entender o passado do ensino de história nas escolas constantes no período da ditadura e a situação em que este se encontra hoje, no intuito de proporcionar benefícios para a consideração e o debate acerca de novas propostas de ensino para a educação básica, já que, a partir desta, podem-se desenvolver melhores recursos que têm acesso à escola, revelando as para a comunidade, as raízes e verdades na historia
Portanto indiscutível que nem todo conhecimento que os seres humanos apresentam sobre a história tem as características de relação científico. Expõe-se - se afirmar também de uma educação ideológica da realidade histórica, baseado em informações que incluem a prática
Assim, portanto ocorreu uma reflexão sobre o estado do conhecimento histórico e pedagógico, como também a exclusão da disciplina Estudos Sociais depreciação da História. Os currículos divididos, a formação de professores em Licenciaturas Curta. Conteúdo dos livros didáticos tornando-se lançados e a profissão professor tornando-se preconizada.
Alguns processos se consolidaram a partir de determinadas circunstâncias em condições políticos gerais. Estudo cientifica apresentam que a conhecimento e a educação de história não é somente reforçar, mas sim a reconhecimento à cultura escolar, os educação e as recursos educativas, processos em diversas áreas por professores. A Desenvolvimento pode ser também um sistema de apresentar conhecimentos eruditos produzidos em outros espaços: existe também uma produção escolar.
Diferentes lembranças nos são prováveis quando observamos com importância e seriedade a uma questão problematiza-se seu experiência recordando que além das necessidades hermenêuticas que são referentes a todo desenvolvimento de transmissão de conhecimentos, seja qual for a sua organização, a História envolve propriedades que a tornam em um objeto de aprendizagem com questões diferentes. Indica-se a necessidade de ensinar a História.
Contando com os meio do historiador, resultando daí os recursos e técnicas de trabalho, que apresentam para atividades que precisam estar presentes em todo o desenvolvimento educacional, resumidas nos decorrentes condições, aprender a organizar possibilidades, aprender a identificar fontes históricas, aprender a considerar fontes, aprender a analisar a confiança das fontes, e, por último, a aprendizagem da causalidade e a início na explicação histórica. Entretanto, determinada ao longo do tempo e do desenvolvimento
Nesse entendimento, a análise histórica escola expressão a desvalorização e desrespeito da história no período da ditadura, sendo que faz - se fundamental ressaltar, que mesmo com o fim da ditadura não mudou muito e permanecem velhos e novos problemas ocorrendo dentro do ensino de História. Como desenvolvimento interdisciplinar em que conhecimentos diferentes se inter-relacionam, causa princípios avaliativos na compreensão da história, apresenta que a tentativa para se reconstruir o passado cada vez mais analogamente à su realidade revela a intensa procura por respostas.
– análise DOS TEXTOS DOS PCNS
Analise do Texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
O PCN do ensino médio destaca a importância da preocupação em educar o cidadão crítico, consciente dos seus direitos e deveres. A partir disso foram elaborados os PCNs, para que fossem proporcionados aos alunos o acesso aos conhecimentos sobre as diversidades das disciplinas.
O PCN passa sobre a disciplina de História nas escolas que tem por obrigação uma modificação admissível a ser concretizada e modificação acontecerá quando os profissionais repensarem sua atitude de educação e passarem a desenvolver práticas mais estimulantes e participativas capazes de estabelecer o aluno no procedimento histórico.
O educador deve sempre ter em mente que o ensino de História tem como uma de suas finalidades mais significativas a acrescentamento do horizonte de referência temporal dos alunos, de suas capacidades de explicação histórica e de suas atitudes de respeito e compreensão à diversidade cultural das sociedades e da sociedade brasileira em particular, o novo olhar sobre o ensino de História tem melhorado não o esperado mas com certeza tem avançado muito.
Os autores falam dessa nova perspectiva que é de fazer com que o aluno pense, em vez de apenas memorizar. Isso vai ao encontro do novo pensamento de um estudo com mais significados e que tenha mais abrangência naquilo que é estudado, O novo ensino também leva em consideração o que os alunos pensam e como as suas críticas podem ser aproveitadas. Estes aspectos são fundamentais para que nossos alunos se tornem críticos e capazes de desenvolver a compreensão sobre os fatos ocorridos no passado. Assim possam influenciar no futuro levando-os a indagações que provocarão a consciência da natureza desse saber.
Segundo o texto dos parâmetros curriculares nacionais, é consensual a impossibilidade de estudar a história de todos os tempos e sociedades, tornando necessário, portanto fazer seleções baseadas em determinados critérios para estabelecer os conteúdos a serem ensinados.
Nessa escolha de conteúdos a preocupação central é propiciar aos alunos o dimensionamento de si mesmo e de outros indivíduos em grupos, em temporalidades históricas e levar os alunos a entenderem que os problemas atuais e do cotidiano não podem ser explicados a partir do presente antes requerem questionamentos ao passado, análise e identificações relações entre vivências sociais e o tempo sendo preciso ensinar procedimentos e incentivar atitudes nos estudantes que sejam coerentes com os objetivos da História.
Entre os procedimentos é importante que aprendam a coletar as informações em bibliografias e fontes documentais selecionar eventos e sujeitos históricos e estabelecer relações entre eles no tempo observar e perceber transformações e diferenças, identificar ritmos e durações temporais e elaborar trabalhos individuais e coletivos, que organizem estudos pesquisas e reflexões.
ANÁLISE DOS MATERIAIS DE APOIO
Embora alguns materiais possam ser usados em diferentes disciplinas, cada conteúdo necessita de um tipo específico de material, que possa contribuir, de modo efetivo, para o estabelecimento de algumas condições favoráveis ao ensino e à aprendizagem. Nada desse materiais terá impacto na melhoria do aprendizado, ser não for usado de maneira correta na sala de aula.
...