Os Elementos Fundamentais ao Planejamento da Pesquisa
Por: andersonn_c10 • 6/8/2023 • Dissertação • 1.554 Palavras (7 Páginas) • 63 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA CIENTIFICA CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS (NOITE)
SEMESTRE: 2020.2
PROFESSOR: NIVALDO GERONCIO ALUNO: ANDERSON CARVALHO FRANÇA MATRICULA: 202250563
Avaliação 2 Da Primeira Unidade
- Os elementos fundamentais ao planejamento da pesquisa como, por exemplo, a curiosidade, iniciativa, disposição e o raciocínio, são através desses elementos que produzimos conhecimento novo. Formulação do problema, especificar os objetivos, identificar o tipo de pesquisa, fazem parte de um projeto como o todo que vai esclarecer e processar a pesquisa, vai trazer assim as etapas a serem desenvolvidas, na minha opinião, são elementos que fazem parte como um todo de princípios e diretrizes em um planejamento que traça atingir os objetivos a serem alcançados.
De certa forma tem-se a necessidade que tal projeto seja detalhado e sucinto para assim proporcionar a relevância e a qualidade necessária. Todas as pesquisas para serem iniciadas tem de ser aprovadas, sendo assim, o projeto tem de ser, claro, preciso e objetivo. O planejamento, a divulgação e a execução da pesquisa também são fundamentais para suceder uma pesquisa, imaginação disciplinada, juntamente com a criatividade associada a perseverança e a paciência, são elementos que também colaboram para que uma pesquisa seja elabora e transcenda o objetivo alcançado pelo pesquisador, levando assim, a satisfação do publico ao qual foi dirigida a pesquisa.
Ter a previsão racional de um evento ou atividade, que se pretende realizar a partir da perspectiva cientifica do pesquisador é a definição do caminho para abordar certa realidade. Determinar a metodologia, coleta dos dados, sua análise e interpretação para elaboração do relatório final como, por exemplo; monografia, dissertação e tese, pis, tudo é de certa forma calculado no planejamento da pesquisa. Além de oferecer respostas claras, necessita é claro de que seja bem planejada. Para facilitar o planejamento da pesquisa é fundamental que o pesquisador já tenha alguma intimidade intelectual sobre o tema vinculado ao seu planejamento de pesquisa, de alguma forma se estiver relacionada á carreira profissional que esteja querendo futuramente, torna um planejamento de pesquisa mais aprofundado e coeso tanto quanto coerente, facilitará também em um planejamento através de uma perspectiva
bem planejada e de certo modo é um bom caminho para que assim consiga um planejamento com objetivos e diretrizes de qualidade. No fim, devemos considerar em um projeto de pesquisa sua relevância tanto teórica quanto a social.
- O pesquisador hoje em dia deve ter consigo atitudes que demandam predisposição para enfrentar e vencer inúmeras disputas. Buscar sempre o conhecimento e soluções para diversos problemas, os conhecimentos devem ser assim aperfeiçoados e aplicados com o intuito de alcançar e por final beneficiar, melhorar a realidade do publico alvo que é a sociedade no geral. Vejo como um exemplo de atitudes que um pesquisador deve carregar consigo, como; ser persistente, tirar conclusões, ser organizado, ser proativo, ser crítico, saber desenvolver suas curiosidades, saber classificar e acompanhar as descobertas atuais, ser racional, ter u bom planejamento de pesquisa.
Tais atitudes demonstram o que é fundamental para o sucesso final de uma pesquisa, diante dessas atitudes o pesquisador deve ter consigo o papel de um ser transformador em um planejamento social ao qual o mesmo faz parte, ele deve ser o carro chefe, aquele que transmite conhecimento e ultrapassa barreiras. O mesmo deve conduzir suas pesquisas de forma consciente, sendo ético, tendo responsabilidade social, política, tendo em vista que devera portar o senso crítico, regrado na razão do raciocínio logico intelectual. Atitudes como, paciência, criatividade, persistência, coragem, devem ser peculiares as atitudes do pesquisador.
Buscar incessantemente pelo conhecimento reproduzindo, como a reprodução do mesmo são atitudes e características que desenvolvem um bom pesquisador. A integração com os meios políticos, sociais, são formas de parcerias que tem como objetivos final alcançar o desenvolvimento cientifico e social, tendo em vista a pesquisa como meio final de atender demandas ao qual o pesquisador esta inserido. Tendo em vista que o pesquisador deve esta atento para o princípio educativo como conhecimento de um processo centralizado na ação pautada em atitude educativa.
Ter visão humanística diante de temas e assuntos a serem estudados em comum com os interesses da sociedade, tendo em vista que é preciso sempre explorar situações em prol da ética e dos valores ideológicos, ousar com o avanço no desconhecido, mesclando da criatividade em conjunto com a curiosidade é crucial para que a pratica diária de criação em oportunidades de pesquisa. Compreender, interpretar e analisar as informações que foram pesquisadas faz parte de uma capacidade administrativa e logística do pesquisador coerente, a busca pelo aprimoramento traz para o pesquisador a natureza diversificada das situações que serão resolvidas e sanadas a curto prazo. É da inquietação de um pesquisador que parte o seu interesse por respostas que poderão ser obtidas através de um trabalho científico resultante da realização e da dedicação a uma pesquisa para qualquer que seja a sua finalidade.
A definição de uma metodologia a ser seguida, depende da inquietação ou problemática que o pesquisador tem vista, sendo assim ele opta por um certo tipo de metodologia que vai seguir. Para que o próprio tire suas conclusões acerca da metodologia de pesquisa traçada é necessário, provas, fatos e experimentos científicos, baseando-se necessariamente em conclusões fortes e verdadeiras com argumentos lógicos e científicos, sempre enfatizando a conclusão lógica ao termo da pesquisa.
Por fim, tenho a opinião de que o pesquisador deve carregar e adquirir consigo uma postura entusiasta e prazerosa da pesquisa, buscando sempre um interesse baseado
na persistência sempre com o interesse de definir os segredos colocados pelas questões mais complexas que se passam na sociedade e no projeto ao qual esta inserido cientificamente.
- Clima organizacional em contabilidade; à luz de que a contabilidade não é constituída apenas por técnicas, mas de que os aspectos comportamentais de seus profissionais influenciam em sua eficácia, o diagnóstico e o acompanhamento do clima organizacional é um instrumento para que a relação contabilista organização resulte em melhores níveis motivacionais. Fatores como liderança, padrões e responsabilidade são de percepção de profissionais da área contábil.
Clima organizacional é o estudo segundo Schneider, que permite avaliar a percepção que os indivíduos possuem da organização em que trabalham. Conforme Gil é irrefutável a revolução tecnológica que a contabilidade vivenciou nas últimas décadas, o avanço de sistemas informatizados contábeis quebrou diversos paradigmas de como os departamentos de contabilidade trabalhavam e se comportavam diante das informações contábeis. O que deve ter em mente o novo contabilista é que não pode haver apenas o sistema, tem que haver o cunho intelectual do profissional contábil em extrair da base de dados a melhor oportunidade para se realizar uma contabilidade mais próxima do interesse do usuário.
...