PORTFÓLIO - UTA INFÂNCIA E LUDICIDADE
Por: ganalube • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 6.214 Palavras (25 Páginas) • 287 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER
GLAUCIA. F. S. TANHOLI – RU 802952
PORTFÓLIO - UTA INFÂNCIA E LUDICIDADE
SANTO ANDRE
2013
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
GLÁUCIA F. S. TANHOLI – RU: 802952
PORTFÓLIO - UTA INFÂNCIA E LUDICIDADE
Atividades apresentadas às disciplinas de Educação Infantil-Metodologia/procedimentos. Educação Infantil- Fundamentos, Ludicidade, Metodologia do Ensino de Literatura Infanto-Juvenil e Pesquisa e Prática Profissional-Educação Infantil. Turma 2012/08 no curso Pedagogia, do Centro Universitário Uninter. Professores: Mônica Caetano da Silva Marcos Ruiz da Silva Margarete Costa Marenice Justino Natal |
Santo André
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3
2 DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATIRA INFANTO-JUVENIL..............................................................................................................4
3 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL - FUNDAMENTOS EDUCAÇÃO INFANTIL METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS...............................................6
4 DISCIPLINA: LUDICIDADE ...........................................................................9
5 RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - EDUCAÇÃO INFANTIL.........................................................................................................12
5.1INTRODUÇÃO..............................................................................................15
5.2 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA..............................................................15
5.3 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS..........................................16
5.3.1 Entrevista com os profissionais não - docentes.................................16
5.3.2 Entrevista com docentes.......................................................................17
5.3.3 O que a criança quer e precisa..............................................................20
5.3.4 Entrevista com a professora da sala de aula observada e com um membro da equipe pedagógica administrativa da escola...........................22
5.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................24
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................25
REFERÊNCIAS.................................................................................................26
ANEXO 1- QUESTIONÁRIO..............................................................................27
ANEXO 2 – FICHA DE FREQUÊNCIA..............................................................28
1 INTRODUÇÃO
Para realizar este portfólio tive que ampliar meu conhecimento, fazendo leitura dos livros desta UTA (Infância e Ludicidade), frequentar em alguns momentos o cotidiano das aulas em sala de aula. Entrevistas conversas com alguns pais e professor de educação infantil, entre outros funcionários da instituição.
Este me mostra qual a importância do estudo desta UTA (Infância e Ludicidade), que juntamente com outras disciplinas futuras, me deixará apta na área pedagógica.
Falarei um pouco sobre alguns métodos e forma de trabalhos ligados a literatura infantil, regras de jogos que trabalham grupos, interação, respeito, convivência social. Vou falar também sobre o município onde moro através do hino da cidade para que as crianças possam conhecer e saber que onde moram existe fatos riquíssimos para serem trabalhados.
Não vamos esquecer-nos do artigo educação infantil como forma de educar e cuidar na visão pedagógica e na visão dos pais.
2 DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA LITERATIRA INFANTO-JUVENIL
Atividade aplicada: prática p116
Entreviste seus familiares, próximos ou distantes, a respeito de leitura: como eles aprenderam a ler, o que leram o que pensam da leitura atualmente. Comente com eles qual é seu trabalho na escola e a importância de formar leitores.
Naquela época se aprendia a ler usando a cartilha e estudando a família silábica (ba, be, bi, bo, bu), uma de cada vez, e comigo não foi diferente. As chamadas “dificuldades ortográficas” (br, gr, dr, tr, gu, qu...) eram vistas no final do ano, se tivesse tempo. Quando chegávamos à escola, a professora “tomava” leitura de cartazes, que ela fazia e eram fixados nas paredes da sala de aula, onde repetíamos várias vezes as sílabas e as palavras escritas com determinadas letras. Naquele tempo era assim, não se tinha acesso a livros de literatura, ao imaginário, à fantasia, nem aos contos de fadas que as crianças tanto gostam. Mesmo sem muitos recursos, a professora ensinava e nós conseguíamos aprender. Em casa, nos poucos materiais que tínhamos, tentava adivinhar as letras.
A leitura é uma das melhores formas de adquirir conhecimento, pois quem tem o hábito de ler sabe mais, se comunica melhor, escreve melhor, e fica atualizado com a língua portuguesa, ler é ótimo!
A leitura contribui significamente à formação do indivíduo, influenciando-o nas diversas formas de se encarar a vida, portanto, cabe à escola organizar, criar e adequar em sua grade curricular propostas e estratégias efetivas de leituras, favoráveis à formação de leitores competentes.
A leitura de modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo, portanto é necessário estar atento a esta questão, pois a ausência da leitura acaba sendo uma forma de exclusão. A principal função da escola é desenvolver no educando a capacidade de aprender a aprender, e uma das principais ferramentas que condiciona a esse aprender é o domínio da linguagem, que é adquirido através da leitura e da escrita com repercussão em todas as áreas do conhecimento.
...