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PORQUE A VACA E SAGRADA NA ÍNDIA

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

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UNIVALI

CEJURPS

CURSO DE DIREITO

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA JURÍDICA    

PROFESSOR: ANGELO RICARDO CHRISTOFFOLI

Pesquisa para a Média 2

QUESTÕES SOBRE o texto de COLAÇO (2011): Cap 2 ETNICIDADE, ALTERIDADE E TOLERÂNCIA. Páginas 45 A 61.

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Balneário Camboriú, 07/05/2017

Baseado na QUESTÃO 5, Explique A RELAÇÃO DA JUSTIÇA E DO DIREITO  com  relação a TOLERÂNCIA E O PLURALISMO (p.54-57), diante dos Direitos dos diferentes Grupos. identifique Situações Correlacionando-as e Explicando-as:

Estilos de vida, aparentemente irracionais e inexplicáveis , contudo se pensarmos que um enigma tem uma resposta , nunca a encontraremos, a maioria das pessoas conhece apenas uma pequena parte da cultura em que vive, para que tivéssemos uma cultura madura, teríamos que comparar toda a variedade de culturas passadas e presentes na historia humana na terra.

O assunto em epígrafe, trata do tratamento incomum dado pelos indianos hinduístas ao gado bovino na Índia, a ideia ocidental de que não existe uma explicação prática do amor hindu as vacas, e ainda mais incompreensível  para os próprios Hindus,  os ocidentais têm uma visão bastante negativa desse fato, para eles, as vacas deveriam ser mortas para fornecer alimento à legião de famintos da Índia.

Considerando o lugar que a vaca ocupa na agricultura indiana, vemos também aspectos positivos: 70% da população vive do cultivo da terra, e há uma grande falta de animais de tração num país em que o trator é pouco difundido. Além disso, o excremento das vacas é útil não só como fertilizante mas também como combustível.

Quando a Constituição da Índia que entrou em vigência em 1950, destinou-se um capítulo dos direitos das vacas, o maior desafio enfrentado pela Assembleia Constituinte foi  desenvolver um documento que levasse em consideração a diversidade existente na população e criasse uma república independente.

A questão das vacas vem sendo causa de distúrbios e desordens entre os hindus e o restante das comunidades.

A Perspectiva Estrutural;

Na Índia, a vaca é considerada um animal sagrado, responsável pela renovação, o animal não pode ser morto ou ferido, e deve circular por onde bem entender, sem ser incomodado.

A reverência ao mamífero como um ser sagrado é explicada pela religião hinduísta, que estabelece a vaca como uma montaria ou veículo de um dos deuses mais populares do país, o Shiva, segundo o pesquisador do Departamento de Antropologia da Unicamp Cláudio Costa Pinheiro.

Na crença hinduísta, muitos deuses têm animais como montarias, que acabam ganhando status de animal sacro. É o caso da vaca de Shiva, conhecida como Nandi, que estaria representada em cada vaca que habita a Índia. Além de carregar Shiva, o bovino, conforme o hinduísmo, teria o papel de controlar os impulsos do deus apontado pela religião como o ente responsável pela renovação.

Os hindus representam 79,8% dos cerca de 1,2 bilhões de indianos, enquanto os muçulmanos são 14,2%, segundo dados divulgados  pelo governo indiano.

Os Mecanismos de funcionamento;

O hinduísmo é baseado no conceito da onipresença do Divino, e a presença de alma em todas as criaturas, incluindo os bovinos, segundo os hinduístas, a vaca representa o último estágio na escala das encarnações.

Na Índia, a vaca é chamada de 'goru' e não há diferença entre ela e o boi, vaca é vaca e boi é vaca, para os indianos a vaca é a mãe da vida, não existe, portanto, maior sacrilégio para um indiano que matar uma vaca.

Para um indiano hinduísta até mesmo o sacrifício de uma vida humana deixa de ter o significado simbólico, ou a inexprimível profanação representada pelo abate de uma vaca.

Os agricultores consideram as vacas membros da família, enfeitando-as com grinaldas e borlas, rezando por elas quando adoecem e convidando os vizinhos para, juntamente com um sacerdote, celebrar o nascimento de uma nova cria.

O estrume bovino tem sido, na Índia, a principal fonte de energia domiciliar, sendo largamente utilizado para cozinhar os alimentos, a energia do esterco, ao contrário do carvão e da lenha, é a única ao alcance do camponês pobre da Índia.

Os impactos

Para alguns técnicos, a veneração às vacas é a causa principal da fome e da pobreza na Índia, alguns agrônomos educados no Ocidente afirmam que o tabu contra o seu abate tem conservado vivos cem milhões de “inúteis” animais, alegam que essa veneração reduz a eficiência na agricultura.

A ingestão de calorias per capita na Índia, esta abaixo dos requisitos mínimos diários, recomendados , em qualquer cadeia alimentar a interposição de animais adicionais provoca uma forte alteração de eficiência na produção de alimentos, pois o valor calorico consumido pelo animal e sempre maior que o consumido pelo corpo humano.

Os hindus também acreditam que ao alimentar uma vaca com capim e chapati (pão indiano) eles estejam transferindo toda a sua negatividade (energia negativa) para o animal. E é bastante comum ver pela manhã os indianos hindus dando chapati para as inúmeras vacas que vagam pelas ruas da Índia, inclusive na capital, Nova Delhi.

Os animais perambulam pelas ruas no trânsito caótico das cidades onde além de atrapalharem muito o trânsito, elas se ferem, pois muitos automóveis, ônibus e caminhões não conseguem freiar a tempo, batendo nelas, derrubam as bancas do mercado, invadem jardins particulares, defecam nas calçadas, outro  ponto a ser observado e que as vacas que habitam as ruas dos centros urbanos não se alimentam direito pois nas cidades simplesmente não há pastos, assim sendo forcadas a comer lixo.

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