TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO AMERICANO DE TEOLOGIA

Por:   •  2/6/2022  •  Artigo  •  5.461 Palavras (22 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE ADVENTISTA DA AMAZÔNIA

SEMINÁRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA

JOSENILTON DE BRITO MONTEIRO

JOSÉ FERNANDO DA SILVA SANTOS

FESTIVAL DO MARISCO DE SALINAS DA MARGARIDA/BA

BAHIA

2022

JOSENILTON DE BRITO MONTEIRO

JOSÉ FERNANDO DA SILVA SANTOS

FESTIVAL DO MARISCO DE SALINAS DA MARGARIDA/BA

Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia da Faculdade Adventista da Amazônia como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de bacharel em Administração, sob a orientação do Prof. Dr. Agenilton Corrêa.

BAHIA

2022

JOSENILTON DE BRITO MONTEIRO

JOSÉ FERNANDO DA SILVA SANTOS

FESTIVAL DO MARISCO DE SALINAS DA MARGARIDA/BA

Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia da Faculdade Adventista da Amazônia como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de bacharel em Administração, sob a orientação do Prof. Dr. Agenilton Corrêa.

Aprovado em: ___/___/______.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Prof. Dr. Agenilton Corrêa

Orientador

_________________________________________

Prof. Dr. Daniel Plenc

__________________________________________

Prof. Me. Clodoaldo Tavares

RESUMO

Este trabalho consiste em uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório onde buscou-se identificar qual a importância do Festival do Marisco em Salinas da Margarida/BA, a partir da percepção dos moradores. A fim de abordar qual a relevância social, econômica e cultural o evento apresenta para a cidade e a população local, tendo como principais objetivos apresentar um histórico sobre o Festival do Marisco e destacar os fatores mais importantes que compõem o evento. Através da análise dos resultados obtidos, ficou evidente a importância que o Festival do Marisco propicia para os moradores do Município de Salinas da Margarida-BA, sendo um evento que possibilita explorar a cultura e os costumes da cidade, como fonte atrativa para turistas, gerando um impacto positivo na economia, já que possibilita que os moradores trabalhem durante o festival, gerando uma fonte de renda. Além disso, o Festival tem como objetivo valorizar o trabalho de pescadores e marisqueiros nativos que sustentam a economia daquela região. Por fim, o evento é uma fonte de entretenimento e lazer para todos os turistas que participam da festa e municípios vizinhos.

Palavras-chave: Festival do Marisco, Bahia, Cultura.

        

ABSTRACT

This work consists of a descriptive-exploratory research which sought to identify the importance of the Seafood Festival in Salinas da Margarida/BA, from the perception of the residents. In order to address the social, economic and cultural relevance the event presents to the city and the local population, having as main objectives to present a history of the Seafood Festival and highlight the most important factors that make up the event. Through the analysis of the results obtained, it was evident the importance that the Seafood Festival provides for the residents of the Municipality of Salinas da Margarida-BA, being an event that makes it possible to explore the culture and customs of the city, as an attractive source for tourists, generating a positive impact on the economy, as it allows residents to work during the festival, generating a source of income. In addition, the festival aims to value the work of native fishermen and shellfish gatherers who support the economy of that region. Finally, the event is a source of entertainment and leisure for all tourists who participate in the festival and neighboring municipalities.

Keywords: Seafood Festival, Bahia, Culture.

Sumário

1 INTRODUÇÃO        7

1.2 PROBLEMA        7

1.3 JUSTIFICATIVA        7

1.4 OBJETIVOS......................................................................................................        8

4.1. Geral        8

4.2. Específicos        8

2 REFERENCIAL TEÓRICO        8

2.2 Manifestações Culturais        10

 3 METODOLOGIA.......................................................................................................        11

4 ANÁLISE E RESULTADOS        13

4.1 Conhecendo Salinas da Margarida/BA        13

4.2 O Festival do Marisco em Salinas da Margarida/BA        15

4.3. O Festival do Marisco e as relevâncias econômica, social e cultural        16

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................17


1 INTRODUÇÃO

O Festival do Marisco de Salinas da Margarida/BA é o maior evento do mês de novembro realizado na cidade baiana, onde ocorre durante três dias consecutivos com muita animação e alegria. O evento conta com mais de 50 mil pessoas por noite, incluindo um público diversificado que envolve todas as idades.                
        Salinas da Margarida é um município brasileiro do estado da Bahia, formado por uma população com um pouco mais de 16 mil habitantes, que vivem principalmente da pesca artesanal. Localiza-se entre os municípios limítrofes de Saubara, Maragojipe, Jaguaripe e tem como limite marítimo a ilha de Itaparica com os municípios de Itaparica e Vera Cruz.

O presente trabalho tem o objetivo de abordar a importância do Festival de Marisco, em Salinas da Margarida-BA, para os moradores do município destacando os impactos econômicos e culturais promovidos pelo Festival, que reúne turistas de todo país.                
        O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa-descritiva, através de uma abordagem mista, onde teve como instrumento de coleta um questionário, a fim de investigar a relevância do Festival para a população local.

1.2 PROBLEMA

        O festival pode ser caracterizado como um evento em que pese fatores artístico-culturais, composto de apresentações previamente selecionadas, com o objetivo de competição, divulgação ou promoção comercial. Tem frequência variável e pode acontecer em ambientes abertos ou fechados (TENAN, 2002).

        Os festivais são considerados como ponto de encontro de necessidades e deveres sociais específicos, que proporcional entretenimento. Estes momentos de celebração oferecem um sentido de pertencimento para grupos religiosos, sociais ou geográficos. A visão que a população tem sobre os festivais é que estes eventos geram benefícios econômicos para a comunidade local, contribuem para a coesão social e geram incentivos sociais para os moradores e para os negócios (GURSOY et al. 2004).  

Nesse contexto, esta pesquisa partiu da seguinte problemática: qual a importância do festival do Marisco para os moradores de Salinas da Margarida-BA? Quais os benefícios que esse Festival proporciona para a população local e para a cidade levando em consideração os fatores econômicos, sociais e culturais.

1.3 JUSTIFICATIVA

        O Festival do Marisco de Salinas da Margarida/BA é uma das maiores manifestações culturais de rua que ocorre no município, envolvendo os moradores e atraindo turistas de todo país, é um festival que apresenta uma grande relevância social, principalmente para a população pesqueira de região.                
        A pesca artesanal é uma atividade comercial realizada exclusivamente pelo trabalho manual do pescador, onde é desenvolvida por meio de embarcações de pequeno e médio porte, equipamentos simples e insumos utilizados nos comércios locais, sendo uma das principais subsistências da economia do Estado da Bahia, e inclusive de Salinas da Margarida/BA, onde um dos principais objetivos do festival é valorizar o trabalho de pescadores e marisqueiros nativos que sustentam a economia da região.

As comunidades tradicionais pesqueiras da Bahia, possuem tradicional modo de viver e de lidar com a natureza, têm história e cultura de raízes pro­fun­das que são passadas através da oralidade, de geração para geração. A relação de apropriação desenvolvida por essas comunidades com a natureza é caracterizada por extremos laços de identidade, conhecimento e, principalmente, respeito, através dos quais são desenvolvidos valores simbólicos e materiais que asseguram o seu modo de vida tradicional e caracterizam suas territorialidades (RIOS, 2019).

        Desse modo, a criação do festival de origem baiana é fruto da valorização da cultura e valores sociais da sua população entre eles os pescadores e marisqueiros que apresentam uma grande relevância na economia daquela região.

1.4 OBJETIVOS  

4.1. Geral

        Analisar a importância do Festival do Marisco, em Salinas da Margarida-BA, a partir da percepção dos moradores que residem no município.

4.2. Específicos

        Através dos objetivos específicos, pretende-se:

  1. Apresentar um histórico sobre o Festival do Marisco;

  2. Apontar relevâncias econômicas, sociais e culturais do Festival;

  3. Evidenciar as diferenças de percepção dos moradores a partir das faixas-etárias.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Elementos Culturais do Estado

A palavra cultura é originária do latim. Etimologicamente, cultura deriva do verbo latino colo, matriz também das palavras colonização e cultivo. Cultus, sua forma nominal, tanto significava para os romanos o trabalho de cultivar a terra quanto o ato de reverenciar os mortos. De igual forma, culturus, o particípio futuro do verbo, tinha na língua de Roma um duplo significado: o de trabalhar a terra e o de educar os homens para a vida (Bosi, 1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (303 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com