Os Fundamentos da Qualidade
Por: cjsantana • 9/11/2019 • Resenha • 474 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
DEPRESSÃO E SUICÍDIO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
CÍCERO JOSÉ DE SANTANA RA: 198525-1
SERTÂNIA- PE
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TEONOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
DEPRESSÃO E SUICÍDIO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
CÍCERO JOSÉ DE SANTANA RA - 1985215
Resumo da palestra ao vivo no polo de apoio presencial em Sertânia-Pe, com o tema Depressão e Suicídio.
Orientador(a): Francisco de Assis de Siqueira Campos Santos
SERTÂNIA- PE
2019
RESUMO
A DEPRESSÃO E O SUICÍDIO
- Depressão
Nesta palestra vimos que a depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alterações do humor, caracterizada por tristeza profunda e o forte sentimento de desesperança. As causas estão evidenciadas por alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células e os fatores psicológicos e sociais muitas vezes são consequência não causa da depressão como se pensa.
Diante destes aspectos vem aumentando dentro das mais variadas profissões essa q está sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a “DOENÇA DO SÉCULO”, a geração “RIVOTRIL”, e não deixaria de estar presente nas atividades técnicas, como a dos contadores expondo distúrbios psíquicos e suas consequências. A contabilidade acarreta a esses profissionais grandes responsabilidades nas finanças de seus clientes, onde uma única virgula pode gerar distorções e transtornos.
O suicídio é mais complexo podendo afetar indivíduos de diferentes origens e classes sociais e idades. É o ato intencional de matar a si mesmo. A causa mais é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo.
Diante disso depressão e o suicídio estão sendo levado muito a sério nos órgãos governamentais e saúde buscando cada vez mais QUALIDADE em serviços de combate a esses males. Hoje existem centro de apoios para apoio e prevenção contra o Suicídio de forma voluntária. O mês de setembro foi escolhido para inserir uma campanha séria e de grande importância para combate e prevenção desses males que entra em nossa sociedade e nas famílias de forma silenciosa, com o apoio do Centro de Valorização da Vida (C.C.V),Conselho Federal de Medicina(C.F.M) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), levando ao conhecimento da população sobre a importância da prevenção deste transtornos que nos atinge. Enfim que a atenção sejam redobradas e que possamos através não só de campanhas, mais um olhar mais atento para as pessoas que nos cercam e a sociedade de forma em geral, e que possamos identificarmos alguns sintomas que nem sempre são visíveis e levar ajuda de forma rápida e segura.
...