PIM I Processos Gerenciais
Por: Valdecir Rocha • 20/9/2021 • Trabalho acadêmico • 2.936 Palavras (12 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM I
CANOAS/2020
Nº. | NOME | RA |
01 | Valdecir Silva Roca Filho | 2035475 |
INTRODUÇÃO
Este relatório possibilitou o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos das disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, embora ainda de forma muito superficial dado a relevância do mesmo.
A pesquisa para confecção deste PIN foi realizada da empresa PSV Solutions, Filial Sul situada no Polo Petroquímico em Triunfo/RS. As informações contidas neste, foram coletas no site da empresa, com funcionários e em murais da Filial Sul.
A PSV Solutions é uma empresa jovem que possui um modelo de administração bem definido e baseado na Departamentalização territorial/geográfica, facilitando suas decisões para oportunidades de mercado e sua relação com os clientes. Alem disso possui software específico para auxiliar seus diversos setores nos processos de comunicação interna vertical trazendo agilidade nos desenvolvimento de suas atividades administrativas e de campo, consequentemente, melhorando a relação custo- beneficio e satisfação do cliente.
- FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
“Fundada em 2009, a PSV Solutions tem como objetivo principal oferecer soluções com alta tecnologia na área de projetos e manutenção industrial”. Sediada em São Paulo é dividida em três unidades: Filial Sul, Filial Sudeste e Filial Nordeste. É uma empresa LTDA, CNPJ: 03.531.880/0002-00. (disponível < https://psvsolutions.com.br/contato.html> acessado em 17 de março de 2020)
“A PSV Solutions oferece propostas inovadoras com a filosofia de criar soluções inteligentes para o desenvolvimento de sistemas e equipamentos automatizados de última geração, tendo sempre como foco principal a redução de exposição aos riscos e aumento da produtividade”. Para tal a empresa tem como “objetivo ser referência como padrão de excelência na prestação de serviços de implantação de Projetos e Manutenção Industrial garantindo a criação de valor, sustentabilidade dos negócios e satisfação de seus Clientes, Acionistas e Colaboradores”. Dessa forma, busca “Garantir aos seus clientes, a melhor solução dentro de um custo adequado utilizando Mão de Obra qualificada, comprometida e treinada com Tecnologia de Ponta visando maximizar eficiência e produtividade com transparência, ética e prioridade total para a preservação da saúde, meio ambiente e satisfação de seus Colaboradores e Clientes”. (disponível < https://psvsolutions.com.br/contato.html> acessado em 17 de março de 2020)
Suas atividades de campo são desenvolvidas exclusivamente na indústria, tais como: Manutenção Industrial, Pintura Industrial, Limpeza Industrial, projetos de Engenharia, Reforma e Construção de Parques de Tanque. Na Filial Sul o Polo Petroquímico, é um dos locais onde a PSV Soluitons presta serviços para clientes como: BRASKEM, INNOVA, ARLANXEO, OXITENO, TERNIMAL SANTA CLARA e COPELME.
Para atender, adequadamente seus clientes, a empresa precisa seguir normas e regras estabelecidas em contratos pelos mesmos; essas para Weber é uma das dimensões do tipo ideal de burocracia, a formalização, escrita para:
Delinear as atividades e descrever os procedimentos que devem ser cumpridos. A organização deve funcionar de acordo com um conjunto de instruções previamente estabelecidas: regras e regulamentos, regimento interno e estatutos. Tenta‑se contemplar todos os casos gerais e particulares, sem exceção (SANTOS, 2020 – pag.. 54)
Dessa forma, busca através do seu planejamento fazer análises dos ambientes externo e interno e a partir dessas são definidos os objetivos, atividades e recursos necessários relacionados à empresa para atender o cliente de forma eficiente e eficaz. (SANTOS, 2020 – pag. 64)
Para isso acontecer de maneira clara, na Filial Sul, ela está organizada de forma funcional como descreve a figura 38. “Este critério também é o mais usado pelas empresas industriais, especialmente no nível operacional” (pag. 67 – texto 2). No entanto, existe uma diferença com o modelo apresenta, pois os operários, no chão de fábrica, recebem instruções, prioritariamente, do supervisor da especialidade laboral para não haver conflitos de instruções na execução das atividades, principalmente quando essas são bem específicas, como Acesso por Cordas ou Hidrojateamento, porém no nível tático todas estão inter-relacionadas.
Segundo Johansson (1995), esse agrupamento de tarefas e atividades interligadas, que recebem os insumos, input, e os processa gerando os resultados, output é chamado de processo e durante esta transformação, agrega valor às entradas, de forma a modificá‑las para gerar o resultado esperado pelo seu cliente dentro da cadeia produtiva. (SANTOS, 2020 – pag. – pag. 134).
À nível nacional, a sua estruturação geral, está organizada na forma de “Departamentalização territorial (ou geográfica)”. Esse modelo de “acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades recursos (humanos, materiais e tecnológicos)” (pag. 92 – texto 3) lhe permite ser mais competitiva.
Entende-se por Departamentalização territorial/geográfica:
O aproveitamento das oportunidades regionais está acima das questões funcionais e de outras questões organizacionais, a departamentalização geográfica assume um papel estratégico incomensurável. Usada em empresas territorialmente dispersas, baseia‑se no princípio de que todas as atividades que se realizam em determinado território devem ser agrupadas e colocadas sob as ordens de um administrador. A equipe deve ser recrutada e selecionada na região, para preservar as facilidades culturais e de costumes regionais, que facilitarão a interação e integração com o mercado local. Justifica‑se a sua adoção pela compensação dos custos estruturais com a maior proximidade, em todos os aspectos, com as oportunidades e nichos de mercados especialmente distribuídos nas regiões espalhadas pelo país e pelo mundo globalizado (SANTOS, 2020 – pag. 94).
...