O TANGRAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Samara Peres • 26/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.622 Palavras (7 Páginas) • 1.158 Visualizações
O TANGRAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
O uso da Tangram em séries iniciais da educação básica com intuito de desenvolver o raciocínio lógico matemático de forma lúdica.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo observar crianças da educação infantil, tendo uma proposta de levar o ensino da matemática de uma forma lúdica e dinâmica. A experiência foi realizada em uma escola particular Centro Educacional Betel localizado no município de Buriticupu/MA, com alunos de 3 a 5 anos do maternal. O propósito do projeto teve a finalidade de auxiliar os alunos no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico, de forma dinâmica. Além disso estimulara significativamente a familiarização dos mesmos a matemática por meia de figuras planas, figuras essas que compõe o jogo Tangram logo essa relação ajudará gradativamente no processo educacional desses indivíduos minimizando suas dificuldades futuras. Neste projeto os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Tangram e um pouco de sua história contada através de teatro, além de aprender brincando. Com esta experiência pudemos observar uma maior interação entre os alunos para a realização das atividades propostas e foi possível compreender a importância do trabalho com abordagens diferenciadas para o ensino de conteúdos geométricos a partir dos primeiros anos de ensino.
Palavras–chave: Educação infantil; forma lúdica; tangram.
- Introdução
Desde o nascimento, toda criança tente a ver tudo, ser bem observador pois é tudo novo, com esse pensamento podemos percebe que ele quer conhecer o mundo ao seu redor e tente a explorá-lo. A maioria das escolas pendem a não investir nesse processo de desenvolvimento do saber, deixando de explorar a capacidade infantil de percepção em trabalhos com geometria. A falta desse incentivo pode provocar vários danos no seu aprendizado deixando seu conhecimento reprimido. A matemática particularmente é a disciplina que mais reprova pela falta desse contanto desde cedo, por ser considerada como uma “matéria difícil”, monótona, citar apenas cálculos, deixa com que o aluno caia no estado fatigante, o fato é que o ambiente não contribui para melhorar toda essa situação então temos que refletir juntos como refere Polya:
"O principal objectivo da educação é ensinar os mais novos a pensar e a resolução de problemas constitui uma arte prática que todos os alunos podem aprender. Porque o ensino é, na sua perspectiva, também uma arte, ninguém pode programar ou mecanizar o ensino da resolução de problemas; este ensino é uma actividade humana que requer experiência, gosto e bom senso”. (BOAVIDA, 1992, p.109)
Com o pensamento voltado a melhorar sempre o aprendizado e pensando que os anos iniciais da educação é a base para o desenvolvimento desse aluno podemos seguir vários pensamentos históricos que estão dispostos para melhorar esse ensino segundo (BARBOSA, 2011):
“O pensamento geométrico desenvolve-se inicialmente pela visualização: as crianças conhecem o espaço como algo que existe ao redor delas. As figuras geométricas são reconhecidas por suas formas, por sua aparência física, em sua totalidade, e não por suas partes ou propriedades. ” (BRASIL, 1997, p. 127)
Cabe aos professores essa grande responsabilidade de desenvolver esse ambiente agradável, fazendo com que o aluno se sinta mais confiante e satisfeito com o que o professor o propõe, então o uso de jogos matemáticos pode garantir um ambiente enérgico, havendo a interação mais divertida e produtiva para ambos os lados. Entendendo também que se bem utilizado, o jogo é uma grande ferramenta de auxílio, sendo bem usada, ajudará a desenvolver o raciocínio lógico, dedutivo e estimulam a concentração, fatores estes que são importantes para o aprendizado de Matemática como também para a resolução de problemas, e que são exigidos na tomada de decisões e elaboração de estratégia no jogo. Diante desses desafios surge várias indagações entra elas; A falta de assimilação das formas geométricas nos anos inicias, poderá prejudicar o ensino futuro desses alunos? Podemos responder essa pergunta pela colocação de Piaget (1971), "o jogo não é apenas um entretenimento, mas uma maneira de contribuir e enriquecer o desenvolvimento intelectual do educando"; qual é a importância da matemática? A importância da Matemática, segundo os PCNS:
Matemática, surgida na Antiguidade por necessidades da vida cotidiana, converteu-se em um imenso sistema de variadas e extensas disciplinas. Como as demais ciências, reflete as leis sociais e serve de poderoso instrumento para o conhecimento do mundo e domínio da natureza. (Parâmetros Curriculares Nacionais,1997, p.19); porque devemos estudar geometria? Segundo Fainguelernt (1995) defende a ideia de que a Geometria exerce função essencial no ensino, pois faz com que as estruturas mentais sejam acionadas na transferência de dados concretos e experimentais para os aspectos de abstração, se tornando um tema integrado entre as diversas partes da Matemática.
A pesquisa teve como objetivo apresentar um método para desenvolver a geometria nos anos iniciais da educação através do Jogo Tangram. Para podermos detectar a melhoria na coordenação motora do aluno; o aumentar a memorização de forma geométricas através de desenhos, desenvolvendo, assim, o raciocínio lógico com um método bem dinâmico.
Com uma finalidade de auxiliar os alunos no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico, de forma dinâmica. Além disso estimulara significativamente a familiarização dos alunos com a matemática por meia de figuras planas, figuras essas que compõe o jogo Tangram logo essa relação ajudará gradativamente no processo educacional desses indivíduos minimizando suas dificuldades futuras.
2. Materiais e Metodologia
A Matemática é uma ciência que tem por objeto de estudo as relações entre os números, as formas, as grandezas e as operações entre estes elementos. Ao longo da história, está se apresentou de modo a separar as pessoas, visto que o conhecimento gera poder, pois nas culturas antigas, conhecimento era privilégio de poucos. Dessa forma, historicamente, nasceu um preconceito de que a Matemática é um conhecimento direcionado apenas a poucos indivíduos talentosos.
Por este motivo, o ensino e a aprendizagem da Matemática, recentemente, está sendo estudado, de modo a tentar universalizar o aprendizado desta ciência e promover a acessibilidade a todas as pessoas. Dentre as maneiras, destaca-se a matemática lúdica. Haja visto que o presente projeto está voltado a crianças 3 a 5 anos, resolvemos utilizar o jogo Tangram, um breve resumo o que é o Tangram:
...