PRATICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO
Por: Katia Moreira • 4/12/2018 • Trabalho acadêmico • 393 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
PLANO DE AULA – EF II
Aluno(s):
Patricia Mayumi Ota RA: 1431903
Cristiane de Araújo Moraes RA: 1437449
Katia Moreira da Silva RA:1441697
POLO SUZANO
2015
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Tema da Aula: Probabilidade Disciplina: Matemática
Nível de Ensino: Ensino Fundamental II - 7o Ano
Tempo de Duração da Aula: 60 minutos
1. Conteúdos
a) Revisão de porcentagem e noções de probabilidade;
b) Resolução de problemas simples de probabilidade;
c) Representar na forma percentual a chance da ocorrência de um evento.
2. Objetivos
Objetivo Geral:
Conduzir os alunos a um conceito introdutório sobre probabilidade por
meio de exemplos práticos do cotidiano.
Objetivos Específicos:
a) Entender o conceito de Probabilidade;
b) Realizar cálculos de Probabilidade simples;
c) Rever operações básicas e porcentagem.
3. Recursos
Espaço: sala de aula. Materiais: dados comuns, moedas, cartas de
baralho, lápis, papel.
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4. Etapas da Aula
a) Introdução ao Tema
Método Didático: contextualização do tema através de exemplos que
possam ser úteis no cotidiano escolar.
Tempo de Duração: 10 minutos.
Ações: Apresentar o tema através da proposta de um problema que
incentive o aluno a participar da aula. Explicar que a resposta para o problema
proposto depende do cálculo das possibilidades de ocorrência de determinado
evento.
b) Desenvolvimento da Aula
Método Didático: exposição oral e escrita do tema.
Tempo de Duração: 20 minutos.
Ações:
_ Explicar o conceito de probabilidade, espaço amostral e evento
através de exemplos;
_ Apresentar e resolver problemas simples;
_ Indicar as possibilidades de sucesso de um evento por meio de uma
razão.
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c) Atividades para os Alunos
Método didático: proposta de desafios que devem ser realizados em grupo.
Tempo de Duração: 20 minutos
Ações:
_ Separar a classe em grupos para análise e resolução de problemas;
_ Propor desafios rápidos e diferentes para cada grupo;
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